Robótica é a ciência que estuda as tecnologias associadas a concepção e construção de robôs. Os robôs são mecanismos automáticos que utilizam de circuitos integrados para realizarem atividades e movimentos humanos simples ou complexos.
Robótica, assim como o nome sugere, é a ciência e o estudo de robôs. O termo robô é originário da palavra checa robota, que significa “trabalho forçado, servidão”, e tal termo foi utilizado pela primeira vez em 1921 pelo escritor checo Karel Capek (1890-1938) na peça de teatro intitulada R.U.R.
Robótica educacional é um método de aprendizagem focado na pesquisa, descoberta e construção de uma máquina como resultado da aquisição de conhecimentos. Ele depende do uso de kits prontos de montagem ou transformação de outros materiais, como sucata e itens recicláveis para compor as peças do robô.
Além de desenvolver conhecimentos e habilidades relacionadas à tecnologia e ciência, a robótica contribui com a aprendizagem em outros aspectos. O raciocínio lógico é um deles. Afinal, os pequenos são estimulados a analisar e solucionar problemas. Com isso, a criatividade também é aprimorada.
As três leis da robótica de Isaac AsimovUm robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal.Os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que essas ordens entrem em conflito com a primeira lei.
44 curiosidades que você vai gostar
Três Leis da Robótica são, na verdade, três regras e/ou princípios idealizados pelo escritor Isaac Asimov a fim de permitir o controle e limitar os comportamentos dos robôs que este trazia à existência em seus livros de ficção científica.
...
Isaac Asimov.Leis epigramáticas.Robótica.Série da Fundação.
1 – O Robô Articulado. Os tipos de robôs articulados são mais aplicados na indústria. ... 2 – O Robô Cartesiano. Os tipos de robôs cartesianos também são chamados de robôs retilíneos ou de gantry e possuem uma configuração retangular. ... 3 – O Robô Cilíndrico. ... 4 – O Robô Polar. ... 5 – O Robô SCARA. ... 6 – O Robô Delta.
A robótica vem causando grande impacto na nossa sociedade por trazer inovações em diversos setores. Seja por extinguir postos de trabalhos ou criar outros, na área medicina, na indústria automobilística, no uso doméstico e na forma de nos relacionarmos socialmente.
O ensino de programação e robótica também influencia, auxilia e melhora o aprendizado de matérias de ciências humanas, além de melhorar a escrita. Uma vez que o aluno aprende a organizar melhor suas ideias e pensamentos, ele consegue estruturar com mais facilidade o texto a ser escrito.
O uso da robótica na área da saúde tem crescido vertiginosamente devido às vantagens de sua aplicação, tanto para o paciente, no aspecto clínico, quanto nos parâmetros econômicos dessa ferramenta. Sendo assim, observam-se cirurgias menos invasivas, redução de dor e traumas para os pacientes e recuperações mais rápidas.
Desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização de projetos. Motivar o estudo e análise de máquinas e mecânismos existentes no cotidiano do aluno de modo a reproduzir o seu funcionamento. Estimular a criatividade tanto na concepção das maquetes, como no aproveitamento de materiais reciclados.
O curso de robótica também traz consigo conhecimentos e habilidades que vão além do aprendizado de conceitos técnicos. O desafio de criar robôs e escrever códigos proporciona, sobretudo, o desenvolvimento do raciocínio lógico, já que as atividades práticas instigam os alunos e os colocam diante de situações-problema.
Na robótica educacional mesclamos ambientes de aprendizagens que reúnem materiais não estruturados (que podem ser sucata) e ou kits de montagem. Esses kits são compostos por diversas peças, motores, sensores, controlados por uma placa com software que permite programar o funcionamento dos modelos montados.
A partir do fim do século XXII, a tecnologia brasileira aplicada à robótica do pioneiro David Levy desenvolveu os protótipos de robôs “ZéFu-001” e “002”, que foram as primeiras “biomáquinas relacionais” destinadas a serem usadas como trabalhadores e como combatentes democratas para destruir o liberalismo burguês ...
O termo originou-se da palavra tcheca "Robota", que significa trabalho árduo, duro, e é sinônimo de trabalho escravo. Na peça, o cientista Rossum cria humanos mecanizados, os Robot, que exerciam funções repetitivas e pesadas. Neste mesmo período, em 1924, surgiu o primeiro modelo de robô mecânico.
Engelberger, engenheiro e empresário considerado o "pai da robótica”, foi o primeiro a construir tal robô, chamado Unimate.
A Robótica Educacional é uma metodologia de ensino que tem como objetivo estimular o aluno a investigar e materializar os conceitos aprendidos no conteúdo curricular. O objetivo desta, não é que o aluno saiba apenas repetir, mas que o aluno aprenda por si próprio.
Melhorar o desempenho escolar
A robótica pode colaborar também para o estudante aperfeiçoar a escrita, porque ele tem mais recursos para redigir, por exemplo, um projeto de maneira mais clara e concisa. Outro ponto positivo é fazer com que os alunos tenham maior foco na atividade.
Para aprender robótica é necessário aprender a linguagem da programação, ou seja, dominar os códigos para oferecer comandos diversos ao computador. Nesse sentido, a criança começa a sistematizar e estruturar melhor o seu pensamento e desenvolve um raciocínio mais analítico, crítico e lógico.
Robôs contornam a escassez de habilidades, aumentam a capacidade produtiva e a qualidade, possibilitam a criação de novos produtos mais sofisticados e geram empregos melhores para pessoas.
Obter precisão além dos limites de qualquer ser humano
Além da repetição, robôs auxiliam seres humanos com sua precisão, que é muito superior em todos os quesitos. Se for construído corretamente, ele pode realizar movimentos milimétricos sem nenhum desvio, algo além da capacidade da maioria das pessoas.
Classificação segundo o número de graus de liberdadeRobôs de propósito geral (com 6 GdL), já que conseguem atingir qualquer posição e orientação no espaço de trabalho.Robôs redundantes (possuem mais de 6 GdL), por ex. ... Robôs limitados possuem menos de 6 GdL, por ex. o robô SCARA, que geralmente possui 4 GdL.
Os principais componentes de um robô são os seguintes: • sistema de acionamento; sistema de controle; Page 7 164 Capítulo 5 Sistemas Integrados de Manufatura • sistema de medição; • sensores. O sistema de acionamento é responsável pela conversão e transmissão da potência necessária para todos os eixos de movimentação.
Segundo a neurocientista, é exatamente isso, a diferença entre o valor e o preço das experiências pessoais – o que nos diferencia dos robôs. “As experiências humanas têm outro nível de complexidade e muitas delas não poderão ser substituídas em profundidade por nenhuma máquina”, acrescenta.
2ª Lei – Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto quando tais ordens entrem em conflito com a 1ª Lei. 3ª Lei – Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não se choque com a 1ª ou a 2ª Leis.
Quais são os três pilares da alfabetização científica?
O que é bom pra alergia de absorvente?
Quem pode ingressar na Marinha?
Quando a conta vence no sábado posso pagar na segunda?
O que acontece quando acaba o gás do ar condicionado?
Qual é a principal vantagem de um RPA?
Qual a definição de privacidade?
Como colocar o bebê no berço dormindo?
Quais os mecanismos envolvidos na percepção da dor?
Como saber se o dente e de leite ou permanente?
O que representa a última ceia?
Como calcular o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda?
O que fazer para manter o loiro natural dos cabelos?