- Viviam da caça, pesca e coleta de frutos. Para caçar usavam machados e lanças de madeira com pontas de pedra afiadas. Os que habitavam a região litorânea também comiam grandes quantidades de frutos do mar. - Usavam o fogo para cozinhar os alimentos e para se protegerem dos animais ferozes.
Os primeiros habitantes do país eram caçadores e agricultores. Eles moravam em cavernas e na própria floresta, e manuseavam arcos e flechas feitos de pedra. Além disso, alimentavam-se de peixes, animais e frutos. Os povos que viviam na costa brasileira também alimentavam-se de vários frutos do mar.
Por depender da caça e coleta, o homem era nômade e mudava de lugar quando os recursos do local que estava instalado ficava escasso. Como a temperatura geral da Terra era mais amena, sobretudo nos períodos de glaciação, o homem vivia nas cavernas para proteger-se do frio.
Era Pré-Cambriana
As primeiras formas de vida tinham apenas uma célula. Entre elas estavam os primeiros tipos de bactérias, de algas e de protozoários. Os seres vivos com mais de uma célula começaram a aparecer no final do Pré-Cambriano. Todas as formas de vida dessa época viviam nos oceanos de nosso planeta.
O desenvolvimento das cidades causou também o desenvolvimento da arquitetura, que permitiu a construção de casas mais bem elaboradas e outras construções. A olaria também surgiu durante esse período e, assim, começaram a ser desenvolvidos utensílios de cerâmica.
42 curiosidades que você vai gostar
Fósseis, sambaquis e pinturas rupestres mostram como era a vida na Pré-História no território brasileiro. - Existem atualmente vários sítios arqueológicos pré-históricos sendo estudados no Brasil. Os mais importantes ficam no interior do Piauí, na região de São Raimundo Nonato.
Luzia e a Pré-História Brasileira
No sítio arqueológico de Lagoa Santa (Minas Gerais) foi descoberta um dos mais importantes achados da arqueologia mundial. O fóssil de Luzia, como foi nomeado, é considerado o mais antigo já encontrado em escavações e foi descoberto em 1975 por arqueólogos franco-brasileiros.
O Paleolítico é marcado pelas condições rústicas em que os hominídeos sobreviviam. Primeiramente, essa sobrevivência dependia da caça de animais e da coleta de frutos e raízes na natureza. Esse estilo de vida baseado na caça, pesca e coleta significa que o homem era nômade, isto é, mudava-se sempre de lugar.
Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e a busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros. Às vezes o período é referido como sendo dos homens das cavernas, em virtude de as pessoas utilizarem cavernas em rochedos como locais de proteção.
Quais os alimentos que fazem mal ao fígado?
Onde tem mais brasileiros fora do Brasil?
O que é pior um escorpião pequeno ou um grande?
Qual a diferença de vidro e cristal?
Quantos blocos Baianão por metro quadrado?
Quais os três tipos de habilidades Metafonológicas?
Como bloquear o provedor de internet?
O que se significa a palavra particularidade?
Quais as desvantagens da estrada de terra?
Qual que é o Uchiha mais forte?
Qual a cidade mais bonita da América do Sul?
Porque o fogo da fogueira fica azul?
Quais as principais fontes de nitrogênio na natureza?
Quem tem anemia emagrece ou engorda?
Deve ser aplicado no caso de união estável regime estabelecido no artigo 1.829 do Código Civil?