Imagem real é a imagem que é formada quando os raios de luz se encontram em um determinado ponto após a reflexão do espelho. Imagem virtual refere-se à imagem que se forma quando os raios de luz parecem encontrar-se em um ponto definido, após a reflexão do espelho.
Diferenças básicas
A principal diferença entre as duas realidades está no objetivo para o qual foram criadas. A realidade aumentada inclui componentes que podem interagir com o que já existe. Já a realidade virtual cria seu próprio ambiente, totalmente novo e independente do mundo real.
Imagens reais podem ser geradas a partir de espelhos côncavos em certas distâncias específicas para cada espelho - a partir do foco. Estas imagens geralmente aparecem invertidas. Nos espelhos, imagens virtuais são formadas por espelhos planos e por espelhos convexos.
No que diz respeito à divisão física, realmente existe uma vida real (aquela que podemos pegar, cheirar, sentir) e uma vida virtual (a que está por trás de uma tela). Só que a divisão acaba por aí. Quando pensamos em sentimentos, emoções, percepções e afeto, no sentido de aquilo que nos afeta, essa divisão não existe.
De acordo com as figuras acima, podemos notar que no espelho côncavo o foco é real, ou seja, há cruzamento efetivo de raios diante do espelho, enquanto que no espelho convexo o foco é virtual pelo fato de ser obtido através do prolongamento dos raios atrás do espelho.
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A imagem será real se for formada pelos raios refletidos e será virtual se for formada pelo prolongamento desses raios refletidos. Com isso, observa-se que as características da imagem formada pelo espelho côncavo é real, menor e invertida.
– Objeto real: A luz do objeto incide sobre o sistema ótico de forma divergente. Esta é a situaç˜ao usual, e.g. um objeto em frente a um espelho. – Objeto virtual: A luz incide sobre o sistema ótico de forma convergente. O objeto se localiza no ponto onde os raios convergiriam se n˜ao existisse o sistema ótico.
Resumindo, uma vida virtual é uma simulação da vida real que ocorre em um mundo virtual e on-line.
São mundos paralelos. Essa percepção é muito diferente para a geração Y, também chamada de Millennial (nascidos após 1980), e para a geração Z, os nativos digitais (nascidos após 1990), onde não há diferença entre mundo real e virtual. Para essas gerações, o mundo virtual é real.
No mundo virtual as pessoas perdem a identidade, porque elas podem passar por outra pessoa enganar ao outros, só que ela esta enganando a si própria. Quando der conta de que o mundo virtual roubou parte da sua vida, tirando a infância porque hoje em dia as crianças e adolescentes não tem mais o hábito de brincar.
Inicialmente vale destacar que as imagens refletidas possuem algumas denominações e características no estudo da física. Assim, quando dizemos que a imagem refletida no espelho é real, estamos nos referindo à imagem que surge na frente do espelho; quanto a imagem virtual, ela aparece refletida atrás do espelho.
Ponto objeto virtual (POV): é o vértice de um feixe de luz convergente, sendo formado pelo cruzamento imaginário do prolongamente dos raios de luz.
Quando alguma fonte de luz os ilumina, é possível observar a formação de imagens virtuais, “atrás” da superfície do espelho. Tais imagens, por sua vez, são formadas quando dois prolongamentos de raios luminosos cruzam-se, dando origem a imagens que são virtuais, direitas e que apresentam o mesmo tamanho do objeto.
Os sistemas de Realidade Virtual pode ser de quatro tipos: Simulação, Aumentada, de Mesa ou de Projeção e podem ser aplicados a diversos dispositivos como comunicação a distância, jogos, simuladores (Aviões), projetos arquitetônicos e também na medicina.
“Um mundo virtual é um ambiente imersivo simulado através de recursos computacionais, destinado a ser habitado e permitir a interação dos seus usuários através de avatares (representações personificadas do usuário dentro do ambiente digital).
Enquanto a ideia da realidade virtual é a criação de um ambiente totalmente novo e independente do mundo real, a realidade aumentada busca incluir componentes digitais no mundo em que já vivemos.
Nesse caso, o virtual será um "real" à parte, cuja identidade não se restringirá inteira à do propriamente real, nem, por outro lado, aos sentidos aristotélicos tradicionais de potência e ato. ... Mas o mundo da virtualidade, virtual em si, é sempre realizado pela ação do homem.
Os benefícios do mundo virtual se pode destacar: o acesso a informações, a diminuição de barreiras culturais e territoriais, o desenvolvimento de novas habilidades e competências cognitivas, socioafetivas e tecnológicas, o avanço em trabalho, pesquisas e projetos colaborativos, a interatividade, o e-commerce, a ...
Para ser caracterizado como um mundo virtual, segundo Lévy (1999), um espaço deve se distinguir por pelo menos duas características fundamentais: a navegação por proximidade e a imersão. A navegação por proximidade diz respeito à capacidade do mundo virtual em orientar os atos de um indivíduo ou de um grupo.
A internet vem ocupando a vida das pessoas cada dia mais. Ela se tornou fundamental no trabalho, no auxílio para a educação, importante para os meios de comunicação e de interação entre pessoas de todo o mundo e, mais recentemente, tornou-se decisiva na formação e no comportamento sociais.
1. Vida real. Diz-se da rotina real das pessoas na sociedade, com momentos bons e ruins.
Para que você entenda do que estamos falando primeiro é preciso saber como funciona a chamada Realidade Diminuída. Trata-se de um software que permite, em tempo real, retirar elementos específicos de uma imagem em movimento, como um vídeo ou um filme.
Define-se ponto objeto, em relação a um sistema óptico, como um ponto determinado pelo cruzamento dos raios incidentes nesse sistema óptico. Um ponto imagem, em relação a um dado sistema óptico é, por definição, a intersecção dos raios de luz emergentes do sistema.
Definimos 3 tipos diferentes de espelhos:Espelho plano – Possui superfície reflexiva plana.Espelho esférico côncavo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área interna é reflexiva.Espelho esférico convexo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área externa é reflexiva.
Um objeto pontual seria um objeto luminoso cujas dimensões não são importantes.
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