Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Também é um recurso expressivo. Amor é fogo que arde sem se ver. Vi sorrir o amor que tu me deste.
Como identificar a metáfora? É possível identificar ainda a metáfora ao perceber a substituição de uma palavra do sentido denotativo (significado literal) e, atribuída ao contexto conotativo (termo fora do conceito literal).
A metáfora é uma forma para você dar um sentido figurado a algo por meio de comparações. Esse recurso é muito utilizado no nosso dia a dia mesmo que você não saiba disso. Por exemplo: “o rei João está pronta para palestrar do seu trono”. Isso pode querer dizer que ele traz soluções tão boas que acaba reinando no local.
Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.
20 curiosidades que você vai gostar
Exemplos de metáfora de uso cotidianoSeus olhos eram diamantes — o brilho do diamante está sendo atribuído ao brilho dos olhos;A menina é uma flor — a delicadeza da flor está sendo atribuída à menina;O homem é o lobo do próprio homem — a posição de predador do lobo está sendo atribuída ao homem;
Metáforas são comuns na linguagem poética, que expressam através de imagens um sentido figurativo. Metáforas como “Ana é uma flor” ou “o dia foi um saco” são bastante comuns na língua portuguesa, mas normalmente não são percebidos como figuras de linguagem.
Uma metáfora sempre deve vir ao texto para dizer algo, passar uma ideia, um sentimento ou uma imagem. Se está sendo usada sem um bom motivo e justificativa, ela é desnecessária e está poluindo o texto. Evite metáforas comuns e, principalmente, aquelas que não acrescentam informação, sentimento ou imagem.
A metáfora é uma figura de linguagem utilizada para comparar-se dois conceitos sem se utilizar de expressões que indiquem que uma comparação está sendo feita. É um recurso estilístico estudado há muitos séculos e, também, um dos mais frequentes na língua falada e escrita.
O que é uma Silepse:
A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em "a violenta São Paulo", em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto "a cidade de".
Metáfora é uma figura de linguagem em que se verifica uma comparação implícita, isto é, sem conjunção ou locução conjuntiva comparativa. Desse modo, existem metáforas impuras (mais simples, por serem diretas) e puras (mais complexas, por serem indiretas).
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
São imagens que representam uma relação entre dois conceitos que geralmente não estão relacionados, ou simplesmente simbolizam uma idéia complexa. As metáforas visuais são usadas no marketing em uma base regular, mas podem igualmente transformar o assunto do eLearning em algo mais atrativo .
Podemos entender a metáfora como a figura de linguagem onde se transfere o significado de um termo para outro, através de uma comparação implícita, ou seja, se diz objetivamente uma coisa querendo subjetivamente dizer outra, isso por que é possível perceber a relação que existe entre as duas sem que essa necessite ser ...
1. Suas lágrimas eram um rio escorrendo por suas bochechas. Como não é possível comparar a quantidade de água de um rio com a de uma lágrima, a metáfora acima é uma maneira criativa de dizer que a pessoa estava chorando muito.
Metáfora e Comparação Metafórica
Elas fazem parte do grupo das figuras de palavras. Muito parecidas, ambas usam as palavras fora do seu sentido literal, por meio da analogia. O objetivo entre elas é enfatizar a mensagem a ser transmitida.
[...] as metáforas visuais atuam no sentido de expressar ideias e sentimentos, reforçando, muitas vezes, o conteúdo verbal.
Em nossa exploração, esta teoria exerce fundamental importância, porque nos permite explicitar o processo de criação de similaridades e estruturas emergentes que caracterizam a metáfora.
A linha cinética, por exemplo, é uma ferramenta gráfica criada nos quadrinhos e é um dos elementos de design mais interessantes desta mídia, e neste caso ela seria mostrada. A linha cinética é um dos elementos gráficos de quadrinhos que têm desaparecido junto com tal descompressão.
O que é Metonímia:
A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis. A causa pelo efeito, ou vice-versa: viver do trabalho. O inventor pelo invento: comprar um Ford.
Podemos destacar:Metáfora.Antítese.Prosopopeia ou personificação.Eufemismo.Quando a Indesejada das gentes chegar. (Não sei se dura ou caroável), talvez eu tenha medo. Talvez sorria, ou diga: - Alô, iniludível! O meu dia foi bom, pode a noite descer. (A noite com os seus sortilégios.)
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
Tipos de metonímiaO efeito pela causa (ou a causa pelo efeito) ... A parte pelo todo (ou o todo pela parte) ... O autor pela obra. ... O concreto pelo abstrato (ou o abstrato pelo concreto) ... A marca pelo produto. ... O singular pelo plural.O continente pelo conteúdo. ... A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe)
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
ClassificaçãoSilepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.
Quais as características da poesia de Cecília Meireles?
É possível vender um imóvel hipotecado?
Como se cadastrar em uma promoção da TIM?
O que é amostragem de aceitação?
Pode juntar tempo rural com urbano?
O que é correto afirmar sobre as colônias do Sul?
Como funciona a Assistência Farmacêutica?
Como funciona a armadilha de corda?
O que fazer quando volta um cheque na Caixa Econômica?
Qual é o referencial teórico do referencial?
Quanto é a aposentadoria na Venezuela?
Como fazer um site de sorteio?
O que fazer para ativar o Windows?
O que quer dizer empate anula a aposta?
Como realocar partição do HD no Windows 10?
Qual é a função das nadadeiras e como se dividem?
O que caracteriza a Educação Popular?
Quanto tempo demora para autorizar o pagamento no cartão de crédito?