A derivada de y=2x² é igual a 4x.
Regras de derivação
Divisão de variáveis
Dizemos que Derivada é a taxa de variação de uma função y = f(x) em relação à x, dada pela relação ∆x / ∆y. ... Precisamos estar cientes de que a Derivada é uma propriedade local da função, isto é, para um determinado valor de x.
Pela regra do tombo, a derivada de x ao cubo é 3 vezes x elevado a 3-1, ou seja, 2.
O assunto não costuma cair em muitos concursos, mas pode ser utilizado como uma importante ferramenta para resolver questões com mais agilidade. 2) Calcule a derivada das funções abaixo, utilizando a Regra da Cadeia: Veja que temos f (x) = h (g (x)), onde:
Esse é o primeiro passo e o mais fácil. É preciso calcular o valor de x duas vezes toda vez que se trabalha com valores absolutos. Veja como fazer isso pela primeira vez: 4x + 2 = 14. 4x + 2 - 2 = 14 -2. 4x = 12. x = 3.
Exemplos de aplicações de derivada surgem sempre que calculamos uma taxa de variação, tais como a taxa de uma reação química, a velocidade de um corpo, o custo marginal em economia, dentre outros. A equação que define a derivada de uma função é: STEWART, James. Cálculo, vol. 1, 6ª edição. Editora Thompson, pgs. 132, 134, 140, 2009.
Considerando a equação x 2 – 1 = 0 temos que x’ = 1 e x’’ = – 1 são soluções da equação, pois substituindo esses valores na expressão, temos uma igualdade verdadeira. Veja: Para encontrar a solução de uma equação, é preciso analisar se a equação é completa e incompleta e selecionar qual método será utilizado.