Pois é, as fábricas usam esse recurso no processo industrial, mas, depois, se você não lavar, os processo químicos vão se reforçando, e o lençol vai ficando mais duro. Por isso, o ideal é lavar com vinagre e bicarbonato de sódio na primeira lavagem, para o sabão não reforçar o processo.
Encha o tanque com água fria, e adicione seis colheres de sopa de bórax.
O ideal é lavar os lençóis em ciclo próprio, com água fria ou morna, podendo inclusive fazer uma transição, começando pela fria, e secar à sombra, pois calor demais também prejudica o tecido na secagem.
Em uma bacia com água, ou dentro da própria máquina, misture detergente para roupa, 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio e vinagre branco para cada litro de água. Misture bem até que a solução faça bastante espuma. Mergulhe a roupa de cama amarelada e deixe de molho de um dia para outro.
O primeiro passo é colocar a toalha de molho em um balde com água morna até cobri-la totalmente. Depois, adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe por 3 horas. Durante esse tempo ele vai agir e ir soltando aos pouquinhos a goma da toalha.
Adicione o sabão e o bicarbonato de sódio na lavadora.
Lave os lençóis de algodão na máquina de lavar com água morna utilizando um sabão neutro, pois se lavar seus lençóis com água muito quente podem encolher e perder cor. Caso seus lençóis tenham detalhes bordados, opte por utilizar um programa adequado para peças delicadas e um centrifugado suave.
Apesar de não ser recomendado lavar as toalhas com os lençóis no dia a dia, é possível sim colocá-los juntos na máquina de vez em quando - principalmente caso não haja muitas peças sujas e você queira lavá-las sem gastar muita água.
Durante o processo de centrifugação, os lençóis são pressionados contra as paredes do tambor da máquina e isso faz com que os vincos se formem, especialmente se ficarem na máquina durante algum tempo. Se os deixar permanecer muito tempo depois da máquina terminar, esses vincos vão ser quase impossíveis de retirar.
Novamente, evite a máquina de secar. São excelentes para nos aquecer nas noites de inverno, mas exigem alguns cuidados de tratamento e por isso damos mais umas dicas para lavar lençóis de flanela.
O mais comum é que acabamos por juntar lençóis com toalhas de banho. Mas o que acontece é que as toalhas acabam por largar sempre um pouquinho de pelo, ainda que mínimo, pelo esse que contamina os lençóis. Além disso, o tipo de ciclo e de necessidade de limpeza é muito diferente para estes dois tipos de artigos.
Meça bem a quantidade recomendada de detergente para o peso do lençol. Em termos gerais, pode usar 60 ml (1/4 de copo) de detergente líquido para um volume normal ou então 120 ml (meio copo) para uma máquina com carga cheia de lençóis. Não caia no erro de utilizar produto a mais.
Como ler as jogadas de xadrez?
Como os maias viviam na cidade deles?
Como se entra no salão comunal da Lufa-lufa?
Como ficar magro muito rápido?
O que é ser uma pessoa estilosa?
Qual é a estrutura do present perfect Simple?
Como usar a secadora de salada?
O que fazer para não reprovar no exame de moto?
Como ficar com o corpo definido em um mês?
Como organizar metas de leitura?
O que tomar para ficar bonita?
Como fica a barriga Pós-parto?
Como fica a reforma da previdência para os deficientes físicos?
Que tipos de roupas são ideais para serem usadas em dias quentes?
Quando o feto começa a respirar?
Como é feito o cálculo da legítima?