A metamorfose nos anfíbios incluem mudanças na alimentação e na respiração. Durante esse processo, também ocorrem transformações acentuadas na forma do corpo desses animais. A metamorfose é um processo de mudanças perceptíveis, durante o ciclo de vida, que ocorre em algumas espécies.
Para falar da metamorfose dos anfíbios, utilizaremos como exemplo animais do grupo dos anuros, que apresentam um estágio de vida aquático e outro terrestre. A escolha desse exemplo deve-se ao fato de a metamorfose ser pouco visível nos outros grupos de anfíbios.
Vários organismos, desde invertebrados até vertebrados, apresentam metamorfose. Sendo assim, por estar presente em tantos animais de grupos diferentes o processo não ocorre de uma única forma.
No entanto, como dissemos anteriormente a metamorfose, também pode ocorrer em vertebrados, e o caso mais conhecido é o dos anfíbios. Boa parte das espécies de sapos botam ovos, e o filhote quando sai se assemelha a um alevino (filhote de peixe), sem patas e com a cauda longa, que facilita a natação, já que geralmente nascem na água.
A chamada metamorfose gradual ou incompleta ocorre quando o inseto já nasce com a forma do adulto, sendo que a transição é marcada pelo aparecimento de asas. Recebe o nome de holometabolismo o desenvolvimento dos insetos que sofrem metamorfose completa, passando pelas quatro fases distintas: ovo, larva, pupa e adulto.
Quanto passa na balança carreta 2 eixos?
Como começar bem no Stardew Valley?
Qual idade não precisa de entrevista para visto americano?
Qual produto usar para tirar tinta de ferro?
Qual limite máximo de juros e multa pode ser cobrado 2021?
Qual foi a importância do Toyotismo?
Quais os males que o couve pode causar?
Quanto tempo dura o luto patológico?
Quais são os princípios fundamentais da resistência dos materiais?
Quem é o patriarca dos palestinos?
Qual o valor do exame psicotécnico 2022?