A Nova Ordem Mundial entende-se como uma disputa econômica e financeira entre três polos de poder que são: Polo Americano – liderado pelos Estados Unidos; Polo Europeu – liderado pela Alemanha; Polo Asiático – liderado pelo Japão e pela China.
Atualmente, os polos mundiais de poder, tanto no contexto econômico, político e militar, são os Estados Unidos, a União Europeia e a China.
Essas duas superpotências apresentavam ideologias diferentes: Estados Unidos, capitalista; e União Soviética, socialista. Com isso, EUA e URSS passaram a exercer forte influência na política global, estabelecendo, portanto, uma ordem geopolítica mundial bipolar.
O mundo bipolar
De um lado, estavam os Estados Unidos, de economia capitalista, liderando um bloco de países também capitalistas. De outro lado, o mesmo acontecia com a União Soviética, mas com uma economia socialista e aliados também contrários ao capitalismo.
Um dos maiores símbolos da Guerra Fria foi o muro de Berlim. Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida entre quatro vencedores: França, Inglaterra, Estados Unidos e URSS. Os países capitalistas fizeram uma nova aliança e estabeleceram seu domínio sobre a Alemanha Ocidental.
20 curiosidades que você vai gostar
“Doutrina Truman” é uma expressão que designa um conjunto de medidas políticas e econômicas assumidas depois de março 1947, data em que o então presidente dos EUA, Harry Truman, profere um violento discurso contra a “ameaça comunista”, onde diz que os EUA assumem o compromisso de defender o mundo dos soviéticos.
A ideia da OTAN era criar uma aliança militar de países alinhados aos Estados Unidos visando a impedir uma posição de agressão dos soviéticos. A OTAN foi uma forma de os EUA imporem a sua hegemonia sobre o continente europeu. Na mesma proposta, os soviéticos criaram o Pacto de Varsóvia, em 1955.
O que é ordem bipolar? (Bi) significava “dois pólos”. O mundo ficou dividido entre duas potências mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética. Portanto, muitos dos conflitos e das questões econômicas e políticas da época tinham relação com a disputa entre essas duas potências.
O chamado Mundo Bipolar foi caracterizado por um período em que Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) despontaram como as maiores potências mundiais. ... A União Soviética passou a exercer influência no Leste Europeu, em Cuba e em algumas porções da África e da Ásia.
гла́сность, lit. "transparência") foi uma política implantada, juntamente com a Perestroika ("reestruturação"), na União Soviética, durante o governo de Mikhail Gorbachev.
BIPOLAR → Dois centros de poder. MULTIPOLAR → Vários centros de poder. potências industriais que buscaram defender seus interesses econômicos e ampliar sua influência política, cultural e militar no mundo. TRÍPLICE ENTENTE → Reino Unido, França e Rússia.
Foi a época da bipolaridade, nessa ordem as potências hegemônicas eram Estados Unidos e União Soviética. e) a partir do final da Segunda Guerra Mundial, mudanças geopolíticas profundas ocorreram, nessa época uma nova ordem é imposta e o mundo passou a ser multipolar.
Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos. Exemplos: Estados Unidos, Japão, França, Alemanha Ocidental. Segundo mundo: países socialistas. Exemplos: União Soviética (URSS), China, Alemanha Oriental.
A Nova Ordem Mundial é o contexto econômico, político e militar que envolve os Estados no plano internacional. Ela surgiu depois da queda do Muro de Berlim e do fim da Guerra Fria. Dessa maneira, foi consolidado o sistema capitalista, tendo os Estados Unidos da América como a potência mundial principal.
As duas principais potências econômicas atuais são Estados Unidos e China. Responsável por cerca de 24% do PIB mundial, os Estados Unidos são o maior importador e o terceiro maior exportador de produtos do mundo. ... As projeções para 2020 não são nada animadoras para os Estados Unidos.
O mundo multipolar é uma nova organização geopolítica, de forma que há distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar. ... Com o declínio do regime socialista em âmbito global, o capitalismo despontou hegemonicamente como sistema político-econômico mundial.
Neste sentido, entendemos por unipolar um sistema internacional no qual existe uma concentração de riqueza e poder numa potência que não tende a ser contestado por uma coalizão de todas as outras potencias relevantes.
As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências. Os pontos principais incluem: ... antagonismo militar e político entre os blocos; capitalismo vs socialismo.
A rivalidade criada entre essas duas potências que interferiam diretamente na política de vários países com a bipolarização do mundo impulsionou conflitos armados como a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã, a Revolução Cubana, além de conflitos no Oriente Médio, conflitos entre grupos separatistas na África e apoio a ...
O agravamento da crise do sistema socialista ocasionou um processo de enfraquecimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que culminou em 1991, na desintegração desta. Esse fato estabeleceu o fim da Guerra Fria, e, consequentemente, da ordem mundial bipolar.
O Plano Real também promoveu a desindexação da economia, isto é, preços e valores não teriam reajuste diário baseado na inflação, uma vez que esse reajuste contínuo era uma das causas da hiperinflação brasileira. A proposta do governo foi desindexar a economia da inflação e indexá-la ao dólar, uma moeda estável.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental em consequência da bipolarização mundial. ... Esse muro dividiu fisicamente as Alemanhas e foi o principal marco da Guerra Fria e da separação do mundo entre as duas ideologias contrárias, o capitalismo e o socialismo.
Mas, efetivamente, além das tecnologias que conhecemos, como aspirador de pó, forno micro-ondas, GPS, espuma viscoelástica e outras desenvolvidas para atender a corrida espacial, protagonizada pelas duas grandes potenciais mundiais da época, Estados Unidos e União Soviética, o que mais podemos dizer que herdamos deste ...
Vale ressaltar que a Doutrina Truman tinha em vista proteger o capitalismo mundial, enquanto o Plano Marshall buscava o fortalecimento e ampliação do sistema capitalista. ... A ação militar dos Estados Unidos é bem intensa sob a Doutrina Truman, com intervenções militares na guerras: Guerra da Coreia (1950-1953)
A Doutrina Monroe foi proferida pelo presidente James Monroe no dia 02 de dezembro de 1823, no Congresso norte-americano. Em seu pronunciamento, James deixou claro que o continente não deveria aceitar nenhum tipo de intromissão europeia sobre quaisquer aspectos, isto é, “América para os americanos”.
Como transformar uma planilha em Excel em PDF?
Como transformar peso em porcentagem?
Quais são os graus de autistas?
O que é Balanço Patrimonial e sua importância?
Como funciona o app walkie talkie Communication?
Como abrir crediário na Magazine Luiza sendo autônomo?
Como Transformar arquivo de áudio em texto no Word?
Como identificar os tipos de reações químicas?
Quais são os melhores aplicativos para desenhar?
É melhor ter irmãos ou ser filho único?
Como transformar juros ao mês para ano?
O que o Eminem fala em rap God?
O que colocar no objetivo do currículo de vigilante?
Porque o fruto do guaraná parece com um olho?
Como transformar uma pasta em um arquivo RAR?