A lei penal é a fonte formal e imediata do Direito Penal porque só ela pode criar crimes e cominar penas. Portanto, trata-se de um desdobramento do princípio da reserva legal.
As normas penais não incriminadoras classificam-se em: permissivas, complementares e explicativas. As normas penais não incriminadoras permissivas opõem-se ao preceito primário da norma penal incriminadora autorizando a realização de uma conduta proibida (excludentes da antijuridicidade).
Podem ser primárias ou secundárias: Primárias ou “preceptum iuris”: são aquelas que descrevem perfeita e detalhadamente a conduta proibindo ou impondo; Secundárias ou “sanctio iuris”: tem por objetivo a individualização da pena em abstrato.
Classificação na norma penal quanto ao se complemento: Norma Penal em Branco: É aquela que depende do complemento normativo. Sem complemento não há delito. Divide-se em: > Norma Penal em Branco Própria, Estrito ou Heterogênea: O complemento normativo não emana do legislador.
É um preceito incompleto, genérico ou indeterminado, que precisa da complementação de outras normas. A doutrina distingue as normas penais em branco em sentido lato e em sentido estrito.
45 curiosidades que você vai gostar
a) Normas penais em branco em sentido lato ou homogêneas: quan¬do o complemento provém da mesma fonte formal, ou seja, a lei é comple¬tada por outra lei. Exemplo: art. 237 do Código Penal (completado pela regra do art. 1.521, I a VII, do novo Código Civil).
D. Norma Penal em Branco ao Quadrado: Como aduz a própria nomenclatura, norma penal em branco ao quadrado ocorre quando o próprio complemento da norma incompleta necessita de um outro complemento. Temos assim a necessidade de uma dupla complementação.
Características das Normas Penais.
Exclusividade - A norma penal é exclusiva porque somente ela define infrações e impõe penas. Imperatividade - Em relação à imperatividade, a norma penal é autoritária por sujeitar quem descumprir o seu mandamento. Ela separa e define o lícito do ilícito penal.
O Direito Penal é um objeto cultural, normativo, valorativo, sancionador, instrumental, fragmentário, subsidiário e garantista. É um objeto cultural porque pertence a um recorte histórico e geográfico específico.
Como identificar um polimorfismo?
Quais os produtos para fazer um banho de lua?
Como começar a pedir parcerias para empresas?
Como saber se a hipérbole e horizontal ou vertical?
Como preparar o leite Nestogeno para bebê de 1 mês?
Como saber se o iPhone tá com problema na placa?
O que é polaridade de ligação?
Como se preparar para uma entrevista de emprego 2021?
Como se portar numa entrevista por vídeo?
Quais são os sintomas de hipertermia?
Como apresentar um ponto de vista em uma redação?
Como ser perfeita no trabalho?
Como se acostumar com a ausência de alguém?
Como se posicionar em uma resenha?