Os sovietes (conselho, em russo) era o órgão criado pelos trabalhadores e soldados russos durante a Revolução de 1905 e que fora derrotada. Neste órgão, os trabalhadores exerciam um poder ao mesmo tempo executivo e legislativo, elegendo seus representantes a partir dos locais de trabalho e quartéis.
- Eram órgãos de representação da classe trabalhadora, que propiciavam uma experiência de participação democrática. Os sovietes foram importantes na discussão dos problemas da Rússia e na organização do movimento revolucionário.
“Todo o poder aos sovietes!” Estes sovietes tinham surgido para coordenarem as ações de luta operária e popular e, à medida que a mobilização foi crescendo, a sua autoridade foi aumentando até desafiar em toda a linha o poder dos patrões e das suas instituições, sendo de facto o Governo em várias regiões.
O governo que se iniciava era o dos socialistas radicais e defendia uma revolução imediata do proletariado, com eliminação da propriedade privada e introdução da ditadura do proletariado. O governo que se encerrava, por sua vez, era o dos socialistas moderados e defendia uma revolução por via democrática (eleições).
A dualidade de poderes é um conceito articulado primeiramente por Lênin no artigo O poder dual (dvoevlastie) que descreve uma situação na Revolução de Fevereiro, em que dois poderes, os conselhos operários (ou sovietes, particularmente do Soviete de Petrogrado) e o aparelho estatal oficial do Governo Provisório Russo ...
Os Sovietes, como órgãos de poder se baseiam no princípio do centralismo democrático.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
Os Sovietes, como órgãos de poder se baseiam no princípio do centralismo democrático. A atividade dos Sovietes são regulamentadas pela Constituição e outros preceitos jurídicos-estatais. A Constituição da URSS (1977) dedica notável atenção à atividade dos Sovietes em relação ao desenvolvimento econômico e social do território sobre sua competência.
Os Sovietes surgiram em 1905 como órgãos da insurreição armada, concebidos pela criatividade revolucionária das massas populares, "como expressão da criação do povo, como manifestação da iniciativa do povo" ( Lenin ).
Surgidos da classe mais revolucionária, do proletariado, foram apoiando-se à que medida que se desenvolviam, em massas cada vez mais amplas e se transformaram em organizações de todo o povo trabalhador. Os Sovietes, são a forma organizativa da aliança da classe operária e o campesinato em todas as fases de seu desenvolvimento, ...
Os Sovietes, são a forma organizativa da aliança da classe operária e o campesinato em todas as fases de seu desenvolvimento, são, também, a forma organizativa em que se modelou a unidade político-social e ideológica do povo soviético.
O que causa sobrecarga atrial?
Como está a educação indígena hoje?
Quanto tempo dura a melhora da morte?
Quais são os materiais usados em laboratório?
O que diz portaria MS n 326 1997?
Quais são os objetivos da comunicação profissional?
Quanto tempo demora para ficar com o corpo definido?
Onde fica o código da infração?
Quanto custa um exame de fonoaudiologia?
Quantas calorias tem 150g de arroz?
Quem tem direito à isenção do ITCMD?
Qual a espessura do aço inox 304?
Em que os antigos egípcios acreditavam?