A força magnética é resultado da interação entre dois corpos dotados de propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento. A força magnética, ou força de Lorentz, é resultado da interação entre dois corpos dotados de propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento.
A força magnética é uma consequência da força eletromagnética, uma das quatro forças fundamentais da natureza, e ocorre pelo movimento de cargas. Dois objetos, contendo carga, se movimentando no mesmo sentido possuem uma força magnética de atração entre eles.
A força magnética Fm que age sobre a carga móvel (q) apresenta as seguintes características: É sempre perpendicular ao vetor velocidade v; É sempre perpendicular ao vetor campo magnético B.
A força magnética que age sobre o fio condutor, percorrido por uma corrente elétrica, quando imerso em uma região onde há um campo magnético, é usada em uma grande quantidade de aparelhos como, por exemplo, motores, amperímetros, voltímetros e galvanômetros.
Quanto mais fino o ímã de neodímio, mais pronunciado o efeito. Por exemplo, um único ímã de neodímio com 12 mm de diâmetro x 3 mm de espessura tem uma força de tração no “Caso 1” de 2 kg. Quando testado entre duas placas de aço, no entanto, a força necessária para separá-los é de até 5.4 kg!
45 curiosidades que você vai gostar
Ímãs de Neodimio. O ímã de neodímio é o mais poderoso de todos os ímãs permanentes. Ele é frequentemente conhecido como "Super Ímã". Ele é usado em aplicações em que uma elevada força magnética é necessária a partir do menor volume possível de material magnético.
Ouça em voz altaPausarPegue o ímã que perdeu força e esfregue nele um ímã mais forte. Esse movimento linear em uma única direção realinhará os elétrons dentro do ímã e ajudará a aumentar sua força. Esfregue os ímãs por cerca de 15 minutos e verifique se a força voltou.
Em aplicações práticas, a indução magnética pode ser usada para converter tipos diferentes de energia. A indução magnética, a qual é por vezes referida como indução eletromagnética, é a criação de uma corrente induzida elétrica, geralmente em condutores que se deslocam no interior de um campo magnético.
No caso das cargas elétricas, a força magnética passa a existir quando uma partícula eletricamente carregada movimenta-se em uma região onde atua um campo magnético.
A força magnética não realiza trabalho sobre cargas elétricas, pois tal força devido ao surgimento de um campo magnético é sempre perpendicular ao seu deslocamento. No entanto existem situações do cotidiano que claramente ocorre trabalho devido à força magnética.
Força Magnética sobre Cargas Elétricas
A força magnética é proporcional ao valor da carga (q), ao módulo do campo magnético (B) e ao módulo da velocidade (v) com que a carga se move.
A força magnética é o resultado da interação entre dois corpos dotados de propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento. Ela pode ser tanto atrativa quanto repulsiva e surge em corpos eletricamente carregados e que se encontram em movimento em relação a algum campo magnético exterior.
Diferentemente da força gravitacional, que sempre é atrativa, a força eletromagnética pode ser atrativa ou repulsiva, dependendo do sinal das cargas envolvidas. Por exemplo, no caso de dois elétrons a força será repulsiva, já que ambos possuem carga negativa.
O ímã é um material constituído de substância ferromagnética que provoca um campo magnético à sua volta capaz de magnetizar ou atrair materiais constituídos de ferro, cobalto e níquel, devido, justamente, ao magnetismo.
Se lançarmos uma carga elétrica com velocidade v no interior de um campo magnético uniforme B, essa carga realizará um movimento uniforme no interior do campo magnético. Portanto, os diferentes tipos de trajetória assumidos pela carga dependem do ângulo com que ela foi lançada no campo magnético.
Ferromagnéticos: quando esses materiais são submetidos a um campo magnético externo, adquirem campo magnético no mesmo sentido do campo ao qual foram submetidos, que permanece quando o material é removido.
Os pedacinhos de limalha de ferro dispõem-se segundo linhas curvas que ligam os polos norte e sul, chamadas linhas de campo ou linhas de força. Por convenção, considera-se que, no campo exterior a um ímã, as linhas de campo saem pelo polo norte e entram pelo polo sul do ímã.
Aplicações da indução eletromagnética
Vamos conhecer algumas aplicações diretas da indução eletromagnética, entre elas podemos citar os geradores de corrente alternada, os transformadores e os motores elétricos.
Indução eletromagnética é um fenômeno da Física que está relacionado ao surgimento de uma corrente elétrica por meio de um condutor, imerso em um já existente campo magnético, no momento em que se dá a variação do fluxo que atravessa tal campo.
Como funciona o aquecimento por indução? Quando uma corrente elétrica alternada é aplicada ao primário de um transformador, um campo magnético alternado é criado. De acordo com a Lei de Faraday, se o secundário do transformador está localizado dentro do campo magnético, uma corrente elétrica será induzida.
Os Magnetos, também conhecidos como Ferrite de Barion, são imãs de aproximadamente 800 gauss de intensidade magnética que criam um campo magnético constante. A terapia com campos magnéticos estáticos tem recentemente se tornado uma medicina alternativa e complementar, chamada de Magnetoterapia.
Com a bússola fixa, aproximamos o polo norte ou sul de um ímã em uma direção perpendicular ao seu alinhamento original. Com isso, a agulha da bússola será defletida com um ângulo proporcional à intensidade do campo magnético produzido pelo ímã.
Na verdade a maioria dos nossos ímãs de neodímio apresentam muito mais de 1.000 Gauss logo na superfície, inclusive os mais pequenos. Dependendo da forma e intensidade da magnetização, é possível que um determinado ímã só produza 100 gauss a uma distância de 10 mm, enquanto outro possa produzir 2.000 gauss.
O ímã natural mais comum é a magnetita, pedra vulcânica em que consta óxido de ferro na sua constituição. Os ímãs artificiais mais utilizados são aqueles constituídos de bário, carbonato de estrôncio e óxido de ferro. O ímã de neodímio é o ímã mais poderoso que existe no mundo.
Quanto maior a Taxa N, mais forte ele será. A unidade de medida desta taxa é em milhões de unidades de GAUSS - Gauss Oersted (MGOe). Um imã de taxa N50 tem um produto de energia máximo de 50 MGOe. Quanto maior o N (que vai de N35 a N52) mais potente será o ímã, mas apenas é comparado em ímãs de mesmo tamanho e formato.
Como conservar melhor o gengibre?
Qual a melhor plataforma para fazer Live de jogos 2021?
Quando surgiu o primeiro cachorro?
Quais são os componentes de uma reação química?
Quando a luz vermelha da TV fica piscando?
Qual a teoria mais aceita de Darwin?
O que dificulta a absorção da vitamina B12?
O que é sinterização de minério de ferro?
Quanto é o salário de um engenheiro aeroespacial da NASA?
Como falar com a TIM estando no exterior?
Como imprimir o CR-V eletrônico?
Onde fica o ponto apendicular?
Qual o valor do Uno ano noventa e quatro?