Metalurgia do pó é um termo que abrange vários processos usados para a fabricação de componentes metálicos a partir de pós metálicos. Os principais processos incluem: Prensar e sinterizar. Fusão de leito de pó
A metalurgia do pó é um processo de fabricação que consiste na transformação de pós-metálicos e não metálicos em uma peça final, sem atingir a temperatura de fusão dos principais materiais envolvidos. Este processo possui três etapas básicas, sendo elas: obtenção do pó, compactação do pó e sinterização.
Peças fabricadas por metalurgia do pó possuem porosidade, um volume de pequenos vazios distribuídos uniformemente no volume total aparente.
2.1 VANTAGENS na Metalurgia do pó e sinterização:Reduz ao mínimo as perdas de matéria prima;Facilita o controle exato da composição química desejada;Elimina ou reduz operações de usinagem;Possibilita bom acabamento superficial;Processo produtivo de fácil automação;Produtos obtidos de alta pureza;
O processo, denominado de metalurgia do pó (M/P), foi inicialmente usado pelos egípcios, 3000 A.C, para fazer ferramentas de ferro. O uso moderno ocorreu no início do século XX (1900), para fazer filamentos de tungstênio para lâmpadas incandescentes.
35 curiosidades que você vai gostar
Vantagens: Perda mínima de matéria-prima; Controle rigoroso da composição química; Boa tolerância dimensional, dispensando operações posteriores de usinagem; Homogeneidade estrutural e de propriedades; Bom acabamento superficial; Uso mais eficiente de energia; Processo de fácil automação.
[ Metalurgia ] Operação que consiste na aglomeração e compactação de pós ou partículas muito pequenas, a altas temperaturas, mas abaixo da temperatura de fusão, para obter blocos ou peças sólidas (ex.: sinterização de materiais cerâmicos, sinterização de minério de ferro).
A metalurgia do pó permite a produção seriada de peças simples ou complexas com a esma facilidade. Normalmente, a produção de peças sinterizadas está associada a altos volumes de produção, quando então o custo do ferramental é diluído a valores que o tornem economicamente viável.
A primeira vantagem é a economia. Com a metalurgia do pó, você reduz muito os processos de pós-produção, tais como os procedimentos para a remoção de metal. Isso reduz drasticamente as perdas de rendimento na fabricação e, consequentemente, reduz os custos totais.
Quais são as distorções cognitivas?
Como funciona a fechadura eletroímã?
Como funciona a FIV passo a passo?
Quanto tempo demora pra fazer uma cirurgia de transplante de rim?
Pode demissão funcionário com redução da jornada?
Como encontrar os pontos de acupuntura?
Como mandar mensagem para pedir parceria?
O que pode ser alegado na defesa preliminar?
Como entrar no WhatsApp do encrenca?
Como funciona o sistema de bandeiras na conta de energia?
Como colocar minha voz na caixa postal do celular?
Qual melhor lubrificante para MTB?
O que é um engenheiro de vendas?
O que mandar no chat da Twitch?
Como funciona a fila de espera para transplante de órgãos?
O que é a divisão social do trabalho segundo Karl Marx?
Quem faz as entregas do Mercado Livre?