Enquanto as Agências Reguladoras são regidas por disciplina específica, cuja característica seria a de atribuir prerrogativas especiais e diferenciadas a certas autarquias, as Agências Executivas existem para a execução efetiva de certas atividades administrativas típicas de Estado.
Agência executiva é uma qualificação dada à autarquia ou fundação que celebre contrato de gestão com o órgão a que se ache vinculada, para a melhoria da eficiência e redução de custos.
Agências ReguladorasAgência Nacional de Águas (ANA) ... Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ... Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ... Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ... Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ... Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)
Agência Executiva é uma qualificação dada às autarquias ou fundações públicas, que continuam a exercer atividades de competência exclusiva do Estado, mas com maior autonomia gerencial e financeira. O objetivo é revitalizar essas entidades da administração pública federal, com o propósito de aprimorar a gestão.
Conforme dito alhures, as agências reguladoras, em síntese, são pessoas jurídicas de direito público (em regra autarquia), que exercem atividade regulatória, fiscalizando e ditando normas junto aos setores privados que exploram atividades que antes eram de exclusiva função do Estado.
20 curiosidades que você vai gostar
Assim, no Brasil as agências reguladoras são autarquias e desempenham o papel de fiscalizar, conduzir e regular as prestações de serviços públicos e o exercício de atividades econômicas por particulares.
As agências reguladoras são um órgão governamental que tem a finalidade de regular e/ou fiscalizar a atividade de um determinado setor da economia, sobretudo no Brasil. Em outras palavras, as agências reguladoras possuem poder especial para legislar sobre como determinado mercado deve operar.
São características das Agências Reguladoras, EXCETO: a) poder normativo técnico. ... Alternativa “b”: as agências reguladoras têm maior autonomia em comparação com as demais autarquias.
São autarquias em regime especial, criadas para disciplinar e controlar atividades determinadas. Elas foram instituídas em razão do fim do monopólio estatal, sendo responsáveis pela regulamentação, controle e fiscalização de serviços públicos, atividades e bens transferidos ao setor privado.
Qual a praia mais paradisíaca do Brasil?
Como negociar dívida UNIASSELVI?
Qual é o conceito de preconceito?
Quais os diferentes ramos da psicopedagogia?
O que é bom para aliviar a dor da afta?
Qual a diferença entre crítica e crítica?
Qual a diferença entre Asperger e TDAH?
Qual a melhor arte marcial para ataque?
Como o nosso calendário foi criado?
Onde consultar o licenciamento?
O que é uma introdução de uma história?
São anuláveis os negócios jurídicos quando?
Quais são os elementos de culpa?
Quem são os trabalhadores informais?
Que brinco usar com vestido estampado de festa?
Que fato marcou o início do período monárquico?