Mantêm maior controle dos processos Com um centro de distribuição, o endereçamento das mercadorias é mais preciso, pois geralmente há mais espaço. Assim, nenhuma mercadoria será perdida no armazém e será facilmente localizada, economizando o tempo dos separadores de pedido.
Conheça os benefícios de um centro de distribuição
8 dicas para tornar a logística mais eficiente
Centro de Distribuição, ou CD, é uma unidade onde são realizadas rotinas da Gestão de Estoque de produtos a fim de melhor organizar a distribuição de mercadorias (seja a distribuição para clientes ou outras filiais).
Por meio do processo de armazenagem, a companhia consegue definir locais para a movimentação de mercadorias, otimizando todo o fluxo. Isso é muito importante para as operações do negócio. Os locais centralizados facilitam o recebimento, a preparação e o envio de produtos aos consumidores.
Benefícios do centro de distribuição
O centro de distribuição desempenha funções essenciais para o sucesso do negócio, como recebimento e conferência de mercadorias, estocagem, separação dos pedidos, embalagem dos itens e autoria de estoque.
O grande objetivo das estratégias de distribuição e logística é garantir a disponibilidade de recursos em quantidades ideais e em seus devidos locais, sempre que necessário, a fim de manter a operação em pleno funcionamento.
O centro de distribuição é onde ficam armazenadas as mercadorias quando chegam das fábricas e antes de serem entregues aos pontos de venda (PDV). É uma unidade física de armazenamento e despacho, estruturada para receber os produtos de uma empresa de forma centralizada.
Além dos Indicadores de Desempenho, você precisará saber se o Centro de Distribuição está contribuindo para um resultado financeiro positivo da organização, ou se a manutenção de toda a estrutura gera mais despesa do que receita. Fazer o controle é fundamental para que sejam identificados pontos a serem melhorados a fim de que o CD seja rentável.
Por que os centros de distribuição são uma vantagem competitiva para as empresas? Nos últimos anos, a logística se tornou parte do planejamento estratégico das empresas. Foi percebido que ela está totalmente ligada à eficiência em atender aos pedidos dos clientes de forma rápida e dentro de suas expectativas.
Um centro de distribuição, se bem administrado, pode tornar o processo de entrega de mercadorias muito mais rápido. Porém, o fato de ter um estoque centralizado não vai fazer com que as atividades se tornem mais eficientes por si só. O endereçamento dos materiais precisa estar correto, as mercadorias precisam estar dispostas de acordo com ele.
Existem métodos e ferramentas que podem ser aplicados na rotina de um centro de distribuição que ajudam a aumentar o controle sobre o fluxo de atividades, além de auxiliar na tomada de decisão. Classificação dos itens do estoque com base na representatividade que possuem sobre o faturamento, giro e lucratividade.
Como saber se tem direito ao precatório?
Como fazer uma breve descrição sobre mim?
Quem é o membro mais bonito da Akatsuki?
Qual é o conceito de filosofia?
Qual o sistema operacional de uma Smart TV?
Quanto tempo leva para engordar com Cobavital?
É possível ganhar 5kg de massa muscular em 1 mês?
Qual a importância da preservação da língua e da cultura indígena no Brasil?
O que causa ressecamento da pele?
Qual a profissão mais difícil de arrumar emprego?
Como publicar um livro em uma editora espírita?
Qual a diferença entre o Rennova Fill e o Lift?
Quais carros não pagam IPVA em 2021 SP?