Qual a diferença entre agências reguladoras e executivas?

Pergunta de Teresa Doriana Araújo Fernandes em 31-05-2022
(48 votos)

Enquanto as Agências Reguladoras são regidas por disciplina específica, cuja característica seria a de atribuir prerrogativas especiais e diferenciadas a certas autarquias, as Agências Executivas existem para a execução efetiva de certas atividades administrativas típicas de Estado.

O que é uma agência executiva?

Agência executiva é uma qualificação dada à autarquia ou fundação que celebre contrato de gestão com o órgão a que se ache vinculada, para a melhoria da eficiência e redução de custos.


Quem são as agências reguladoras?

Agências ReguladorasAgência Nacional de Águas (ANA) ... Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ... Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ... Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ... Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ... Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

Quais as características das agências executivas?

Agência Executiva é uma qualificação dada às autarquias ou fundações públicas, que continuam a exercer atividades de competência exclusiva do Estado, mas com maior autonomia gerencial e financeira. O objetivo é revitalizar essas entidades da administração pública federal, com o propósito de aprimorar a gestão.

O que são agências reguladoras no direito administrativo?

Conforme dito alhures, as agências reguladoras, em síntese, são pessoas jurídicas de direito público (em regra autarquia), que exercem atividade regulatória, fiscalizando e ditando normas junto aos setores privados que exploram atividades que antes eram de exclusiva função do Estado.

? Pílula #15 - Agências Reguladoras e Executivas - Entenda as Diferenças


20 curiosidades que você vai gostar

O que são as agências reguladoras e quais suas funções?

Assim, no Brasil as agências reguladoras são autarquias e desempenham o papel de fiscalizar, conduzir e regular as prestações de serviços públicos e o exercício de atividades econômicas por particulares.

Qual a importância de uma agência reguladora?

As agências reguladoras são um órgão governamental que tem a finalidade de regular e/ou fiscalizar a atividade de um determinado setor da economia, sobretudo no Brasil. Em outras palavras, as agências reguladoras possuem poder especial para legislar sobre como determinado mercado deve operar.

São características comuns das agências reguladoras exceto?

São características das Agências Reguladoras, EXCETO: a) poder normativo técnico. ... Alternativa “b”: as agências reguladoras têm maior autonomia em comparação com as demais autarquias.

Como são criadas as agências executivas?

São autarquias em regime especial, criadas para disciplinar e controlar atividades determinadas. Elas foram instituídas em razão do fim do monopólio estatal, sendo responsáveis pela regulamentação, controle e fiscalização de serviços públicos, atividades e bens transferidos ao setor privado.



Outras questões

Qual a importância da radiação no nosso Dia-a-dia?

O que são numeros compostos e primos?

Como conservar o folheado?

Qual a energia do número 4?

Com quantos dias sei que estou grávida?

Quais são as multas que não podem ser transferidas?

Como recuperar piso danificado?

Como saber a qualidade da imagem para impressão?

Qual chá caseiro é bom para diarreia?

Por que o voleibol sofreu tantas alterações em suas regras?

O que significa java?

Quando a injeção é aplicada errada no Gluteo?

Como consultar débitos na EDP?

Como ter um comportamento seguro?

O que é queixa subsidiária?

O que um nódulo na tireoide pode causar?

Como é o planeta terra por dentro?

O que é bom para limpar janela de vidro?

O que significa ter Plutão em Capricórnio?

Quanto ganha um encarregado de obras em portugal?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com