A faringite viral pode ainda ter alguns sintomas peculiares, como tosse, coriza, conjuntivite e, eventualmente, febre. Já a faringite bacteriana difere da viral porque geralmente tem um início abrupto e sintomas mais agudos, como febre muito alta e presença de pus na garganta.
A faringite se transmite através de gotículas eliminadas durante espirros ou tosse. O contato com uma pessoa afetada aumenta o risco de faringite aguda. Infecções virais são mais comuns no verão e no outono e muitas vezes levam ao nariz congestionado.
Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.
O diagnóstico da doença é realizado pelo quadro clínico associado aos resultados de exames laboratoriais: linfocitose ao hemograma (linfócitos> 50% da população de leucócitos), com linfócitos atípicos (10% ou mais do total) e discreto aumento de transaminases.
Faringite (CID 10 - J02) é uma infecção respiratória caracterizada pela inflamação da faringe - a parte superior da garganta, que conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. Os principais sintomas da doença são dor, irritação, coceira e desconforto na região.
Sintomas como a dor de garganta à deglutição (odinofagia), a irritação, o ardor, o pigarro, são frequentes na faringite, associando-se frequentemente com cefaleias, febre, expectoração e mal estar geral (ver detalhes de sinais e sintomas da faringite).
As causas de faringite podem ser infecciosas e incluem vírus respiratórios como o rinovírus e o adenovírus, além do coronavírus, influenza, parainfluenza e vírus sincicial respiratório, outros vírus importantes incluem o Ebstein-Barr, Coxsackie, HIV primário e Herpes simples.
A doença é transmitida através da fala, tosse, espirro e beijo de pessoas contaminadas com o vírus ou a bactéria.
No entanto, para a faringite bacteriana, é necessário consultar um médico para saber também qual o melhor tratamento disponível para cada caso. Geralmente, ele é feito à base de antibióticos e analgésicos.
Quanto tempo duram os efeitos de uma faringite? A faringite viral desaparece em cerca de 5 a 7 dias. Se você tem uma faringite bacteriana, você se sentirá melhor após cerca de 24 hs do início dos antibióticos. Você deve, no entanto, ainda usar esses antibióticos pelo tempo prescrito pelo médico, senão sua faringite poderá voltar.
A faringite também pode surgir em pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a exemplo da gonorreia. Outros fatores como alergias, clima seco, poluição, distensão nos músculos da garganta e até problemas mais graves, como tumores e infecção por HIV, também podem levar a um quadro de faringite.
A faringite estreptocócica é a infecção bacteriana de garganta mais comum. Conheça as causas, sintomas da faringite estreptocócica e os tratamentos.
Como desbloquear o proxy para assistir Netflix?
Como acessar a nuvem do iPhone?
Como chegar em Antonina pela Graciosa?
Como desinstalar e reinstalar o DirectX?
Qual o valor para regular um violão?
Como estudar Matemática do básico?
Como regular o farol do Citroen C3?
Como aumentar portão de garagem?
Como remover tinta de janela de ferro emperrada?
Como aumentar a vazão do Overflow?
Como ligar medidor de temperatura?
Como regular o ciclocomputador da bike?
Qual a sensibilidade para dar capa no Free Fire?
Como regular o sensor de nível de combustível?
Como regular uma máquina injetora corretamente?
Como fazer regulagem de porta corta fogo?
Como arrumar o quarto de solteiro?