2.1 Cimento de fosfato de zinco Os principais componentes do pó são o óxido de zinco (90%) e o óxido de magnésio (10%).
Agite o frasco de líquido e goteje a quantidade adequada sobre a placa. Comece a mistura imediatamente – o líquido não deve ficar exposto mais tempo do que o necessário. Junte o pó ao líquido por partes, começando com uma das quatro partes e usando uma ampla área da placa.
5 a 8 minutos Um tempo de presa razoável para o cimento de fosfato de zinco varia de 2,5 a 8 minutos, conforme o determinado na especificação n.º 96 da ANSI/ADA (ISO 9917).
É importante fazer uma mistura adequada de seus ingredientes . Se mais líquido for adicionado, maior fluidez será alcançada, diminuindo o pH resultando em um cimento fraco, irritante e solúvel, afetando suas propriedades mecânicas.
Cimento de Fosfato de Zinco O cimento de fosfato de zinco tem sido utilizado na Odontologia por mais de um século, assim, é o agente cimentante mais antigo em uso, introduzido em 1800 e com longa história de sucesso clínico para próteses metálicas, métalo-cerâmicas e cerâmicas (19).
Acessórios: placa de vidro ou bloco de papel e espátula de plástico ou de metal, dependendo do uso do material e medidor de pó. Coloca-se a quantidade de pó recomendado para cada caso sobre a placa de vidro ou bloco de papel.
O cimento fosfato de zinco não apresenta adesão química a nenhum substrato, promovendo apenas retenção mecânica. Fixa-se na restauração por se introduzir nas irregularidades da superfície dente e peça protética (BOTTINO et al., 2002).
Manipulação. O líquido é muito viscoso, que é uma função do peso molecular e da concentração de ácido poliacrílico, parâmetros que variam de uma marca para outra. ... O líquido não deve ser dispensado antes da mistura ser feita , pois pode perder água por evaporação, o que produz um aumento na viscosidade.
Um dos primeiros e mais antigos cimentos utilizados na odontologia e na cimentação de restaurações metálicas e metalocerâmicas é o cimento de fosfato de zinco. Embora apresente baixo custo, fácil manipulação e ótimo escoamento, esse material possui baixa adesão e alta solubilidade [5].
INDICAÇÕES Cavidades Classe III e V; Agente cimentante; Restaurações; Forramento e base; Selamento de fóssulas e fissuras.
Neste post vamos nos concentrar no cimento específico de Fosfato de Zinco, já que é um dos cimentos dentários mais utilizados na odontologia e é o mais antigo agente cimentante de reação ácido-base, de alta resistência e baixa solubilidade.
Este cimento de fosfato de zinco é composto de um pó e outro líquido: O tempo de trabalho é medido desde o início até que a viscosidade da mistura seja baixa o suficiente para fluir quando compactada e formar uma camada fina.
Agentes de Cimentação Promover a fixação e travamento da peça protética ao dente; Preenchimento dos espaços entre as superfícies da prótese e do dente. 1. Fixação de Próteses Parciais Fixas (Metal, Metalocerâmica, Polímeros, Cerâmica Pura);
1. INTRODUÇÃO; 2. CLASSIFICAÇÃO: 1. Cimentos para Cimentação; 2. Cimentos para Proteção Pulpar; 3. Cimento para Restaurações; 3. REQUISITOS GERAIS; 4. CUIDADOS BÁSICOS;
Como ocorre o reconhecimento de um antígeno por um anticorpo Pré-formado?
Como dar mebendazol para bebê de 1 ano?
O que mais cai em matemática Banco do Brasil?
O que é uma Igreja não pentecostal?
Qual é a diferença entre prótese fixa e móvel?
Quais os efeitos colaterais do ácido glicólico?
Como funciona uma máquina de Carnot?
Quando o diamante é submetido ao fogo o que acontece?
Como demolhar feijão mais rápido?
Como saber se tenho química com alguém?
Como estudar para o Enem 2020 sozinho?
Quanto tempo demora um processo por erro médico?
Quantos doces e salgados para 100 pessoas?
Quando se perde a carência do INSS?
Qual a tendência pedagógica que caracteriza a metodologia ativa?