Etimologia: Caesalpinia, em homenagem ao botânico e médico italiano Andrea Caesalpinio (1519-1603). Hábito: árvore de grande porte, atingindo entre 10 e 20 m de altura, 50 cm de DAP (diâmetro na altura do peito), heliófita, semicaducifólia.
O Pau-ferro é uma árvore nativa da Mata Atlântica, ocorrendo do sudeste ao nordeste do Brasil, nas florestas densas. A copa é arredondada e ampla, com cerca de 6 a 12 metros de diâmetro. O porte é imponente, atingindo de 20 a 30 metros de altura.
Encontrado do sudeste ao nordeste do Brasil, na Mata Atlântica, o pau-ferro é muito comum em praças, parques e ruas do país, sendo facilmente identificado por suas características físicas. O tronco é inconfundível: liso e cinzento quando jovem, aos poucos perde a casca em placas, tornando-se malhado.
Madeira moderadamente pesada, de cor vermelha clara, textura fina e grã direita, com gosto indistinto e cheiro agradável. Durabilidade Natural: A madeira de Pau-Ferro é muito durável, com alta resistência ao ataque de fungos.
Características Morfológicas: Árvore de grande porte (chega a medir ente 20 e 30 metros de altura). Possui tronco liso e descamante, que gira em torno de 50 a 80 centímetros de diâmetro. Origem: Brasil. Ocorrência Natural: Do Piauí até São Paulo, na floresta pluvial da encosta atlântica.
23 curiosidades que você vai gostar
Considerada de grande porte, podendo atingir de 20 a 30 metros de altura, o Pau Ferro possui vida perene e é encontrado em praças, parques e ruas também.
Ao contrário desta outra, os pau-ferros têm folhas perenes. Crescimento: é considerado rápido para a densidade de sua madeira (1,4 g/cm³).
Reconhecido por ter uma madeira dura e forte, o pau-ferro também é uma planta medicinal muito usada contra bronquites, reumatismo e sífilis e agora, ficou demonstrado seu efeito na cura de úlceras gástricas. Também é usado como anti-inflamatório para todo tipo de problemas catarrais de peito, garganta e nariz.
O pau-ferro é muito utilizado para o paisagismo por suas características ornamentais e de sombreamento, melífera, movelaria, construção civil. Em recuperação de áreas degradadas, a espécie é uma excelente escolha por crescer bem em áreas abertas. Outra característica é a medicinal.
1 – Buloke Australiano: Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália.
folhas compostas bipinadas, de cuja haste central (de 7-20 cm de comprimento) surge um conjunto de 4-7 de pinas, que se estendem em hastes periféricas e são dotadas de até 6 pares de pequenos folíolos elípticos, cobertos de pelos curtos e amarelados. flores amarelas e pequenas, se confundem com a folhagem.
Como fazer o Chá de Pau Ferro : Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
Peter Moon | Agência FAPESP – O jucá (Libidibia ferrea), também conhecido como pau-ferro, é uma árvore amazônica de pequeno porte mas grande potencial. O pó de sua casca é usado como chá pela medicina tradicional da região e para o tratamento de problemas no fígado ou no estômago.
Como preparar o chá da casca de pau-ferro
Cozinhar em fogo baixo, por 10 minutos a partir da fervura. Após esse tempo, apague o fogo, tampe a panela e deixe repousar por outros 10 minutos. Tome em seguida. Recomenda-se tomar de 2 a 3 xícaras do chá de casca de pau-ferro ao dia.
Efeitos-colaterais e contra-indicações do pau-ferro: Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.
O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, por exemplo. Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes, por exemplo.
Por possuir antioxidantes, a fruta ajuda a combater os radicais livres que causam danos às células da pele, formando rugas e linhas de expressão, por exemplo. Um estudo demonstrou que o extrato de graviola previne os danos causados pelos radicais livres, ajudando assim a manter a pele jovem e saudável por mais tempo.
A madeira de lei do pau ferro é muito dura, provavelmente a mais densa e pesada das Américas; alguns chamam-na de "ébano" brasileiro; esta densidade altíssima faz com que a espécie, especialmente em parques, seja constantemente atingida por raios.
Até o momento, amostras de 11 espécies permanecem intactas e integram o grupo das madeiras tropicais mais duráveis: preciosa, muirapixuna, jataipeba, cumaru, maparajuba, louro-canela, abiurana, pau-santo, muiracatiara-rajada, angelim-vermelho e maçaranduba.
Com um alicate de corte você rompe ela facilmente e consegue chegar na semente: Só que essas sementes parece ser impermeáveis. É como se tivesse uma capinha de plástico revestindo ela. Para permitir que a água penetre facilmente para quebrar a dormência da semente é necessário fazer uma escarificação.
Modo de uso do jucáChá com as folhas de jucá: usar 2 colheres de chá de folhas secas de jucá para 1 litro de água. Cozinhar as folhas por 10 minutos, coar e tomar;Bebida com o pó de Jucá: colocar 1 colher de chá do pó de jucá em 1 copo de água e misturar em seguida.
Schinus terebinthifolia, a popular aroeira, também conhecida como aroeira-mansa, aroeira-da-praia, aroeira-vermelha ou pimenta-rosa, por conta da aparência de seus frutos, é uma espécie arbórea, nativa da América do Sul, ocorrendo no Brasil - nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Pampas - e ainda na Argentina, Paraguai ...
Conheça agora algumas das espécies de madeira maciça altamente recomendadas para o uso em móveis para espaços externos.Tatajuba. ... Ipê ... Cumaru. ... Teca. ... Jatobá ... Cedro. ... Eucalipto. Já é utilizado para fabricação de móveis desde a década de 50. ... Pinus. Foi uma das primeiras madeiras de reflorestamento usadas na indústria moveleira.
Madeiras duras e madeiras macias
A madeira é usualmente classificada como madeira dura ou madeira macia. A madeira de coníferas (por exemplo: pinho, pinus) é chamada madeira macia, e a madeira de árvores latifoliadas (por exemplo: carvalho) é chamada madeira dura.
Como a globalização contribuiu para a fragmentação da produção?
O que é um tempo de qualidade?
Como o empregador pode consultar o saldo do FGTS do empregado doméstico?
Como conseguir Pichu Pokémon Sword?
Quais drivers devem ser instalados?
Como fazer simpatia para trazer amor de volta ainda hoje?
Como ocultar aplicativo no Redmi Note 8?
O que é necessário para atingir o sucesso profissional?
Como conseguir os 3 iniciais no Fire Red?
O que acontece se um parabatai morre?
O que fazer para curar a misofonia?
Como ter mais precisão no chute?
O que fazer no seu mundo no Minecraft?
Como deixar a Fórmula invisível na célula?
Como ocorreu o processo de ruralização de Roma?
Como recuperar fotos de um E-mail antigo?