Existem três tipos de planejamento tributário: operacional, estratégico e tático. Para saber quando adotar como estratégia cada um deles e executar com eficiência, é necessário conhecer profundamente todos os setores da empresa, de modo que se defina os objetivos e as formas que serão utilizadas para atingi-los.
c) Induzido – Quando a própria lei estabelece por razão extrafiscal, a forma de tributação diferenciada, por intermédio de isenções ou incentivos fiscais. Como exemplo pode citar, que os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, tem isenção de alguns tributos.
Também conhecido como elisão fiscal, o planejamento tributário é um conjunto de estratégias, ações e estudos elaborados com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa de forma totalmente legal.
Planejamento Tributário Especial E isso ocorre, pois esse planejamento é responsável por avaliar de forma prévia o regime tributário mais adequado para o novo momento (no caso da filial), os fornecedores, a abertura jurídica ou, também, a definição de um novo CNPJ.
Essencialmente, um Planejamento Tributário assertivo está alicerçado por três grandes pilares: uma Contabilidade bem feita, um Propósito Negocial evidenciado e Premissas consistentes.
O planejamento tributário serve para reduzir, adiar ou anular, dentro dos meios legais, o ônus fiscal. ... Diante disto, depreende-se de forma objetiva, que a finalidade principal do planejamento tributário é a economia e/ou a redução legal da quantidade de impostos a serem pagos ao governo.
Comentário: O planejamento tributário é uma atividade prévia de análise dos tributos que deverão ser pagos. ... Logo, a elisão fiscal – ou economia tributária permitida por lei, cuja finalidade é evitar, reduzir ou postergar o pagamento de impostos – é a melhor definição de planejamento tributário.
Com todos os principais dados em mãos, mais os principais tipos de planejamento tributário a curto, médio e longo prazo para o negócio, é hora de cruzar as informações com os tipos de regimentos tributários. Assim, com a ajuda de um responsável contábil, você deve fazer projeções e avaliar em qual das categorias o seu negócio se enquadra.
Diferentemente do que muitos imaginam, aprender como fazer um planejamento tributário não é útil somente para grandes negócios.
Veja a seguir quais são as principais vantagens de contar com um planejamento tributário. O mais claro dos benefícios com certeza é a diminuição das despesas com tributos. Afinal no Brasil, geralmente, os impostos representam 30% de todas as receitas do negócio. Logo, qualquer economia é bem-vinda!
O planejamento tributário operacional é elaborado para períodos de 3 a 6 meses. Nele são demonstrados todos os meios que serão articulados, de maneira a conseguir atingir os objetivos estabelecidos. Esses planos de ação precisam ser desenvolvidos dentro do período projetado.
Qual é o significado de depressão absoluta?
Como transformar o iPhone em uma câmera profissional?
Como transformar um decimal em fração?
Qual o verdadeiro significado da Quaresma?
Como transformar expressão em produto?
Porque a massa do bolo fica com bolhas?
Como transformar área em volume?
Como se formou o minério de ferro?
Quais são os resultados da calculadora HP 12C?
Qual a base do funcionamento dos filmes de animação?
Quanto tempo o intestino volta a funcionar após cirurgia?
Como tirar as larvas da Pitanga?
Como se habilitar em processo em segredo de justiça PJe?
Como tirar o programa padrão de um arquivo?
Como construir uma perpendicular?