O neocolonialismo no continente africano foi justificado pelos europeus como missão civilizatória para encobrir seus interesses econômicos nesse território. Além disso, o neocolonialismo era baseado em inúmeras teorias raciais do período, destacando-se entre elas o darwinismo social.
O neocolonialismo, também conhecido como Imperialismo, compreende as fases política e econômica de colonização dos países africanos e asiáticos pelos países europeus e pelos Estados Unidos, durante todo o século XIX e parte do século XX.
Além da exploração dos territórios e povos colonizados, o neocolonialismo provocou uma série de conflitos internacionais. Eles eram motivados tanto por disputas entre os colonizadores, quanto pela independência dos territórios colonizados - o que causou grande impacto no desenvolvimento destes países dali em diante.
Mapa de África Colonial em 1913.
Outras guerras e conflitos foram frutos do neocolonialismo. Entre elas, podemos inclusive destacar a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Por fim, percebemos que a solução obtida pelas nações industriais frente à questão de sua superprodução econômica teve conseqüências desastrosas.
O Imperialismo ou Neocolonialismo surgiu no século XIX quando nações desenvolvidas iniciaram um processo de expansão territorial sobre outros locais na África, Ásia e Oceania. ... Como o próprio nome já sugere, o Imperialismo foi responsável pela formação de gigantes impérios ultramarinos.
O neocolonialismo consiste na dominação política, econômica, cultural e social de grandes potências capitalistas da Europa, sobre territórios na África e na Ásia, em especial. Esse processo se iniciou no princípio do século XIX e teve duração até o século XX, durante a Primeira Guerra Mundial.
A partir de então, os europeus difundiram a ideia de que o imperialismo, ou neocolonialismo, seria uma missão civilizatória de uma raça superior branca europeia que levaria a civilização (tecnologia, formas de governo, religião cristã, ciência) para outros lugares.
O neocolonialismo no continente africano foi justificado pelos europeus como missão civilizatória para encobrir seus interesses econômicos nesse território. Além disso, o neocolonialismo era baseado em inúmeras teorias raciais do período, destacando-se entre elas o darwinismo social.
Outros conflitos foram frutos do neocolonialismo, incluindo a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, observando-se que a solução aplicada pelas nações industrializadas frente às disputas de hegemonia geopolítica para expansão dos seus mercados teve consequências desastrosas.
Apesar de contarem com grandes espaços de dominação, o controle das regiões alvo da prática neocolonial impulsionou um forte acirramento político entre as potências européias. Os monopólios comerciais almejados pelas grandes potências industriais fizeram do século XIX um período marcado por fortes tensões políticas.
Qual é a maior unidade de medida?
O que podemos fazer para melhorar o processo de atendimento a PCD?
O que significa medir e grandeza?
Por que falar de igualdade de gênero?
O que é um benefício por tempo indeterminado?
Como funciona o afastamento do trabalho?
Como funciona o afastamento por doença?
Quando a empresa afasta pelo INSS?
Como faço para recuperar uma pessoa excluída do Facebook?
O que fazer para diminuir edema na fisioterapia?
Quais são as novas leis trabalhistas para 2021?
Quanto gasta de energia um restaurante?
Quanto maior o pH maior a condutividade elétrica?
Como funciona o Abastece Aí do Posto Ipiranga?
Como reduzir o consumo do isopor?