A testosterona livre representa a concentração de testosterona que está disponível no organismo, podendo ser absorvida para que exerça sua função no organismo, e equivale a 2 a 3% da testosterona total, que corresponde a quantidade total de testosterona produzida pelo organismo e que está ligada a proteínas.
O exame de testosterona livre e total serve para avaliar os níveis de testosterona tanto em homens quanto em mulheres, sendo útil para investigar as causas de disfunção erétil, diminuição da libido e alterações no ciclo menstrual, por exemplo.
Geralmente, a testosterona se liga a proteínas como a albumina e ao hormônio sexual globulina. O mais comum é que o teste de testosterona seja feito medindo a testosterona total. Apenas para diagnosticar condições mais específicas, o teste de testosterona livre é requisitado pelo médico.
Os possíveis sinais e sintomas de alta testosterona incluem: Acne. Comportamento agressivo e irritabilidade. Puberdade precoce, em homens jovens.
Considera-se que níveis normais de testosterona total, para homens adultos, variam de 300 nanogramas por decilitro (ng/dl) de sangue a 1.000 ng/dl. É uma faixa muito extensa, o que sugere que é difícil precisar o que seja um “nível normal”: um nível “baixo” para uma pessoa pode ser “alto” para outra – e vice-versa.
34 curiosidades que você vai gostar
O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.
Os sinais e sintomas não sexuais são:
Sinais de depressão e ansiedade; Diminuição da massa magra e da força; Diminuição da densidade mineral óssea; Baixa contagem de espermatozoides.
Também é possível diminuir esse hormônio de forma natural, tomando chá verde diariamente e adotando alimentos integrais e diminuindo o consumo de carboidratos como arroz, macarrão, batata e pão branco.
Síndrome dos ovários policísticos, problemas nos ovários e nas glândulas adrenais, como tumores e hiperplasias, podem causar o excesso de testosterona. Entretanto, o uso abusivo desse hormônio é a causa mais comum do excesso de testosterona atualmente.
Como remover fundo de uma logo?
Como funciona o parcelamento do Detran?
Quais foram os principais defensores do liberalismo?
Como aplicar contrapiso pronto?
Como salvar páginas separadas do Word?
Como transferir conta de luz para o meu nome?
Como colar um puzzle numa tela?
O que significa intervencionismo Norte-americano?
Pode passar corretivo com os dedos?
Qual a importância do plantão psicológico?
Como passar segurança para as pessoas?
Como mandar Cantada para mulher?
Como transferir o backup do WhatsApp do Android para o iPhone?
Como passar creme antissinais na testa?
Como usar Concentrado de queratina?
Quem mora Panamá é chamado de quê?