A perícia contábil é dividida em três tipos: Judicial, solicitada pelo o Poder Judicial; Extrajudicial, solicitadas pelas pessoas jurídica e física para uma análise não judicial da empresa e Arbitral, busca solucionar os desacordos entre as partes, fora do âmbito da justiça para agilizar acordos entre elas.
Os principais usuários da perícia contábil são o Ministério Público, a própria Justiça e as pessoas em geral, particular ou administrativa, fiscal, civil, comercial, trabalhista etc.
No que versa efetivamente sobre o ato pericial, podem participar além do perito: as partes, o Ministério Público nas ações que atuam; o(s) assistente(s) técnico e o juiz.
Quem pode realizar perícias contábeis? A realização de perícias contábeis (judiciais, arbitrais e extrajudiciais) constitui atribuição privativa dos bacharéis em Ciências Contábeis com registro ativo no CRC na categoria de contador. A função de assistente técnico também é prerrogativa exclusiva de contadores.
Chamamos de perícias judiciais quando são realizadas por determinação do juiz e perícias extrajudiciais quando são realizadas por iniciativa dos interessados, sem a determinação do juiz.
43 curiosidades que você vai gostar
Uma perícia extrajudicial poderá dar-lhe assistência técnica em diversas situações. Ao contrário de uma perícia judicial, a extrajudicial é aplicada em situações onde não é necessária a presença do Estado através do Poder Judiciário, a qual é ajustada por acordo entre as duas partes envolvidas.
Perícia extrajudicial
Esta perícia pode ser dividida em três tipos, são eles: Perícia arbitral; Perícia no âmbito estatal; Perícia voluntária.
Para ser perito na área contábil é preciso concluir a graduação em Ciências Contábeis, estar devidamente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade. Vale ressaltar que, conforme a legislação vigente, a perícia contábil é uma atividade exclusiva dos contadores.
Perito é o Contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiência, da matéria periciada. O perito é a pessoa nomeada pelo juiz ou pelas partes (em caso de perícia extrajudicial).
O que sabemos sobre os índios brasileiros?
Quem pode se declarar hipossuficiente?
Quem pode pedir exame de Sanidade Mental?
O que dizer para provocar ele?
Como apagar apps do Apple watch?
Como remover tinta da fibra de carbono?
Como remover muitos seguidores de uma vez?
Como remover um item do sumário?
Como remover diretório no Linux terminal?
Como retirar o ponto no Excel?
Como tirar tinta látex da parede?
Como remover um tema do Xiaomi?
Como lavar capa de chuva de moto?
Como saber se tem outro iPhone conectado no meu?
Como fazer limpeza de fachadas?