Num texto narrativo predominam os verbos de ação: há, em geral, um trabalho com os tempos verbais. Afinal, a narração, ou seja, o desenrolar de um fato, de um acontecimento, pressupõe mudanças; isso significa que se estabelecem relações anteriores, concomitantes e posteriores.
A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
O conflito é mais visível entre dois ou mais personagens, geralmente um protagonista e um antagonista/inimigo/vilão, mas pode ocorrer de muitas formas diferentes. Um personagem pode facilmente se encontrar em conflito com uma força natural, como um animal ou um evento climático.
Significado de Narração substantivo feminino Obra literária em que se relata um acontecimento ou uma sequência de acontecimentos e que se caracteriza pela presença de personagens; narrativa.
O texto narrativo possui como característica alguém que possa contar a história. Este é o papel do narrador ao contar a ação que envolve personagens, tempos, espaços e conflitos. O narrador pode ser observador e contar os fatos apenas sob a sua ótica, mas pode também estar inserido na história como um personagem.
A narrativa também tem como característica um enredo que apresenta o desenvolvimento da história, com o surgimento de personagens e a existência dos conflitos. O enredo pode ser linear, não linear, psicológico e cronológico. O enredo possui uma estrutura que também permite que o texto tenha uma fluidez ao ser lido.
Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.
Por definição, o clímax ocorre no desenrolar de um conflito, pouco antes do desfecho. É o momento mais difícil no percurso do herói, a crise mais iminente do protagonista, o ponto crucial do conflito, onde não se sabe para que lado a história penderá.
Geralmente, o conflito determina as partes do enredo, representadas pelas referidas partes: Introdução – É o começo da história, no qual se apresentam os fatos iniciais, os personagens, e, às vezes, o tempo e o espaço. Complicação – É a parte em que se desenvolve o conflito.
Robbins (2002) faz algumas abordagens sobre o conceito de conflito na visão tradicional, das relações humanas e a visão interacionista: Visão tradicional: esta abordagem dizia que todo conflito era ruim e que, portanto, deveria ser evitado.
O conflito, o clímax e o desfecho são elementos importantes em uma narrativa. Denomina-se conflito aquela situação em que se encontram os personagens principais para a qual eles tentam buscar a melhor solução possível.
Esse tipo de conflito não é declarado e não há uma clara consciência de sua existência por parte dos envolvidos. As partes percebem e compreendem a sua existência, sentem que seus objetivos são diferentes dos demais e que existe oportunidade de interferência e bloqueio.
Os conflitos pessoais podem tomar inúmeras formas e ter intensidades e origens diferentes. Um conflito pessoal geralmente envolve um dilema ético que nos impulsiona a tomar uma decisão que determina a nossa maneira de encarar o problema e propor soluções a ele.
Quantos seguidores têm Jade Picon hoje?
Quanto posso emagrecer dormindo?
Com quantas semanas acaba o primeiro trimestre da gravidez?
Qual é a relação entre a frequência de uma onda e a energia que ela transporta?
Quanto tempo dura a tromboflebite?
Qual o melhor programa para vetorizar uma imagem?
Quais são as faltas no hipismo?
Pode dar arroz para filhote de cachorro?
O que são riscos físicos químicos e biológicos de acordo com a nr9?
O que pode causar queimadura na depilação a laser?
Como ajustar o tamanho do vídeo no YouTube?
Como saber se tenho que pagar taxa dos Correios?
Quem é o deus do teatro e quem é o ditirambo?
Como saber a data de colação de grau?