A melhor maneira de fazer uma crítica construtiva é evitando usar frases que colocam o outro colaborador na posição defensiva. É preciso falar do problema como algo que “todos nós” temos que melhorar. Falar dessa forma é bem mais motivador do que usar apenas “você fez”.
Uma crítica construtiva é aquela que tem o objetivo de fazer o outro refletir sobre seu comportamento, corrigir atitudes, encorajar melhorias e desenvolver novos hábitos ou aptidões positivas. Assim, visa a superação das dificuldades do outro e o seu desenvolvimento.
Uma crítica construtiva, neste aspecto, é uma expressão que valoriza e que é partilhada com o objectivo de ajudar outra pessoa. A intenção é conseguir que o outro faça uma mudança positiva, obtendo proveito dessa alteração. Por exemplo: “Importas-te que eu te faça uma crítica construtiva?
Como fazer uma boa resenha crítica: passo a passo
Existem dois tipos de críticas: aquelas que todos estamos acostumados a associar a algo negativo, chamadas de "críticas destrutivas"; e as que têm como objetivo, encorajar a pessoa a melhorar, reforçar e desenvolver aptidões, a esta critica chamamos de crítica construtiva ou "feedback".
Como falamos acima, foque em fatos e sempre mostre o lado positivo. Deixe claro que a intenção é contribuir para o crescimento do profissional e que você ou a empresa acreditam que ele é capaz de ser ainda melhor. Elogie apenas se o elogio for sincero. Muitas vezes, mostrar o lado positivo é bem mais eficaz.
A crítica é um gênero textual que tem como objetivo descrever algo, geralmente um item cultural como um filme, um livro, uma peça de teatro, um CD, etc. ... Por exemplo, a crítica de um filme costuma expor os pontos positivos e negativos daquele filme e nos dizer se ele é bom ou ruim, e se vale a pena que assistamos ele.
4 passos para elaborar boas respostas a críticas no seu blog ou email
Saiba como fazer uma crítica construtiva e como lidar com este tipo de situação, quando é aquele que recebe a crítica no trabalho. A maioria das pessoas não está recetiva a receber críticas ao seu trabalho. Isto acontece porque atribuem à crítica uma conotação negativa e destruidora.
O método DESC Por vezes, perante situações em que queremos fazer uma crítica, perdemos a calma e reagimos de modo inapropriado, com comportamentos agressivos, passivos ou manipuladores. A forma como é feita a crítica é importante uma vez que afeta o modo como é recebida pela outra pessoa.
“Embora na filosofia o termo ‘critica’ não tivesse na sua origem a ideia de algo negativo, a palavra adquiriu esta conotação e, quando falamos de crítica, trata-se sempre de um julgamento de algo ‘errado’ (o antônimo seria o elogio)”, diz. Porém, para o médico, uma crítica bem feita, pode, sim, trazer bons resultados.
Lizandra Arita, psicóloga especialista em clínica e institucional, explica que não concorda com esse conceito, que se estabeleceu, de crítica construtiva. “Crítica é crítica. O significado da palavra, no dicionário, já a explica.
Como ter criatividade para escrever um texto?
Como vencer as doenças emocionais?
Como faço para voltar a versão antiga do meu WhatsApp?
Que horas tem ônibus de Ilhéus para Itacaré?
Como saber se meu mini cacto está saudável?
Como fazer perguntas no WhatsApp?
Como ter mais de duas casas no The Sims 4?
O que diz a RDC 44 2009 da organização e exposição dos produtos?
Como ser constante no Instagram?
Como se comportar em um processo seletivo?
Onde o holograma pode ser utilizado?
Qual o melhor ambiente para codorna?