Para fabricar um pneu remold, remove-se toda a camada de borracha e se aproveita apenas a carcaça do usado. Ao contrário do recapado ou recauchutado, no qual se aplica uma nova camada sobre a antiga.
Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas. Então, se você está planejando uma viagem, melhor não contar com pneus remold.
Normalmente, um pneu remold é mais difícil de notar do que um recauchutado. No caso do recauchutado, basta ver se a banda de rodagem é de uma cor diferente do restante do pneu ou se há claramente uma separação entre banda de rodagem e pneu. Se houver, então é recauchutado, com certeza.
Os maiores riscos dos pneus remold
Pneus remold fazem ruídos fortes como se houvesse rolamento com problemas. O balanceamento nunca é perfeito nestes tipos de pneus, o que atrapalha a sua dirigibilidade. A instabilidade é constante, portanto, o risco de acidentes cresce e muito.
Se um pneu original roda entre 50 a 60 mil quilômetros nas condições ideais, um pneu remold rodará entre 30 a 35 mil quilômetros e um recauchutado menos ainda. Isso acontece por causa do processo de fabricação desses pneus.
19 curiosidades que você vai gostar
Fernanda Campioni, gerente de Pneus e Recapagem, empresa do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, explica que este processo prolonga a vida útil dos pneus em mais de 100%. Segundo ela, um pneu novo pode rodar, em média, 200 mil km – quando recapado, ele pode chegar até 500 mil km.
Aqui na Gilson Pneus, nós trabalhamos com os pneus Remold da Minuano, que é a melhor marca de pneus Remold do país. Todos os pneus Remold da Minuano possuem essas características.
Desvantagens do pneu remold
Em alta velocidade, ele pode sofrer com instabilidade, especialmente nas curvas. Fator esse que interfere na segurança e faz com que o deslocamento seja mais perigoso. O Inmetro determina que o pneu remold seja feito a partir de carcaças que tenham, no máximo, sete anos de fabricação.
Mas, qual é a diferença? No recauchutado se coloca uma nova camada de borracha sobre a antiga; no remoldado toda a borracha do pneu antigo é removida, fica só a carcaça aproveitada para se fabricar um novo pneu.
Um pneu remold é um pneu que já foi usado e passou por uma espécie de reciclagem. O processo envolve a raspagem e a substituição da borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem do pneu. O que é preservado do pneu original é a carcaça, que é a estrutura interna.
Na lateral dos pneus vêm marcado um número ao lado das palavras “Tread Wear”. Isso é o índice de desgaste e durabilidade de um pneu em referência a outro. Por exemplo, um Treadwear igual a 60 terá um desgaste 40% mais rápido que um pneu de 100.
O que é um pneu recauchutado? A recauchutagem é, essencialmente, um procedimento de reparo que reaproveita a carcaça de um pneu danificado. Esse processo consiste na aplicação de borracha não vulcanizada ao longo de toda a superfície de contato do pneu, como a banda de rodagem e os ombros.
A ancoragem da camada restauradora do remold é bem superior. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) exige que os remolds usem pneus fabricados há no máximo sete anos, com selo de garantia de origem e de identificação de conformidade obtida em testes.
A maior vantagem de um pneu remold / remoldado é, sem dúvida, o preço. Dependendo do modelo, seu preço é bastante inferior se comparado a um pneu novo, e isso atrai a atenção dos consumidores.
Pneus remold 15 varias marcasRemold(18)Federal(5)GP Premium(3)Technic(3)TCP(2)
Uma dúvida muito comum dos motoristas é saber identificar a partir de qual momento o pneu é considerado em estado careca . De acordo a Resolução 558/80 do CONTRAN, os pneus devem estar com os sulcos — altura dos frisos na banda de rodagem — no máximo com 1,6 milímetro, abaixo disso o pneu é considerado “careca”.
Na verdade há estatísticas em escala europeia que indicam que a média é entre 25.000 e 50.000 km para motoristas que geralmente dirigem de forma normal, com picos que podem alcançar 75.000 km no caso de uma condução mais relaxada, mas esse número pode cair para abaixo de 10.000 km se o motorista não abrir mão de tirar ...
Assim como o pneu recauchutado e o recapado, o remold representa uma opção mais econômica do que um pneu novo. Seu preço pode ser até 50% mais barato. Em compensação, sua durabilidade é de 15% a 30% menor.
Michelin:
Bem, desde então a Michelin continua no topo, sendo uma das maiores líderes no mercado mundial de pneus.
O CONTRAN determina que o uso de pneus remoldados, recapados, reformados e recauchutados seja restritos a veículos de passeio, comerciais leves e comerciais. O uso deste tipo de pneu em motocicletas e similares, além de automóveis agrícolas é proibido por lei.
Reforma de Pneus a Frio
O pneu é montado usando um revestimento de piso pré-vulcanizado (= piso novo) e uma camada de goma de ligação não vulcanizada. A ligação entre a carcaça, a goma colada e o piso pré-curado é criada em autoclave. Comparado com pneus recapados a quente, este pneu tem maior durabilidade.
Um pneu pode em média ser reformado de 2 a 3 vezes. O custo de reforma de pneus representa menos da metade de um pneu novo, o que garante uma economia substancial.
9. HÁ GARANTIAS PARA UM PNEU RECAPADO? Sim, assim como os pneus novos o pneu reformado deve ter garantia legal. A lei estipula um prazo de 30 dias por se tratar de um serviço, contudo há reformadores que oferecem garantia contratual de 1 ano na reforma.
Pneu de carro: Como escolher e seis dicas para não errar na hora da compraIdentifique qual o tipo do seu carro. ... Verifique a medida do pneu. ... Fique atento ao índice de carga e de velocidade. ... Verifique a etiqueta do Inmetro no pneu. ... Leia o manual do fabricante do veículo. ... Considere os tipos de via que você mais acessa.
Como postar do Trello para o Instagram?
Como ter o Spotify de graça no celular?
Como mudar a fonte padrão do Libre Office?
Como usar Are There e Is There?
Como mudar o horário do visto por último?
Como mudar o jeito que o cabelo cresce?
Como usar o Stability da Seachem?
O que acontecerá se eu apertar a tecla F5 no PowerPoint?
Como usar o certificado digital para assinar documentos?
Como ajustar a escala da hachura no AutoCAD?