AISI 316: Tem a mesma composição do 304, com adição de aproximadamente 2,5% de molibdênio. Recomendado para objetos cirúrgicos ou em ambientes mais suscetíveis à corrosão, como em regiões de maresia e químicos; AISI 316L: Versão melhorada do 316, quando da necessidade de proteção contra correção intercristalina.
De um modo geral, a maior diferença entre eles é a aplicação. 316 é o material básico e usado na redução de ácidos; 316L é a resistência de corrosão usado; 316H é muitas vezes usado alta resistência à temperatura; 316Ti prevenir a corrosão intergranular devido à adição de elemento titânio.
O aço aisi 316 é um dos mais utilizados inoxidáveis no Brasil e no mundo, devido à sua boa resistência à corrosão por cloretos. O aço aisi 316 apresenta composição química de 16% cromo, 10 % Níquel e adição complementar de 2% de Molibdênio.
O Inox 304 pode ser a sua melhor escolha, caso a aplicação demande uma excelente conformabilidade. O maior teor de molibdênio no Grau 316 pode ter efeitos adversos na conformabilidade. Quando a sua preocupação é com custos, o grau 304 é normalmente mais acessível do que o grau 316.
Os mais conhecidos no mercado de piscinas são o Aço Inox 304 / Aço Inox 304L / Aço Inox 316 e Aço Inox 316L. Todos são resistentes à corrosão, porém o Aço Inox 316 possui um elemento químico em sua composição que o torna mais resistente em comparação ao Aço Inox 304 e o Aço Inox 304L: o molibdênio.
38 curiosidades que você vai gostar
IMPORTANTE: Em caso de piscina que faça uso de gerador de cloro a base de sal, ou locais litorâneos que tenha influência de maresia, o uso da cascata com Inox 304 ou 316 é imprescindível, por ser mais resistente.
A principal diferença entre o aço inoxidável 304 e 316 é a composição química, com 316 contendo uma quantidade significativa de molibdênio; tipicamente 2 a 3 por cento em peso vs apenas vestígios encontrados em 304. O maior teor de molibdênio resulta em grau 316 possuindo maior resistência à corrosão.
Cromo torna o aço inoxidável mais resistente à corrosão, enquanto o enxofre reduz a resistência da corrosão. No conteúdo químico, os dois tipos de aço inoxidável têm a mesma taxa do elemento enxofre. Consequentemente a resistência na superfície do inox 201 é menor do que o aço inoxidável 304.
Os mais resistentes
Agora que você sabe que o inox enferruja de fato, mesmo que seja difícil de acontecer, saiba que dois tipos de aços são mais resistentes: o 304L e o 316L.
Quais as fases do romantismo em Portugal?
Como saber se a doença e Autossomica recessiva?
Como é que um cego sabe que o cu está limpo?
Como saber se o voo da Gol foi cancelado?
Como saber se a vela e de cera de abelha?
O que mudou na vida das pessoas com o telefone?
Como verificar a documentação de um imóvel?
Onde usar semente de erva doce?
Quais as etapas pelo qual o cerebelo controla o movimento?
O que acontece quando o dente começa a doer?