AISI 316: Tem a mesma composição do 304, com adição de aproximadamente 2,5% de molibdênio. Recomendado para objetos cirúrgicos ou em ambientes mais suscetíveis à corrosão, como em regiões de maresia e químicos; AISI 316L: Versão melhorada do 316, quando da necessidade de proteção contra correção intercristalina.
De um modo geral, a maior diferença entre eles é a aplicação. 316 é o material básico e usado na redução de ácidos; 316L é a resistência de corrosão usado; 316H é muitas vezes usado alta resistência à temperatura; 316Ti prevenir a corrosão intergranular devido à adição de elemento titânio.
O aço aisi 316 é um dos mais utilizados inoxidáveis no Brasil e no mundo, devido à sua boa resistência à corrosão por cloretos. O aço aisi 316 apresenta composição química de 16% cromo, 10 % Níquel e adição complementar de 2% de Molibdênio.
O Inox 304 pode ser a sua melhor escolha, caso a aplicação demande uma excelente conformabilidade. O maior teor de molibdênio no Grau 316 pode ter efeitos adversos na conformabilidade. Quando a sua preocupação é com custos, o grau 304 é normalmente mais acessível do que o grau 316.
Os mais conhecidos no mercado de piscinas são o Aço Inox 304 / Aço Inox 304L / Aço Inox 316 e Aço Inox 316L. Todos são resistentes à corrosão, porém o Aço Inox 316 possui um elemento químico em sua composição que o torna mais resistente em comparação ao Aço Inox 304 e o Aço Inox 304L: o molibdênio.
38 curiosidades que você vai gostar
IMPORTANTE: Em caso de piscina que faça uso de gerador de cloro a base de sal, ou locais litorâneos que tenha influência de maresia, o uso da cascata com Inox 304 ou 316 é imprescindível, por ser mais resistente.
A principal diferença entre o aço inoxidável 304 e 316 é a composição química, com 316 contendo uma quantidade significativa de molibdênio; tipicamente 2 a 3 por cento em peso vs apenas vestígios encontrados em 304. O maior teor de molibdênio resulta em grau 316 possuindo maior resistência à corrosão.
Cromo torna o aço inoxidável mais resistente à corrosão, enquanto o enxofre reduz a resistência da corrosão. No conteúdo químico, os dois tipos de aço inoxidável têm a mesma taxa do elemento enxofre. Consequentemente a resistência na superfície do inox 201 é menor do que o aço inoxidável 304.
Os mais resistentes
Agora que você sabe que o inox enferruja de fato, mesmo que seja difícil de acontecer, saiba que dois tipos de aços são mais resistentes: o 304L e o 316L.
Qual é o mecanismo de ação da tetraciclina?
Como surpreender em um encontro?
Como remover a pintura de um barco de alumínio?
Como tirar tinta de quadro de alumínio de bicicleta?
Como limpar e cortar salmão inteiro?
Como acabar com os pernilongos com pó de café?
Como limpar sofá de tecido Suede com bicarbonato?
Como limpar peixe de forma fácil?
Como mandar solicitação de amizade no Instagram?
O que fazer quando acabar a luz?