Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.
Ambiguidade é a qualidade ou estado do que é ambíguo, ou seja, aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado. A função da ambiguidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. Também chamada de anfibologia, a ambiguidade é uma figura de linguagem e pode ser usada como recurso estilístico.
Ele sentou na cadeira e quebrou o braço
Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado. Para solucionar a ambiguidade: Ele sentou e o braço da cadeira quebrou.
Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto. Como recurso, é muito encontrada em textos publicitários e humorísticos.
A ambiguidade pode ser conhecida também como anfibologia e se caracteriza por expressões, sentenças e trechos que possuem mais de um entendimento possível. Esses múltiplos significados podem causar dificuldades de comunicação e interpretações errôneas de enunciados.
42 curiosidades que você vai gostar
Tipos de ambiguidadeUso indevido de pronomes possessivos.Colocação inadequada de palavras.Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.Uso indevido de formas nominais.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.
Como evitar a ambiguidadePreste atenção aos múltiplos significados das palavras. ... Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente. ... Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais. ... Observe o efeito das outras palavras sobre o sentido da frase.
AmbiguidadePelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais. ... Exemplo: Por fim, levou o filho para o seu quarto. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
O que é Polissemia:
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Sem precisão e sem certeza; em que há indecisão ou dúvida; incerto ou indefinido: sensação ambígua; gosto ambíguo. Desprovido de clareza em suas opiniões; sem firmeza ou convicção. Etimologia (origem da palavra ambíguo). A palavra do ambíguo deriva do latim "ambiguus,a,um", com dois sentidos.
De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.
- Por que o senso de ambiguidade é uma das características que Merleau-Ponty destaca no filósofo? Responda por escrito. O senso de ambiguidade é a compreensão de que, a cada conhecimento verdadeiro adquirido, novas questões são abertas. Dessa maneira, a filosofia é um vaivém incessante entre a certeza e a dúvida.
O que é uma redundância:
A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".
A ambiguidade é um recurso que é utilizado, na maioria das vezes, sem que haja uma intenção. Trata-se de uma indeterminação de sentido que palavras e expressões carregam, dificultando a compreensão do enunciado e, por isso, seu uso deve ser evitado. Exemplo: O irmão de João esqueceu seu livro na escola.
Pelo fato de existirem múltiplos sentidos que podem ser extraídos, a ambiguidade pode gerar desentendimentos em relação à informação transmitida. Assim, podemos concluir que a ambiguidade é algo que deve ser evitado em discursos formais.
b. Conclua: Quais outros fatores podem ser importantes na construção de uma ambiguidade? Resposta: Os fatores contextuais que explicitam a situação de comunicação em que o enunciado é dito. Nesse caso, as imagens são importantes quando se trata de um texto que mistura as linguagens verbal e não verbal.
Quais os tipos dos vícios de linguagem?Arcaísmo. O arcaísmo diz respeito às palavras antigas e em desuso, que não fazem mais parte do vocabulário da Língua Portuguesa. ... Barbarismo. ... Solecismo. ... Neologismo. ... Pleonasmo.
A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Certamente, você já ouviu ou usou o termo ambiguidade. Isso significa que um enunciado pode ter mais de um sentido, mais de uma interpretação. Esse recurso pode provocar um efeito de humor ou destruir completamente um texto.
O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.
Qual sangue Os pernilongos não gostam?
Quais são os principais polos fruticultores da região Nordeste?
O que é preciso para ser diácono permanente?
O que fazer quando o porcelanato mancha?
Qual NR fala sobre guarda corpo?
O que é hardware e cite 5 Exemplos?
O que foi feito com o césio-137 após o acidente?
Quanto tempo leva para desinchar depois de uma lipo?
Quais são os principais meios de transportes utilizados no mundo?
Qual a melhor plataforma de Marketplace?
Quando cabelo para de crescer?
Quais são as teorias de aprendizagem de Ausubel?