Também conhecida como Enterite Canina Parvoviral, a parvovirose canina é uma doença altamente contagiosa, que atinge os cachorros. Causada pelo parvovírus canino tipo 2 (PVC-2), é muito perigosa, já que apresenta alto índice de mortalidade – pode chegar a até 90% - quando não tratada.
Para entender como é transmitida a parvovirose canina, a Dra. Renata explica que acontece a partir do contato com as fezes de um cão doente. “Normalmente, os animais acabam cheirando fezes, objetos e animais contaminados, facilitando a entrada em seu organismo”, explica a veterinária.
Para o manejo de parvovirose canina, a internação para fluidoterapia é um dos aspectos principais. Uso de antieméticos, antiácidos, protetores de mucosa, antibióticos, probióticos, analgésicos, antiespasmódicos, manejo nutricional e imunoglobulina Y complementam o tratamento.
O vírus da parvovirose é estável no ambiente, suporta alterações de ph e de temperatura e é resistente à maioria dos desinfetantes, podendo sobreviver por mais de 5 meses em objetos.
A Parvovirose canina tem cura, mas o resultado do tratamento vai depender da imunidade do cão e o estágio em que a doença se encontra. Assim como a maioria das doenças, quanto antes for diagnosticada maior é chance de sucesso do tratamento.
A boa notícia é que a parvovirose é facilmente prevenida. A vacinação contra a doença é fácil, acessível e muito eficaz. Faz parte do calendário regular dos cães em três doses, que são aplicadas, geralmente, a partir da sexta semana de vida.
Os sintomas da parvovirose Além da diarreia com fezes líquidas, sangue e um odor fétido característico – tido como um dos mais clássicos sinais da doença – os vômitos, a febre alta e a gastroenterite (inflamação das mucosas do estômago e do intestino) também fazem parte do conjunto de sintomas da parvovirose.
Eliminado o vírus, você poderá levar o novo pet ao seu lar. Mas saiba que isso pode demorar: teoricamente, é necessário esperar de 6 meses a 1 ano sem ter um novo cão.
Para a prevenção da cinomose em outros cães, pessoas que tiveram um animalzinho doente em casa não podem ter outro cão por no mínimo seis meses.
Fique atento aos sintomas mais comuns da parvovirose: 1 Febre 2 Letargia 3 Vômito 4 Diarreia(em geral com sangue nas fezes e cheiro muito forte) 5 Recusa de comida 6 Hipotermia 7 Taquicardia 8 Desidratação 9 Perda de peso 10 Fraqueza 11 Depressão 12 Mucosas pálidas (interior das pálpebras e gengiva) More ...
Os sintomas mais frequentes da parvovirose em gatos são: 1 Febre 2 Vômitos 3 Letargia e fadiga 4 Diarreia 5 Fezes com sangue 6 Anemia More ...
O contágio do parvovírus ocorre através do contato com cachorros, fezes ou vômito infectados. E isso torna fundamental a quarentena e os cuidados com os cachorros doentes, tanto para o seu próprio bem, como para evitar que esses agentes da parvovirose se espalhem.
Em cachorros mais velhos, a doença pode causar diminuição da temperatura (hipotermia) no lugar de febre e além dos sintomas já citados a Parvo pode causar tosse e inchaço nos olhos em alguns animais. O óbito em muitas circunstâncias ocorre devido à inflamação do coração (miocardite), principalmente em cachorros jovens;
Como saber o modelo da placa-mãe Intel?
Como saber a hora certa de terminar um namoro?
Como descobrir onde foi feita a compra no cartão?
Como se calcula a massa de um mol?
Como descobrir o endereço de onde estou?
Quando um financiamento pode ser negado?
Pode lavar panela com diabo verde?
Como faço para limpar tapete de sisal?
Qual melhor tapete para limpar?
O que é bom para limpar portas e janelas de madeira?
Como retirar o diafragma do Littmann?
Como higienizar colchão de espuma?
Como limpar o celular Samsung para vender?
Como limpar o alumínio do fogão?