Há uma diferença muito grande entre o que é justo e o que é legal. O justo, seja ele divino ou humano, é aquilo que recompensa na exata medida do que é feito. O legal depende do cumprimento de requisitos que estão indicados na lei: textos, palavras, regras, horários, documentos, dias, prazos, formatos.
A justiça como virtude completa é representada pela lei, pois a lei bem elaborada é justa e direciona a conduta dos homens à prática de atos virtuosos, como o filósofo considera em Política. Sendo assim, o homem que obedece a lei é justo e virtuoso. Nesta forma de justiça estão englobadas todas as outras virtudes.
Justiça é o poder de fazer valer o direito de alguém ou de cada um. Justiça também é o conjunto de órgãos que compõem o Poder Judiciário de um país. Dentro deste Poder são encontradas cada uma das jurisdições encarregadas de distribuir a justiça.
A lei, como norma jurídica regularmente aprovada pelos representantes do povo, exerce o papel fundamental de reger a sociedade e o Estado segundo a democracia. A sua importância e o seu significado são tão notórios e evidentes que o resultado da produção legislativa adquire autonomia em face do ente que a produz.
“Um dos principais papéis da Justiça é garantir e efetivar a Constituição. Nela, mantém-se os direitos sociais, como educação, saúde e previdência públicas, entre outros, como forma de o Estado prover a todos, uma existência minimamente digna“, afirma o Juiz de Direito Dalmir Franklin de Oliveira Júnior.
21 curiosidades que você vai gostar
A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.
O Poder Judiciário é o órgão que possui a função de administrar a lei e a justiça perante a sociedade. Isso significa que esse setor possui a finalidade de defender os direitos de pessoa física, jurídica, animal ou ambiental.
O Direito surge na sociedade, justamente, como o conjunto de normas que regulam a vida social. Sua função básica, portanto, é garantir a segurança da organização social.
O papel do Direito é fazer com que essa justiça esperada pela sociedade seja alcançada, e mais que punir os infratores é papel também do Direito ajudar a resocializá-los para tentar trazer pessoas melhores para o meio social.
O que acontece se misturar soda e cloro?
Como se define o ângulo entre reta e um plano?
O que pode comer quem faz uso de Marevan?
Qual o nome verdadeiro da Mili das Chiquititas?
Qual a interferência das condições climáticas para a produção agrícola?
Qual alisa mais hidróxido de sódio ou guanidina?
Como fazer forecast call center?
Quantas repetições para crescer o músculo?
Como ter um dia de relaxamento?
São medidas de formatação do TCC?
Qual representante neoclássico foi considerado o pintor da Revolução Francesa?
Porque existem diferenças de horários nos diferentes lugares no mundo?
Como citar professor mestre ABNT?
O que passar nos pontos para cicatrizar?