foi a burguesia. Explicação: Eles financiavam as obras dos artistas, que era conhecidos como mecenas.
No Renascimento Cultural, os mecenas eram os patrocinadores das artes e financiadores dos artistas plásticos. Os mecenas eram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros que financiavam e investiam na produção de arte como maneira de obter reconhecimento e prestígio na sociedade.
Resposta: Foi a burguesia. Eles financiavam as obras dos artistas, que era conhecidos como mecenas. A burguesia financiou diversas atividades culturais, inclusive as obras renascentistas.
Durante o Renascimento, que marcou o fim da Idade Média e o Feudalismo para o Início da idade Moderna, surgia uma nova classe social, com alto poder aquisitivo: a Burguesia. Entretanto, os burgueses não possuíam o prestígio e poder político da nobreza.
A burguesia. Eles financiavam as obras dos artistas, que era conhecidos como mecenas.
17 curiosidades que você vai gostar
O mecenato pode ser definido como um incentivo destinado à produção cultural. A prática, que teve início durante o Império Romano tinha como objetivo promover o trabalho dos artistas e também cientistas.
Classe social é um conceito da Sociologia que se refere à divisão socioeconômica do mundo em um sistema capitalista. ... Chamamos de estratificação social o fenômeno que permite essa divisão.
As características do renascimento são o humanismo, racionalismo, individualismo, antropocentrismo, cientificismo, universalismo e a arte da Antiguidade Clássica. Foi um movimento artístico e filosófico que despontou na Itália no século XV.
As classes sociais da Renascença eram o rei, o alto clero, o clero médio, o baixo clero, a alta nobreza, a meia nobreza, a baixa nobreza, os burgueses ou os ricos, os níveis modestos e pobres.
Resposta: burguesia, espero ter ajudado.
Agricultores (Camponeses ou "Nong"); E os "Shi Estudiosos" (Classe baixa).
b) A burguesia financiou diversas atividades culturais, inclusive as obras renascentistas.
Filosofia no Renascimento. Dá-se o nome de Renascimento ao movimento de renovação intelectual ocorrido na Europa dentro da transição do feudalismo para o capitalismo. ... Em termos filosóficos, o Renascimento representa um distanciamento do cristianismo e da lógica e uma aproximação ao Humanismo.
A burguesia financiava os artistas do Renascimento, como forma de diversão e admiração pelo trabalho dos Artista e também a fim de obter reconhecimento perante a sociedade.
O ato de financiar os artistas chama-se mecenato. Eles faziam isso para ganhar status. ... Portanto, eles realizavam o mecenato com a intenção de ganhar status dentro da nobreza e obter conhecimentos sobre o mundo através desses artistas. Pois acreditavam que tais, tinham mais estudos e melhor conhecimento sobre as coisas.
Resposta: Os artistas do renascimento se preocupavam em apresentar o homem como centro do Universo (antropocentrismo) e a relação que ele estabelecia com a natureza. Valorizavam a harmonia e o equilíbrio, elementos considerados importantes durante a antiguidade clássica.
Comprovação de que a terra é esférica, criação de instrumentos da astronomia e de navegação marítima e o mapeamento da anatomia humana foram algumas das descobertas cientificas do Renascimento.
Talvez a mais marcante característica do Renascimento tenha sido a valorização do ser humano. O humanismo (ou antropocentrismo, como é chamado com frequência) colocou a pessoa humana no centro das reflexões. Não se trata de opor o homem a Deus e medir forças. Deus continuou soberano diante do ser humano.
O humanismo foi um movimento de glorificação do homem e da natureza humana, que surgiu na nas cidades da Península Itálica em meados do século XIV. O homem, a obra mais perfeita do Criador, era capaz de compreender, modificar e até dominar a natureza.
Os artistas do renascimento eram financiados pelos mecenas, que eram ou comerciantes ricos ou instituições com bons recursos financeiros, como a Igreja Católica.
Os mecenas financiavam os artistas renascentistas pois essa era uma forma de obter reconhecimento e prestígio na sociedade da época, gerando destaque entre os mais altos e influentes ambientes sociais.
Na letra “A” temos que o financiamento que ocorria aos artistas era proporcionado pelos mecenas, os quais eram ou comerciantes ricos ou instituições com bons recursos financeiros, como a Igreja Católica.
Na pintura renascentista as figuras eram dispostas numa composição estritamente simétrica, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitiram criar distâncias e volumes que pareciam ser copiados da realidade.
Resposta: Pq era na Itália que estavam os registro do Império Romano, pinturas, esculturas, documentos, etc. Isso tudo chamou a atenção de artistas, que analisando as obras, voltaram as artes greco-romanas, que hoje chamamos de Renascimento.
Estava nascendo uma nova forma de pensar e de encarar o mundo, e a arte. Com o Humanismo o Homem passa a estar no centro do universo, e o teocentrismo dá lugar ao antropocentrismo. Há um regresso às ideias e glórias da época Clássica (greco-romana), um renascer dos ideais e cânones clássicos.
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV. ... Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
O que é o Renascimento:
Renascimento ou Renascença é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa, estando em vigor até o século XVI. Esta palavra também significa o ato de renascer e pode ser sinônimo de reformulação.
A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural, pois foi em cidades como Gênova, Florença e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI. ... Estes ricos comerciantes eram chamados de “mecenas” e o apoio que davam aos artistas ficou conhecido como mecenato.
São conquistas científicas do Renascimento a a teoria do Heliocentrismo de Nicolau Copérnico, a criação das primeiras lunetas astronômicas e a comprovação do heliocentrismo por Galileu Galilei.
Chama-se Renascimento Científico o período de desenvolvimento da ciência durante os séculos XV e XVI. ... A partir deste saber e descobertas dos estudiosos, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, inauguraria a Ciência Moderna.
Atualmente, a classe média chinesa — aqueles que ganham entre 15.000 e 390.000 dólares ao ano — soma 400 milhões de habitantes.
Apesar dos resultados de diferentes pesquisas, a maioria concorda que as religiões tradicionais — budismo, confucionismo, taoismo e a religião tradicional chinesa — são as religiões dominantes.
É considerada uma parte central da estrutura social da filosofia Fengjian. Em ordem decrescente, a hierarquia determinava os shi (estudiosos donos de terras), os nong (camponeses fazendeiros), os gong (artesãos) e os shang (comerciantes).
Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem‐vistas pelos integrantes do clero católico.” Essa classe ficou conhecida como: Dalits.
O renascimento comercial-urbano na Europa, deu-se na Baixa Idade Média. Foi consequência direta das Cruzadas. ... Este Renascimento fez com que a população que havia migrado das cidades para os feudos retornassem, gerando o aumento populacional.
O renascimento comercial da Idade Média ocorreu por causa da ampliação das rotas comerciais e do estabelecimento de feiras anuais, que atraíam inúmeros comerciantes interessados na venda e troca de produtos. Uma consequência desse fenômeno foi o retorno da utilização da moeda.
As características do renascimento são o humanismo, racionalismo, individualismo, antropocentrismo, cientificismo, universalismo e a arte da Antiguidade Clássica. Foi um movimento artístico e filosófico que despontou na Itália no século XV.
Mecenas era um membro da classe dos cavaleiros e um rico cidadão romano que foi incumbido pelo imperador a financiar a produção artística e literária de vários nomes de vulto da cultura romana, como os poetas Virgílio, Horácio e Ovídio, bem como o historiador Tito Lívio.
Os mecenas, que eram os patrocinadores, dedicavam apoio financeiro para a literatura, produção teatral, ciências, esculturas, pinturas. Um tipo de vínculo que beneficiava os artistas, muitos daquele período passaram a viver somente desse ganho, e facilitava a expansão das obras.
Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas
As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.
Renascimento é a arte do Humanismo. Racionalismo: Começam a utilizar a razão nas obras, a busca pela verdade. Naturalismo: Valorizam a natureza. Classicismo: Valorizam a cultura da Antiguidade Clássica, que estava perdida durante a idade média.
São características do Renascimento, EXCETO: * A valorização do presente, Individualismo. Antropocentrismo. Nova visão de tempo.
Resposta: Uma classe social é um grupo de pessoas que tem status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico assim como de que família pertence e nasceu, o chamado ter ou não nascido em "berço de ouro".
A classe baixa é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou tratar como a que menos possui poder aquisitivo, bem como a que possui um padrão de vida e de consumo baixo em relação às demais camadas da população.
A classe B2, formada por 8,8 milhões de lares com renda familiar mensal de R$ 2.500, concentra a maior parcela do potencial de consumo dos brasileiros neste ano – 24,6%, ante 20,2% no ano passado.
O mecenato era a prática europeia, comum do período do Renascimento, por meio da qual uma pessoa ou uma instituição prestava apoio financeiros a artistas e inventores para que tivessem meios de realizar as suas obras.
O mecenato era uma espécie de incentivo e patrocínio concedidos a artistas e homens de letras e que assumiu particular importância na época do renascimento. Esta proteção dada pelos mais abastados, potenciou a produção praticamente ilimitada de alguns dos maiores artistas do renascimento sobretudo italiano.
Porque o cabelo perde a pigmentação?
Quem tem direito ao NIS na conta de energia?
O que sente uma pessoa com depressão?
O que é configuração firmware UEFI?
Onde não pode fazer manobra de retorno?
Quem opera hérnia não pode pegar peso?
Quanto é 10% de desconto de R$ 40?
Quais foram os principais abolicionista do Brasil?
Quais são os operadores de cálculo do Excel?
Como identificar se é gripe ou Covid-19?
Em que ano a maioridade passou a ser 18 anos?
Quais os fatores que influencia a respiração?
Quem já fez cirurgia de apendicite pode correr risco de ter de novo?