(a) Concussão direta ou explícita – caracterizada pela conduta de exigir vantagem indevida, sem qualquer relação com tributo ou contribuição (CP, art. 316, caput); ... 316, caput); (c) Excesso de exação na primeira modalidade – caracterizada pela conduta de exigir tributo ou contribuição indevido (CP, art.
Excesso de exação é um crime típico do funcionário público contra a administração pública, definido no Código Penal como um subtipo do crime de concussão. Se dá quando um funcionário público exige um pagamento que ele sabe, ou deveria saber, que é indevido.
É a atitude de uma pessoa que tem ou vai assumir um cargo público, e utiliza esse cargo de alguma forma para exigir, para si ou para outro, algum tipo de vantagem indevida.
É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, consistindo na exigência de tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza.
A propósito das diferenças entre os dois crimes, se percebe que a de maior relevo é em relação aos núcleos das condutas, pois concussão prevê o verbo “exigir”, enquanto a corrupção passiva utiliza os verbos “solicitar ou receber ou aceitar”.
23 curiosidades que você vai gostar
Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos. Etimologicamente, o termo "corrupção" surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo.
Afinal, o que é o crime de corrupção?Peculato. ... Emprego irregular de verbas ou rendas públicas. ... Concussão. ... Prevaricação. ... Tráfico de Influência. ... Os crimes de corrupção propriamente ditos. ... Conclusão.
Há duas modalidades do excesso de exação: i) exigência indevida (excesso no modo de exação) e ii) cobrança vexatória ou gravosa não autorizada em lei (exação fiscal vexatória).
O peculato também pode acontecer por conta do desvio de um bem, seja em benefício próprio ou de outras pessoas. Exemplo: desviar um recurso público que promoveria projetos culturais para um casamento. ... A pena para quem comete peculato é de 2 a 12 anos de prisão e multa.
É possível transferir pontos da Azul para Latam?
Qual o percentual de geração de energia por fontes renováveis no Brasil?
Quais eram os ideais Farroupilha?
O que precisa para tirar passaporte italiano?
Quando uma empresa é considerada extinta?
Qual o país que tem mais lagos no mundo?
Quanto tempo depois de perder o tampão entra em trabalho de parto?
Quais tipos de verniz existem?
Qual a hipótese de crime em que a competência não é da Justiça Federal?
Quais as três fases de entrega do E-social?
Qual o significado de quem gosta de usar roupas pretas?
Por que as mulheres têm mais depressão?