Tártaro, as vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. ... Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a cárie e gengivite.
O tártaro é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dental que, quando não é removido totalmente, acaba ficando preso no local por muito tempo e endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada.
Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.
O tártaro não só prejudica a saúde dos dentes e gengiva, mas também causa sérios problemas estéticos, já que, por ser poroso, absorve manchas com facilidade, fazendo com que pessoas que fumam ou tomam muito café precisem ter o dobro de cuidado com ele.
COMO O TÁRTARO SE FORMA NOS DENTES? Se a placa bacteriana não for removida regularmente e de maneira completa, os minerais da saliva se combinam com ela, formando cristais que endurecem e se transformam em tártaro.
18 curiosidades que você vai gostar
Se o dente for bem escovado, a placa é removida e você nem precisa se preocupar com o passo seguinte. Porém, com 12 horas sem escovação, os ácidos gerados pelas bactérias já desgastam elementos do esmalte do dente, entre eles o fosfato. Esse fosfato reage com íons de cálcio presentes em alguns alimentos.
Como é ressaltado pelo especialista, o tártaro se torna uma esponja embebida por toxinas bacterianas. E isto não é um bom sinal para o bem-estar da sua saúde bucal. Quando não é tratado, o quadro pode resultar em gengivite e, posteriormente, em periodontite.
Caso não sejam removidos, a placa bacteriana e o tártaro poderão também irritar e inflamar a gengiva ao redor dos dentes, provocando gengivite, e posteriormente periodontite, caso não seja tratada.
Depois que o tártaro se instala, uma simples escovação não é capaz de eliminá-lo e é aí que entra o profissional, como conta Edgard: “Uma vez presente, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista, através de instrumentos com vibração ultra-sônica ou manuais, que raspam a superfície do dente”.
Como fazer o músculo da coxa crescer?
Como ganhar sobremesa no Outback aniversário?
Como faço para conseguir uma cadeira de rodas?
Como usar o TeamViewer no Chrome OS?
Como ir de Morro de São Paulo para Garapua?
Como saber a posição de um objeto na lista Python?
Como tirar tinta de pincel da pele?
Tem como desentupir um cano enferrujado?
Como acabar com tártaro com água oxigenada?
Tem ônibus de Navegantes para Blumenau?
Como retirar objeto de uma foto?
Como retirar inquilino inadimplente?
Como funcionam os bancos no carnaval?
Qual remédio para remover calos?