A dismenorreia é caracterizada por dor uterina importante durante o período menstrual, podendo ser primária ou secundária (decorrente de causas orgânicas).
A dismenorreia primária é caracterizada clinicamente como uma dor em cólica na região inferior do abdome no início da menstruação, podendo continuar por alguns dias, na ausência de qualquer patologia pélvica.
A dismenorreia está dividida em duas categorias: dismenorreia primária – é caracterizada por cólicas nos ciclos menstruais normais, sem associação com problemas mais sérios; dismenorreia secundária está associada a problemas como malformações uterinas, endométrios, miomas, uso de dispositivo intrauterino (DIU).
Como aliviar os sintomas da dismenorreia primária Geralmente são utilizados medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs). Conforme vimos, sua eficiência tem relação com a regulação da síntese de prostaglandinas.
Dismenorreia é a dor uterina por volta do período menstrual. A dor pode ocorrer com a menstruação ou precedê-la em 1 a 3 dias. A dor tende a alcançar a intensidade máxima 24 horas após o início da menstruação e diminuir após 2 a 3 dias.
Principais sintomas
Na dismenorreia primária, a dor é aguda e espaçada, ao contrário da dismenorreia secundária, cuja dor é pesada e contínua. Outra diferença é o período de duração das cólicas: Na dismenorreia primária, a dor tem duração típica de dois a três dias, e está associada ao início do fluxo menstrual².
º Progestágenos (acetato de medroxiprogesterona) e antiprogestínicos (gestrinona): por levarem à amenorreia, podem ser eficazes especialmente em casos de dismenorreia secundária associada a endometriose (PROCTOR; FARQUHAR, 2008).
Na dismenorreia primária, a dor é aguda e espaçada, ao contrário da dismenorreia secundária, cuja dor é pesada e contínua. Outra diferença é o período de duração das cólicas: Na dismenorreia primária, a dor tem duração típica de dois a três dias, e está associada ao início do fluxo menstrual².
A amenorreia secundária define-se como a ausência de período menstrual durante pelo menos seis meses ou durante o período de tempo equivalente ao total de 3 ciclos menstruais normais, na mulher em que já ocorreu a menarca.
Entre as causas menos comuns de dismenorreia estão a presença de cistos nos ovário e varizes pélvicas, que causam dores no baixo ventre, podendo simular um quadro de dismenorreia secundária. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
A dismenorreia primária é aquela que ocorre sem que haja lesões nos órgãos pélvicos. Geralmente, ocorre nos ciclos menstruais normais e logo após as primeiras menstruações na adolescência, podendo cessar ou reduzir significativamente quando a mulher atinge a faixa dos 20 e poucos anos.
A dismenorreia é menos comum em mulheres que praticam exercício físico de forma regular e que são mães mais novas. O tratamento pode consistir na aplicação de calor. Entre os medicamentos que podem ser benéficos estão os AINEs como o ibuprofeno, contracepção hormonal e DIU com progesterona.
O tratamento da dismenorreia secundária fica na dependência da causa que a origina. Durante a crise de dismenorreia o tratamento deverá ser apenas sintomático, em busca do alívio da dor. Isto pode ser repetido em outros ciclos, no caso de ainda não se ter um diagnóstico de certeza.
Quais problemas a tireoide pode causar?
Pode substituir refeições por frutas?
Como se escreve o nome de 1 a 100?
O que os franceses não gostam?
Qual o maior tamanho de TV no Brasil?
Qual o melhor bairro para morar no Rio de Janeiro?
O que pode ser uma mancha no fígado?
O que é preciso para se aposentar hoje?
Porque o VPN deixa a internet lenta?
Quem tem antecedentes criminais pode viajar para fora do país?
Como era a vida do homem Pré-histórico no Brasil?
Qual o adubo rico em nitrogênio?
O que fazer quando o alimento entra na laringe?
Quais são as etapas do processo de compra?
Qual a melhor formação do FIFA 22?