Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.
Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados por átomos de carbono e hidrogênio. Além disso, não conduzem corrente elétrica. A química orgânica é responsável por estudar diversos tipos de compostos. Dentre eles estão os hidrocarbonetos, caracterizados por serem moléculas formadas por carbono (C) e hidrogênio (H).
Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio (O), azoto ou nitrogênio (N) e enxofre (S), dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais.
· Solubilidade: são solúveis em substâncias que assim como eles são apolares ou têm baixa polaridade. Não se dissolvem na água, que é polar; · Usos e aplicações: são muito utilizados na indústria, principalmente na indústria petroquímica, pois os hidrocarbonetos são a maior parte da constituição do petróleo.
Os hidrocarbonetos são compostos químicos constituídos primariamente por átomos de hidrogênio e carbono, por meio de ligações covalentes. Além desses dois elementos, também podem haver átomos de nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre na composição, formando grupos especiais.
Vejamos as características dos principais Hidrocarbonetos: - Alcanos: são hidrocarbonetos alifáticos saturados, isto é, apresentam cadeia aberta com simples ligações apenas. Fórmula geral: CnH2n+2. Butano: C 4 H 10. - Alcenos: ou olefinas, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados que apresentam uma dupla ligação. Fórmula geral: CnH2n.
Estado físico: em condições normais de temperatura e pressão, hidrocarbonetos com quatro ou menos átomos de carbono estão em estado gasoso. Os que possuem de 5 a 17 carbonos estão em estado líquido, e os hidrocarbonetos com mais de 17 carbonos são substâncias sólidas.
Os hidrocarbonetos possuem apenas hidrogênio e carbono na estrutura molecular. Fonte: Escola Educação Neste caso, podem ser normais ou ramificadas. Sendo assim, as cadeias normais não possuem radicais alquila, enquanto as ramificadas possuem na cadeia principal a presença de radicais alquila.
Quando os hidrocarbonetos são ramificados, além do nome da cadeia, as ramificações também devem ser indicadas. Para isso, deve-se considerar a cadeia mais longa como a cadeia principal, a qual é numerada e indicam-se as posições das ramificações.
Como saber a hora de trocar a nota na música?
Como saber o dia de pagamento do benefício do INSS?
Como limpar o tapete da sala com vinagre?
Quando é hora de colher o alho?
Como medir a capacidade pulmonar total?
Como saber a classificação de um jogo?
Como medir audiência de um site?
Qual o tempo de vida de uma pessoa com câncer no pulmão?
Como medir corretamente cintura e quadril?
Quando inicia as matrículas para 2021?
Qual o lugar certo para medir a barriga?
Como saber a espessura do fio de cabelo?
Como calcular a circunferência de uma roda?
Como é medida a circunferência da Terra?