(2011), enfatizam que o NaOCl tem um efeito imediato sobre as paredes do canal radicular, proporcionando a sua preparação biomecânica, que além de atuar como lubrificante, também removedor dos detritos produzidos no momento da instrumentação endodôntica.
O composto químico Hipoclorito de sódio (NaClO) possui ação desinfetante, sendo capaz de eliminar germes e bactérias presentes nas hortaliças, verduras, legumes e frutas.
O hipoclorito de sódio tem sido usado como irrigante endodôntico por mais de quatro décadas. Embora tenha excelente ação antimicrobiana e seja um excelente solvente tecidual, em altas concentrações é tóxico aos tecidos periapicais6.
O hipoclorito de sódio é utilizado durante o tratamento de canal. O tratamento endodôntico é a técnica na odontologia que visa recuperar a polpa dentária, os canais radiculares e os tecidos periapicais que foram acometidos por algum problema. Dessa forma, ele revitaliza-os.
Concluímos com o presente estudo que as principais soluções irrigadoras utilizadas na endodontia são: hipoclorito de sódio com ação antibacteriana e solvente de matéria orgânica; a clorexidina com seu poder residual e bactericida; e o EDTA, cuja principal ação é a desmineralização da parede dentinária.
30 curiosidades que você vai gostar
O Agente Quelante EDTA Trissódico Líquido é um produto amplamente utilizado no preparo das paredes dos canais radiculares, previamente à obturação. É também efetivo na remoção de raspas dentinárias durante a terapia periodontal.
A resina de dissalicilato é a mais bem tolerada pelos tecidos. Esses cimentos ainda possuem hidróxido de Cálcio em sua composição, que faz com que o material promova rápida reparação dos tecidos.. Um dos cimentos mais conhecidos para essa técnica é Sealapex e o MTA-Fillapex.
Acidentes graves provocados pela injeção deste irrigante no tecido periapical têm como consequências dor intensa, edema imediato dos tecidos adjacentes, hemorragia no canal radicular, sensação de queimadura, ulceração e necrose dos tecidos adjacentes, possível infecção secundária com formação de abcesso e parestesia.
Outro ponto ruim é o fato de o hipoclorito de sódio ser líquido, o que pode gerar vazamentos e o contato direto com quem o estiver manuseando. Isso é um problema, pois esse elemento é prejudicial à pele e aos olhos. Outras desvantagens são: A compra e o armazenamento desse produto são alvo de fiscalizações.
Quando constata-se que houve um acidente com hipoclorito de sódio durante a terapia endodôntica o tratamento visa minimizar efeitos deletérios teciduais, é recomendado informar ao paciente sobre as complicações, uma adequada analgesia para diminuir a dor, terapia profilática para evitar infecções secundárias se for ...
Ela apresenta algumas vantagens em relação ao hipoclorito de sódio, como: substantividade, efeti- vidade antimicrobiana, e baixa toxicidade. Assim, a clorexidina vem sendo indicada como uma alternativa para o tratamento de infecções endodônticas.
O hipoclorito de sódio continua sendo a solução irrigante de escolha entre os profissionais, diferentes concentrações de soluções de hipoclorito de sódio são empregadas durante o preparo biomecânico, por endodontistas e clínicos gerais que praticam a endodontia, não existindo uma unanimidade quanto a escolha, nenhum ...
5- Uma vez processada a radiografia, mede-se o comprimento aparente do instrumento (CAI) e o comprimento aparente do dente (CAD), que nada mais são do que os comprimentos do instrumento e do dente vistos na radiografia, respectivamente.
Este ácido é extremamente reativo e, por sua vez, ataca os aminoácidos que constituem as proteínas alterando sua estrutura tridimensional. A estrutura de uma proteína é muito importante para a sua função. Quando proteínas importantes perdem sua forma, as células do organismo podem não sobreviver por muito tempo.
I - Água Sanitária: Solução aquosa com a finalidade de desinfecção e alvejamento, cujo ativo é o hipoclorito de sódio ou de cálcio, com teor de Cloro Ativo entre 2,0 e 2,5% p/p, podendo conter apenas os seguintes componentes complementares: hidróxido de sódio ou de cálcio, cloreto de sódio ou de cálcio e carbonato de ...
Atualmente a hipoclorito de sódio é fabricado de duas maneiras, principalmente: A partir da eletrólise de uma solução de cloreto de sódio onde é produzido cloro gasoso e hidróxido de sódio (NaOH). Passando um fluxo de cloro gasoso em uma solução concentrada de NaOH.
O cloro é encontrado facilmente disponível nas formas gasosa (Cl2), líquida (hipoclorito de sódio) e sólida (hipoclorito de cálcio). A forma gasosa apresenta alta solubilidade em água, entretanto, têm a desvantagem por ser um gás tóxico, irritante e corrosivo.
O cloro comum pode facilmente alterar o sabor e odor da água (devido à formação de clorofenóis), e os animais percebem isso, reduzindo a ingestão.
A maior diferença entre os dois é que uma substância deriva da outra, o cloro passa por transformações que o tornam em hipoclorito, que junto à soda cáustica vira hipoclorito de sódio. A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio.
A Solução de Milton é utilizada por ter propriedades benéficas para a saúde bucal do paciente. Solução de Milton é uma solução irrigadora. Ela é usada antes, durante e depois a preparação e instrumentação dos procedimentos odontológicos. Curiosidade: a solução é composta por hipoclorito de sódio a 1%.
Os materiais obturadores utilizados em endodontia podem ser agrupados em duas categorias: materiais em estado sólido - cones de guta-percha e cones de resina; e materiais em estado plástico - cimentos à base de óxido de zinco e eugenol; cimentos à base de resinas plásticas; cimentos à base de hidróxido de cálcio; ...
FISHER (1927) enfatizou que um material obturador ideal de canais radiculares deveria preencher os seguintes requisitos: selar hermeticamente o canal radicular; não ser irritante aos tecidos; não sofrer alteração dimensiona/após o endurecimento; ser passível de esterilização; ser insolúvel e impermeável aos fluídos ...
Um cimento endodôntico deve ser biocompatível, antibacteriano, não tóxico e radiopaco, e não deve ser reabsorvível ou solúvel num ambiente oral. Além dessas características, também é esperado que ele seja económico, fácil de manusear e capaz de se adaptar às paredes do canal radicular tanto quanto possível.
O EDTA é um agente quelante específico para os íons cál- cio. Ele tem a capacidade de limitar a formação da smear layer, “sequestrando” a sua parte inorgânica e deixando a matéria or- gânica para ser removida por um agente irrigante, como, por exemplo, a solução de hipoclorito de sódio.
Em formulações de shampoo, sabonetes e produtos de higienização pessoal, o EDTA Dissódico evita que íons cálcio e magnésio sofram precipitação e interfiram na formação de espuma dos produtos.
Quem se serve primeiro a mesa?
O que é sistema do livre convencimento motivado?
Qual é a pena mínima de um homicídio?
Quantos anos tem o Tommy Vercetti?
Quais os principais fenômenos metalúrgicos associados à fundição?
Como consertar spray de água termal?
Como fica aposentadoria para quem contribuiu antes de 1994?
Por que o número 1 não é primo?
Como conseguir segunda via do histórico escolar RJ?
Qual aplicativo baixar para declarar Imposto de Renda?
Onde é encontrado o ácido acético?
Quais são as dimensões da educação infantil?