Tártaro, as vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. ... Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a cárie e gengivite.
O tártaro é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dental que, quando não é removido totalmente, acaba ficando preso no local por muito tempo e endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada.
Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.
O tártaro não só prejudica a saúde dos dentes e gengiva, mas também causa sérios problemas estéticos, já que, por ser poroso, absorve manchas com facilidade, fazendo com que pessoas que fumam ou tomam muito café precisem ter o dobro de cuidado com ele.
COMO O TÁRTARO SE FORMA NOS DENTES? Se a placa bacteriana não for removida regularmente e de maneira completa, os minerais da saliva se combinam com ela, formando cristais que endurecem e se transformam em tártaro.
18 curiosidades que você vai gostar
Se o dente for bem escovado, a placa é removida e você nem precisa se preocupar com o passo seguinte. Porém, com 12 horas sem escovação, os ácidos gerados pelas bactérias já desgastam elementos do esmalte do dente, entre eles o fosfato. Esse fosfato reage com íons de cálcio presentes em alguns alimentos.
Como é ressaltado pelo especialista, o tártaro se torna uma esponja embebida por toxinas bacterianas. E isto não é um bom sinal para o bem-estar da sua saúde bucal. Quando não é tratado, o quadro pode resultar em gengivite e, posteriormente, em periodontite.
Caso não sejam removidos, a placa bacteriana e o tártaro poderão também irritar e inflamar a gengiva ao redor dos dentes, provocando gengivite, e posteriormente periodontite, caso não seja tratada.
Depois que o tártaro se instala, uma simples escovação não é capaz de eliminá-lo e é aí que entra o profissional, como conta Edgard: “Uma vez presente, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista, através de instrumentos com vibração ultra-sônica ou manuais, que raspam a superfície do dente”.
Como calcular o mol de um elemento?
Qual o resultado de um produto escalar?
Como calcular o perímetro de uma figura plana?
Quanto vale a grama do ouro usado?
Como é formada a radiação gama?
Qual é a unidade de medida do vácuo?
Como calcular o prazo médio de fabricação?
Como calcular o volume de um cilindro?
Como calcular o volume de gás?
O que é liquidez seca conceito?
Como se calcula o módulo da velocidade média?
Como funciona reembolso de convênio Porto Seguro?
O que faz um corretor associado?
Como funciona sistema de embreagem de moto?
Como funciona o sistema de cotas nos concursos públicos?
Como funciona o competitivo do CS GO?