Como eu mencionei, a base de qualquer tipo de ciúme é a insegurança e a baixa autoestima. Quem sente o ciúme retroativo imagina (e toma como verdade) que o seu companheiro foi mais feliz no passado do que é atualmente, ao seu lado. Nessa crença, a tormenta é considerar que você jamais conseguirá corresponder às expectativas do seu parceiro.
Lidar com a síndrome de Rebeca pode ser difícil e ter sérias repercussões para a saúde do relacionamento do casal. Para tratá-lo, pode ser necessária intervenção psicológica tanto no nível do casal quanto do indivíduo no caso da pessoa afetada.
Como superar o ciúme retroativo? A maioria das pessoas não gosta da ideia de imaginar seu parceiro afetivo com um ex-marido ou ex-namorada. Este problema ocorre quando a pessoa passa a vasculhar o passado do outro, em um ato que se torna obsessivo, o que acaba por gerar insegurança, paranoia e sofrimento.
Na opinião de Luiza Colmán, psicóloga especialista em temáticas ligadas ao amor e que atua em Goiânia (GO), o ciúme retroativo destrói porque se caracteriza por um problema que não tem como ser solucionado, porque não está no presente.
Como o ciúme retroativo pode ser tóxico em um relacionamento? O ciúme retroativo pode vir na forma da pessoa não conseguir conciliar o fato de que seu parceiro teve mais parceiros sexuais do que ela, ou constantemente imaginá-lo com amores passados, questionando se eles eram melhores.
O que são os produtores na cadeia alimentar?
Quais são os processos de soldagem?
Quem ganhou a fazenda 2021 3 lugar?
Quanto rende 370 milhões na poupança?
O que acontece quando estamos com a imunidade alta?
Quanto tempo tenho para amamentar no trabalho?
Por que o primeiro dia da semana se chama domingo?
Qual é a classificação de idade para assistir Boruto?
Quando começou a revolução científica?
Como transformar grau em minutos e segundos?
Qual o consumo do Gol G5 1.0 2010?
O que pode substituir o azeite de oliva?