A região possui uma população estimada de cerca de 15,7 milhões de habitantes, que vivem em uma área de aproximadamente 1.612.000 km², o que gera uma densidade demográfica de 9,7 habitantes/km², porém há uma distribuição irregular da população nessa região, devido aos grandes latifúndios de monocultura.
A Região Centro-Oeste abrange uma área de 1 606 371 km², onde vivem 14.058.094 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar de ser a segunda menor do Brasil, detém a maior concentração populacional. Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE, totaliza 80.364.410 habitantes, com densidade demográfica de aproximadamente 87 habitantes por quilômetro quadrado.
A região Norte possui uma população aproximada de 17,2 milhões de habitantes em um território com cerca de 3.853.676,9 km², formando uma densidade demográfica de 4,5 habitantes/km². É a maior região do país, mas a menos populosa e menos povoada do país.
* Os dados regionais foram obtidos com base no Censo Demográfico de 2010, quando a densidade demográfica nacional ainda era de 22,4 hab/km².
43 curiosidades que você vai gostar
Sobre a publicação - 2010 Densidade demográfica - 1:5 000 000.
A região Norte é a maior das regiões brasileiras. Ela é formada por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A região tem 18.906.962 habitantes (estimativa do IBGE de 2021). O Palácio Araguaia, em Palmas, Tocantins, é a sede do governo do estado.
A baixa densidade demográfica da Região Norte é explicada pela sua dimensão territorial. Em relação às unidades federativas, o Distrito Federal é a área de maior densidade demográfica do país, com aproximadamente 525,86 hab/km2. Já o estado de menor densidade demográfica é Roraima com 2,33 hab/km2.
Pois se mesma quantidade de habitantes que existem na região sudeste fosse posta na região norte sua densidade continuaria menor, pois essa região possui uma área maior, assim como se a quantidade populacional da região norte fosse posta na região sudeste, devido sua área, a densidade demográfica seria maior.
A elevada concentração populacional na região é resultado da concentração das atividades econômicas do país no território sudestino, como a indústria e o comércio.
Demografia da região Sudeste
A região Sudeste conta com quase 90 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE de 2019, sendo a mais populosa do país, com a maior taxa de urbanização (93%). Entretanto, sua população cresceu de forma significativa somente no fim do século XIX e no século passado.
A economia da Região Sudeste é movida pela produção industrial e agrícola, e os setores do comércio e serviços, especialmente o turismo. O Sudeste é a Região mais rica do País, concentrando 55,4% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A origem da população do Centro-Oeste
Entretanto, Goiânia só foi criada em 1937, com o objetivo de receber 50 mil pessoas. Para desenvolver o Centro-Oeste brasileiro, o Governo Federal designou duas áreas para migração: a Colônia de Dourados, no Mato Grosso do Sul e a Colônia de Goiás, no estado homônimo.
A região Sudeste é a que concentra o maior número de residentes no Brasil. Em 2018, eram 42,2% do total de 207,9 milhões de pessoas no país. Em 2012, os residentes eram 197,7 milhões. A segunda região mais populosa é a Nordeste (27,2%), seguida do Sul (14,3%), do Norte (8,6%) e do Centro-Oeste (7,7%).
Geografia do Brasil
A região Centro-Oeste é relativamente extensa, ocupando, aproximadamente, 19% do território brasileiro. Entretanto, seus estados — Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal — não são muito povoados, tendo uma das menores densidades demográficas do Brasil.
Dentro do espaço geográfico nacional, os estados de Roraima (2,33 hab/Km²), Amazonas (2,61 hab/ Km²), Mato Grosso (3,70 hab/ Km²), Acre (5,05 hab/ Km²) e Tocantins (5,58 hab/ Km²) são os de menor densidade.
Isto ocorre porque o calor da Amazônia propicia uma área de baixa latitude que atrai massas de ar polar.
Apesar de ser um continente bastante povoado, existem regiões com baixa densidade demográfica, podemos destacar as áreas influenciadas pelo clima ártico, onde é registrado menos de dois habitantes por quilômetro quadrado, isso é provocado pelas adversidades impostas pelo frio rigoroso que impede que o homem possa ...
Já a Região Nordeste, segundo ainda o IBGE, tem atualmente 56.760.780 habitantes (27,2% do Brasil).
MunicípiosManaus, capital do Amazonas, é a cidade mais populosa da Região Norte do Brasil e a sétima do país.Belém, capital do Pará, é a segunda cidade mais populosa da Região Norte do Brasil e a décima primeira do país.Porto Velho, capital de Rondônia, é a terceira cidade mais populosa da Região Norte do Brasil.
Cerca de 14,1 milhões de habitantes fazem da Bahia o estado mais populoso do Nordeste e o quarto do país. Os dados são de 2007 e mostram que 27% da população nordestina vive na Bahia e 7,4% dos brasileiros estão concentrados aqui.
Com densidade demográfica de 24,8 habitantes por km² entendemos que a população brasileira está mal distribuída pelo território e o Brasil é um país pouco povoado.
POPULAÇÃO ABSOLUTA ÷ ÁREA = DENSIDADE DEMOGRÁFICA (hab/km²)
O país possui uma área de 377.801 km² e uma população, em 2010, de 127.156.225 habitantes.
Quando o bebê deve sair do quarto dos pais?
Como fazer para o notebook parar de fazer barulho?
Quantos litros de água chega a desperdiçar uma torneira não bem fechada gotejando em um dia?
Como tirar o amarelo do cabelo branco natural?
Como saber se o dreno está entupido?
Quando é cabível o pedido de relaxamento de prisão?
Como solicitar um chip da TIM?
Como comprar um chip da Vivo com o mesmo número?
Quais os bilhetes únicos que serão cancelados?
Tem como recuperar o número do chip da TIM?
Tem como pedir reembolso no Free Fire?
Por que você está querendo dar um beijo em alguém?
Como Exportar degradê no Photoshop?
Como colocar minha Assinatura em um documento?