Em relação ao número de peças florais (sépalas, pétalas, estames e carpelos) presentes em cada verticilo: Trímeras: apresentam as peças em número de três ou seus múltiplos; Tetrâmeras: apresentam as peças em número de quatro ou seus múltiplos; Pentâmeras: apresentam as peças em número de cinco ou seus múltiplos.
Flores que não apresentam perianto são chamadas aclamídeas. Flores que apresentam somente sépalas ou somente pétalas são monoclamídeas. Flores que apresentam ambos são classificadas como diclamídeas.
A flor é o órgão que abriga as estruturas reprodutivas das angiospermas. Ela é constituída por um pedúnculo, um receptáculo e verticilos florais. As flores são ramos caulinares com folhas modificadas e estão presentes nas plantas angiospermas.
A maioria das flores apresenta quatro verticilos florais (cálice, corola, androceu e gineceu) e, por isso, são chamadas de flores completas. Mas há outras flores que possuem um ou mais verticilos ausentes e, por isso, são chamadas de flores incompletas.
Nas flores de Monocotyledoneae prevalece o número de três ou seus múltiplos para sépalas, pétalas, estames e carpelos. Estas flores são chamadas trímeras. Nos demais grupos de Angiosperma o número varia de quatro ou tetrâmeras, cinco ou pentâmeras ou mais.
18 curiosidades que você vai gostar
FLOR HOMOCLAMÍDEA: quando as peças do cálice e da corola apresentam forma e cor semelhantes, só sendo separadas pela disposição das mesmas. Os elementos são indistintos. FLOR HETEROCLAMÍDEA: quando as peças do cálice e da corola apresentam forma e cor distintas entre si, sendo ambos facilmente reconhecidos.
As inflorescências são classificadas de acordo com o desenvolvimento em duas grandes categorias: racemosa e cimosa. Inflorescência racemosa ou monopodial: são aquelas em que o eixo principal cresce mais que os ramos laterais e termina com uma gema.
Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas: Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera. Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário. Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores.
Os quatro verticilos florais são o cálice, constituído pelas sépalas, a corola, constituída pelas pétalas, o androceu, constituído pelos estames, e o gineceu, constituído pelos carpelos.
Sépala: Folhas modificadas, geralmente de coloração verde, localizadas abaixo das pétalas e com função de proteger o botão floral enquanto ainda não abriu; ... Inserem-se logo após as sépalas.
A flor é uma estrutura exclusiva das angiospermas.
Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.
Flor é a estrutura reprodutora característica das plantas angiospérmicas. Sua função é produzir sementes através da reprodução sexuada.
As angiospermas são as plantas que produzem flores. Essa estrutura simpática e colorida tem uma função primordial: realizar a reprodução sexuada.
As plantas que apresentam tépalas são classificadas como homoclamídeas (sépalas e pétalas são semelhantes em número, cor e forma). Pode-se chegar a conclusão de que as tépalas são quando as sépalas (Cálice) e pétalas (Corola) são iguais quanto ao número, forma, tamanho e cor.
Na maioria das flores, os carpelos podem ser diferenciados em três partes: estigma, estilete e ovário. Observe as principais partes do carpelo. Estigma: local que recebe o grão de pólen (estrutura que contém o gametófito masculino).
Flor monoclamídea: só com cálice ou corola. 3. Flor diclamídea: com cálice e corola.
ANTERA: a antera é uma estrutura composta por duas tecas (metades), é fértil e responsável pela produção dos grãos de pólen. Sendo que é na antera ainda no estado juvenil que começa a produção. Cada teca possui dois sacos polínicos (cavidades) revestidos por uma camada de nutrientes chamada “tapetum”.
A flor é um ramo modificado que apresenta verticilos férteis. Nessa estrutura, são encontrados os órgãos reprodutores da planta, o androceu (masculino) e o gineceu (feminino).
Estames são apêndices da flor onde estão presentes os polens. Geralmente são divididos em duas partes: antera e filete. O conjunto de estames da flor é denominado de androceu.
As folhas possuem três estruturas diferentes: Bainha - estrutura que liga a folha ao caule; Pecíolo - estrutura, semelhante a um pedúnculo; e. Limbo - a parte laminar ou mais evidenciada da folha.
Inflorescência simplesRácimo.Espiga.Amentilho.Panícula.Corimbo.Umbela.Capítulo.Espádice.
→ Cimosa: Em cada eixo dessa inflorescência, é possível encontrar uma flor, e os ramos laterais crescem mais que o eixo central. O eixo principal termina em uma flor, que é a primeira a se abrir. Racemo: Flores presentes em pedicelos que saem de diferentes níveis do eixo principal e atingem diferentes alturas.
Ciato: inflorescência definida, constituída por um invólucro que contém uma flor feminina e está cercado por várias flores masculinas. Por exemplo: a eufórbia. Espiga: inflorescência indefinida com as flores sésseis colocadas sobre um eixo mais ou menos alongado. São exemplos, o jarro, a hortelã e a tamargueira.
Ginóforo é a designação dada em botânica descritiva ao sustentáculo que nasce do receptáculo da flor, e que contém somente os órgãos femininos. Consiste em geral num pedúnculo que suporta o gineceu, a parte produtora de óvulos da flor, elevando-o acima do ponto de ramificação das outras partes florais.
Como receber uma mensagem da pessoa?
Como o artesanato é visto nos dias atuais?
Como se faz uma crítica construtiva?
O que significa a expressão sério?
Como fazer para receber o abono extra do INSS?
Qual a utilização da palavra Quadri?
Como escrevo a palavra ônibus?
Qual é o correto Visomotora ou viso motora?
Como achar defeitos em componentes eletrônicos?
Qual é o correto agora a pouco ou agora há pouco?
Como saber 1 ml de uma seringa?
Como calcular a quantidade de pixels de uma imagem?