Revisão de literatura: Representa a leitura e avaliação de pesquisas já realizadas e publicadas; Revisão sistemática: É considerado um método de pesquisa, pois considera os dados de pesquisas já realizadas para reunir evidências e chegar a uma conclusão.
Partindo desse princípio, surgiu um novo delineamento de pesquisa: a revisão sistemática da literatura. Trata-se de um tipo de investigação focada em questão bem definida, que visa identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evidências relevantes disponíveis.
Revisão sistemática: Aprenda de uma vez sobre esse processoElabore a pergunta-chave da pesquisa. ... Busque referências na literatura. ... Selecione os melhores artigos. ... Faça a extração dos dados. ... Avalie a qualidade metodológica. ... Faça a síntese dos dados. ... Avalie a qualidade das evidências. ... Redija e publique os resultados.
Com base em Ercole, Melo e Alcoforado (2014), enquanto a revisão integrativa tem uma busca mais ampla de estudos sobre um tema a revisão sistemática procura responder uma pergunta problema específica dentro de um tema específico. Isso acontece mesmo ambas as pesquisas terem o mesmo método e rigor.
As revisões de literatura podem ser de três tipos: revisões narrativas, revisões integrativas e revisões sistemáticas. Cada uma delas possui critérios de coleta e análise distintos. ? As revisões narrativas buscam descrever ou discutir o estado atual do tema pesquisado.
16 curiosidades que você vai gostar
Uma revisão de literatura científica nada mais é que um levantamento bibliográfico com escopo pré-definido e dotado de finalidade crítica.
A revisão bibliográfica é peça central nos trabalhos científicos. Nela, tem-se o embasamento teórico para uma dada pesquisa, demonstra-se lacunas no conhecimento ou mesmo o que é o estado-da-arte em um determinado tema. Há diferentes tipos de revisão, que vão atender esses objetivos de forma distinta.
A revisão integrativa de literatura é um método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente.
A revisão integrativa determina o conhecimento atual sobre uma temática específica, já que é conduzida de modo a identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos independentes sobre o mesmo assunto, contribuindo, pois, para uma possível repercussão benéfica na qualidade dos cuidados prestados ao paciente( 1.
O método de revisão integrativa permite a combinação de dados da literatura empírica e teórica que podem ser direcionados à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico.
Passos Para Fazer Revisão de LiteraturaDescrever cada estudo sobre o tema.Resumir o que será estudado através do protocolo de revisão.Comparar os estudos realizando um contraste entre as opiniões dos autores.Avaliação crítica analisando e organizando as informações de sua leitura.
Extração dos dados
Em geral, coletam-se dados sobre autor, data de publicação, tipo de estudo, participantes (número, média de idade, proporção de cada sexo), exposição ou intervenção, desfecho, tempo de seguimento e perdas. Em relação aos desfechos, importa considerar sua natureza, se variável contínua ou categórica.
Os métodos para elaboração de revisões sistemáticas preveem: (1) elaboração da pergunta de pesquisa; (2) busca na literatura; (3) seleção dos artigos; (4) extração dos dados; (5) avaliação da qualidade metodológica; (6) síntese dos dados (metanálise); (7) avaliação da qualidade das evidências; e (8) redação e ...
Revisão sistemática é um tipo de revisão que se propõe a responder uma pergunta específica de forma objetiva e imparcial. Para isso utiliza métodos sistemáticos e definidos a priori na identificação e seleção dos estudos, extração dos dados e análise dos resultados.
A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identi- ficar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudan- ças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
A seguir, são apresentadas, de forma sucinta, as seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa(8).1ª Fase: elaboração da pergunta norteadora. ... 2ª Fase: busca ou amostragem na literatura. ... 3ª Fase: coleta de dados. ... 4ª Fase: análise crítica dos estudos incluídos. ... 5ª Fase: discussão dos resultados.
Diferencia revisão integrativa dos demais métodos de revisão e propõe estratégias para aumentar o rigor metodológico deste tipo de metodologia. - Nível 5: evidências provenientes de relatos de caso ou de experiência; - Nível 6: evidências baseadas em opiniões de espe- cialistas.
A revisão integrativa permite que o leitor reconheça os profissionais que mais investigam determinado assunto, separar o achado científico de opiniões e idéias, além de descrever o conhecimento no seu estado atual, promovendo impacto sobre a prática clínica.
A revisão bibliográfica é, de forma geral, a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho. Ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa.
A Revisão Bibliográfica Narrativa é uma metodologia de pesquisa, onde iremos buscar estabelecer possíveis respostas, ou nos aproximarmos de respostas, a partir de questões mais amplas.
Os mais comuns tipos de TCCMonografia. Monografias são, em geral, um tipo de TCC que é aplicado a cursos de graduação e pós-graduação. ... Projeto Experimental. ... Artigo Acadêmico. ... Publicação Científica.
Estrutura do Referencial Teórico
No caso de uma dissertação de mestrado, a revisão da literatura costuma ter 35 a 40 páginas.
Como fazer revisão bibliográficaFazer um planejamento para Revisão Bibliográfica. ... Ter um objetivo claro para Revisão Bibliográfica. ... Selecionar fontes relevantes. ... Organizar os trabalhos consultados. ... Escrever de maneira clara e objetiva. ... Evitar os principais erros. ... Contar com apoio profissional.
A sua finalidade é fazer com que o pesquisador entre em contato direto com todo o material escrito sobre um determinado assunto, auxiliando o cientista na análise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações. Ela pode ser considerada como o primeiro passo de toda a pesquisa científica.
Construção do resumo e escolha das palavras-chave. Convém destacar que você não deve ficar preso em escrever o artigo em apenas 72 horas. Pode aumentar o tempo fornecido para cada sessão a fim de que fique mais confortável para você.
Como viver legalmente em Portugal?
O que é imunidade de jurisdição penal?
O que é quarteirização de mão de obra?
Como desenvolver competitividade?
Qual o jornal mais importante do mundo?
Qual a quantidade de Salgado para 40 pessoas?
O que é a técnica de associação livre de palavras?
O que é contratura capsular na mama?
O que significa potência aeróbica?
O que significa a palavra provinham?
Quanto ganha quem canta em barzinho?
Quais os melhores cursos para o mercado de trabalho hoje?
Como se fazer um TCC passo a passo?
Quais os principais tipos de posicionamento de um paciente no leito?