Para Althusser (1970, p. 31-32) a ideologia na qual funcionam os aparelhos ideológicos de Estado, é unificada sob a ideologia dominante: Todos os aparelhos ideológicos de Estado concorrem para o mesmo resultado: a reprodução das relações de produção, isto é das relações de exploração capitalistas.
Althusser afirma que a ideologia compreende uma existência material pois “uma ideologia sempre existe em um aparelho, em sua prática ou de práticas.” Ela sempre se manifesta através de ações, que estão inseridas em práticas, por exemplo, rituais, comportamentos convencionais etc.
A diferença básica entre os aparelhos repressivos de estado (ARE) e os aparelhos ideológicos de estado (AIE) é que os ARE se utilizam predominantemente de argumentos repressivos e coercitivos para atingirem seus objetivos. Já os AIE utilizam predominantemente a ideologia para manter sua dominação.
Têm a função de assegurar, pela força (física ou sanção de decretos, portarias, leis) a permanência das relações de exploração em que a classe dominante perpétua o seu domínio sobre a classe dominada (proletariado). Os aparelhos ideológicos de Estado são em número muito maior do que os repressivos.
Designamos por Aparelho Ideológico Estadual uma série de realidades que se apresentam ao observador na forma de instituições separadas e especializadas. Propomos uma lista empírica, que exigirá naturalmente ser examinada em detalhe, testada, corrigida e retrabalhada.
42 curiosidades que você vai gostar
Os Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE)AIE religiosos (o sistema das diferentes Igrejas);AIE escolar (o sistema das diferentes escolas públicas e privadas);AIE familiar;AIE jurídico;AIE político (o sistema político, os diferentes Partidos);AIE sindical;
Para Althusser (1970) a escola é um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, pois contribui para reproduzir as relações sociais de produção capitalista na medida em quecontribuiparaaformaçãoda força de trabalho e para a inculcação da ideologia burguesa, além de ensinar a diferentes crianças, diferentes padrões ...
Segundo PDRAE (1995:16), aparelho do Estado é “a administração pública em sentido amplo, ou seja, a estrutura organizacional do Estado, em seus três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e três níveis (União, Estados-membros e Municípios).
são aparelhos (funcionais) do Estado, todos os órgãos pelos quais se diversifica o ordenamento político e administrativo do mesmo Estado.
Althusser buscava traçar linhas de demarcação para separar e identificar aquilo que, na obra de seus contemporâneos, era irredutível a noções existentes de determinação e de causa e efeito.
Se Marx não trata a ideologia em seu sentido mais amplo, coadunada à relação entre as forças produtivas – bases materiais da sociedade - e suas relações sociais de produção, Althusser a considera somente como resultado das condições materiais de existência.
O filósofo francês Louis Althusser (1918-90) encabeçou no marxismo a corrente estruturalista. ... Althusser acreditava poder dissociar Karl Marx do humanismo (a revolução como um desdobramento da ética social) e do idealismo (vínculos com a dialética de Hegel) que lhe atribuíam.
A concepção althusseriana da escola como Aparelho Ideológico de Estado, segundo a qual ela atuaria como instrumento de reprodução da sociedade capitalista mediante a inculcação massiva da ideologia dominante e o ensino de saberes práticos e teóricos necessários ao bom funcionamento o sistema produtivo, parece perder ...
Do ponto de vista econômico-financeiro, a reforma visaria a compatibilizar os objetivos e os meios da ação do Estado, definindo prioridades que permitam harmonizar encargos e recursos, de modo a eliminar o secular foco de instabilida de econômica e social do País, que tem sido a inflação e o seu principal fator cau sai ...
A reforma do aparelho do Estado tem sido um imperativo no contexto do ajuste macroeconômico nacional. A necessidade de se reduzir o déficit público e de se contar com recursos para promover o desenvolvimento vem exigindo a tomada de medidas que visam racionalizar o funcionamento da máquina governamental.
A reforma do Estado é vista freqüentemente como um processo de redução do tamanho do Estado, envolvendo a delimitação de sua abrangência institucional e a redefinição de seu papel.
Assim para Althusser, a escola apresenta-se como principal meio de transformação reprodução da sociedade capitalista, pois é a escola o aparelho privilegiado de produção e reprodução da ideologia capitalista.
Para que serve a ideologia? Partindo da concepção clássica proposta por Destutt de Tracy, a ideologia serviria para compreender e organizar historicamente o conjunto de ideias formuladas pela sociedade.
A escola como aparelho ideológico do Estado, vem a serviço da dominação de uma classe sobre a outra, através de um processo de hegemonia ideológica, mediante a uma conscientização alienante. Perpetuando uma relação de produção e distribuição social do poder de Estado.
Nesse contexto, a ideologia seria um importante instrumento no processo, já que ela é a representação dos interesses das classes sociais, seja no ocultamento da realidade antagônica de grupos divergentes ou mesmo na constituição de uma sociedade baseada em uma nova ordem social.
Para Althusser, a escola desempenha papel dominante na disseminação da ideologia da classe atualmente dominante. É grande o tempo que os alunos passam na escola, de cinco a oito horas por dia, de cinco a seis dias por semana. Por ela passam crianças de todas as classes sociais, desde o Maternal.
A tese mais conhecida da lavra de Althusser sobre a educação é aquela que caracteriza o aparelho escolar como um aparelho ideológico de Estado e foi formulada no clássico artigo Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado: notas para uma pesquisa, publicado na revista La Pensée em 1970.
O filósofo franco-argelino Louis Althusser dividiu os agentes de controle social em dois blocos: o de aparelhos repressivos e o de aparelhos ideológicos de Estado. ... Essas instituições são o veículo para que a ideologia dominante possa se difundir socialmente e possibilite o controle social pelas classes dominantes.
Não há, para Althusser, indivíduo, noção ideológica constituída pela modernidade capitalista, mas sim sujeitos: o indivíduo é sempre um sujeito desde o seu nascimento quando lhe é conferido um significado (um nome), e não é dotado de uma consciência autônoma já que é sempre sujeitado a algo (um Sujeito) que o interpela ...
Marxismo estrutural ou marxismo estruturalista é uma vertente do neomarxismo desenvolvida nos anos 1960, principalmente na obra filosófica de Louis Althusser e Étienne Balibar, no trabalho teórico sobre o Estado, de Nicos Poulantzas, e no trabalho antropológico-econômico de Maurice Godelier.
Como saber se tem plágio no TCC?
Como contrair bactéria no intestino?
Qual o perfil de seus clientes?
O que pode causar úlcera na córnea?
Como saber qual o polo norte de um ímã?
O que é que o mosquito da dengue gosta?
O que pode causar herpes ocular?
Como identificar o objeto indireto?
Como se pega toxoplasmose do cachorro?
Qual o nome de Micaela de Manifest?
Como identificar Fibrose Cística no teste do pezinho?
Qual a importância da espiritualidade em nossas vidas?
Qual a diferença entre conta salário e conta corrente?
Como pesquisar o potencial de compra do cliente?
Quais são os sintomas de infecção urinária no homem?