* Medial: mais próximo do plano sagital mediano (linha sagital mediana. * Lateral: mais afastado do plano sagital mediano (linha sagital mediana).
A palavra proximal é aplicada na descrição anatômica para indicar que a parte do corpo referida se situa mais próxima de um centro, articulação, tronco ou linha mediana. O seu oposto é distal. Provém etimologicamente da palavra homônima em francês.
Medial é aquela estrutura mais próxima do plano mediano, lembrando-se que estamos pensando em posição anatômica. Lateral é a estrutura mais distante do plano mediano. Por exemplo, o 1º quirodáctilo (polegar) é uma estrutura lateral, quando o observamos na posição anatômica.
- Plano superior (cranial): seria a parede por cima da cabeça. - Plano inferior (podálico): é o que se situa por baixo dos pés. - Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas.
Nas descrições anatómicas, distal é a parte mais afastada do tronco ou do ponto de origem. A mão é a extremidade distal do membro superior, o braço. Contrário de proximal.
20 curiosidades que você vai gostar
É denominada proximal toda estrutura que está próxima à raiz do membro (onde ele está implantado ao resto do corpo) e distal toda estrutura que está afastada da raiz do membro, como as mãos e os pés (p. ex., o cotovelo é proximal ao punho e distal ao ombro).
Que está afastado ou mais afastado no espaço.
A boca é mais inferior em relação aos olhos. Cranial significa que esta relacionada ao crânio, em direção a cabeça ou ao crânio e indica direção. Caudal significa que esta relacionada aos pés ou cauda, em direção aos pés ou a cauda e indica também direção.
Termos anatômicos usados para descrever a posição e a relação entre várias estruturas. Alterar a posição de uma parte do corpo em torno de um determinado eixo e em um dos planos anatômicos.
c) Termos de Movimento:
* Flexão: curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. * Extensão: endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo. * Adução: movimento na direção do plano mediano em um plano coronal. * Abdução: afastar-se do plano mediano no plano coronal.
[ Anatomia ] Que está mais afastado da linha mediana que divide o corpo longitudinalmente em lado direito e esquerdo (ex.: o músculo tibial anterior situa-se na face lateral da tíbia), por oposição a medial.
Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo. Posterior / Dorsal: na direção das costas (traseiro). Médio: estrutura ou órgão interposto entre um superior e inferior, anterior e posterior e também entre proximal e distal. ...
Na anatomia humana, o termo variação anatômica se refere a uma estrutura anatômica não-patológica que é diferente do que é observado na maioria das pessoas. a estrutura e a arquitetura ou características morfológicas dos animais não são padronizadas,ocorre uma variação.
adjetivo [Anatomia] Situado no lado oposto; próprio do que está no lado oposto. [Medicina] Característica do sintoma que se apresenta no lado oposto ao da lesão. Etimologia (origem da palavra contralateral). Contra + lateral.
Também chamada de posição de estudo anatômico, esse é um posicionamento usado universalmente como referência para estudar o corpo humano. ... Essa posição pode ser descrita como um indivíduo em pé e com a postura ereta, além dos membros superiores rentes ao tronco e os inferiores paralelos.
A posição anatômica nada mais é que um referencial para podermos localizar e descrever as estruturas anatômicas, padronizados a todos anatomistas ou profissionais de saúde.
sagitta= flecha, seta) é o plano anatómico que divide o corpo humano em metades esquerda e direita. Passa por vários pontos anatómicos entre os quais nariz, umbigo, centro de gravidade e sínfise púbica e cai num espaço livre entre calcanhares. O corte sagital também pode ser chamado de corte vertical.
A terminologia anatômica lista os termos anatômicos do latim e grego e seus equivalentes em português. Para exemplificar, o músculo comum do ombro é chamado de musculus deltóides em latim e músculo deltóide em português.
Anterior ou Frontal: Em direção à parte da frente do corpo. ... Dorsal: mais próximo à parede posterior do corpo. Ventral: mais próximo à parede anterior do corpo.
O plano frontal ou coronal divide o corpo nas porções anterior (frente) e posterior (costas). O plano transversal divide o corpo nas porções cranial (superior) e caudal (inferior)
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Que ou aquilo que flui ou jorra em abundância; diz-se de ou torrente fluvial: “O rio alcançara o máximo das suas barreiras.
Classicamente o corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros.
O modelo de Dahlgren e Whitehead dispõe os DSS em diferentes camadas, segundo seu nível de abrangência, desde uma camada mais próxima aos determinantes individuais até a camada mais distal, em que se situam os macrodeterminantes.
No nível mais distal estão representados os determinantes em nível macro (macrodeterminantes), relacionados com aspetos económicos, ambientais, culturais da sociedade em geral. Estes possuem grande capacidade de influenciar os fatores dos níveis subjacentes.
Epidemiologia é o estudo da distribuição da doença nas populações e dos fatores que influenciam ou determinam essa distribuição. São objetivos específicos da epidemiologia, EXCETO: Identificar a etiologia de uma doença e os fatores de risco relevantes. Determinar a extensão de uma doença encontrada na comunidade.
Qual é a classe gramatical da palavra peça?
O que que significa a palavra pessoalmente?
Como se usa a babosa no cabelo?
Quando e onde foi feita a primeira aplicação do termo Holocausto?
O que são espécies Monóicas ou Dióicas?
Quais são os acentos gráficos da língua portuguesa?
Para que serve o gel daivobet?
É correto falar a mousse ou o mousse?
Qual é o correto dedetização ou dedetização?
Como se faz uma avaliação de impacto ambiental?