Tipos de verdadeVerdade material é a adequação entre o que é e o que é dito;Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos;É uma verdade analítica a frase na qual o predicado está contido no sujeito.
A concepção de verdade.
Em latim, a verdade (veritas) é aquilo que pode ser demonstrado com precisão, referindo-se ao rigor e a exatidão. Assim, a verdade depende da veracidade, da memória e dos detalhes.
Na concepção grega, a verdade é alétheia, que significa o não oculto, o não, dissimulado e, como tal verdadeiro, é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito, é a manifestação do que é ou existe tal como é. O falso é pseudos, o escondido, o encoberto, o dissimulado, parece ser, mas não é como parece.
Nossa ideia da verdade foi construída ao longo dos séculos, a partir de três concepções diferentes, vindas da língua grega, da latina e da hebraica.
O que é Verdade:
Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada.
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A veracidade é os resquícios que tornam uma premissa uma verdade, são as causas e o meio a qual se objetiva a verdade, são os pontos que fazem com que seja verdade. A realidade é o perceptível, ou tudo que existe, se afirma como sendo o que realmente exista independente da sua veracidade ou não.
O que é verdade e o que é mentira vai depender do referencial maior, pois aquilo que atribuímos com verdade vai designar automaticamente o que são suas mentiras e aquilo que atribuímos com mentira designar automaticamente o que são suas verdades.
Para descobrir o que é “verdade” para a Filosofia, precisamos primeiro encontrar o que entendemos como verdade. O prof. Eduardo explica que esse conceito passa por um processo utilitário. Estabelecemos verdade através de um sistema de valores.
Tipos de verdadeVerdade material é a adequação entre o que é e o que é dito;Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos;É uma verdade analítica a frase na qual o predicado está contido no sujeito.
Para Platão e Aristóteles a verdade seria a “exata correspondência” de um enunciado com a realidade da coisa por ele proferida. Para Aristóteles, na busca da verdade percorremos quatro degraus fundamentais: Ignorância - estado de completa “ausência de conhecimento” do Sujeito em relação ao Objeto.
LiberdadeLiberdade de pensamento.Liberdade de opinião.Liberdade de expressão.Liberdade religiosa.Liberdade de imprensa.Liberdade de ir e vir.Liberdade condicional.
Dessa forma, podemos concluir que a Filosofia é a busca da verdade e que esta verdade é um dos objetivos permanentes da investigação filosófica, pois a verdade é o que nos desenvolve, o que nos liberta e nos realiza.
A primeira verdade indubitável encontrada por Descartes é: "Eu penso!". Ele chega a ela após submeter seus pensamentos ao exame crítico conhecido como dúvida metódica, em que decide aceitar como válidas somente ideias indubitáveis ao exame do pensamento puro.
A busca pela verdade ou, por um conhecimento mais polido da realidade, como preferir, deve ser aberta a questionamentos e inclusive ao ceticismo rigoroso. O ceticismo deve servir para autocritica, inclusive.
Para saber quem somos, basta que se observe o que fizemos da nossa vida. Os fatos revelam tudo, as atitudes confirmam. O que você diz - com todo respeito - é apenas o que você diz. A verdade é que o que dizemos não tem tanta importância.
Se não sucumbirmos ao ceticismo radical – que em última instância recusa a filosofia - nem ao dogmatismo- que se aloja na comodidade das verdades absolutas-, poderemos melhor suportar o espanto, a admiração, a controvérsia e aceitar o movimento contínuo entre certeza e incerteza. ...
A verdade é aquilo que todo o homem precisa para viver e que ele não pode obter nem adquirir de ninguém. Todo o homem deve extraí-la sempre nova do seu próprio íntimo, caso contrário ele arruina-se. ...
Nietzsche foi um dos primeiros filósofos a pensar a problemática da mentira com maior substrato e senso crítico. Para ele, assim como a verdade, a mentira nada mais é do que uma construção social, sendo relativizado seu sentido a depender do contexto o qual ela se insere.
Mentira é a afirmação de algo que se sabe ou suspeita ser falso; não contar a verdade ou negar o conhecimento sobre alguma coisa que é verdadeira. A mentira é o ato de mentir, enganar, iludir ou ludibriar.
A veracidade ou verdade de Deus é o atributo que o define como perfeitamente confiável. Tudo o que há em Deus, assim como o que Ele fala é verdadeiro. A Bíblia chama o Deus trino de verdade ou verdadeiro [Sl 31.5; Jo 3.33; 14.6; 16.13; 17.3; 1Jo 5.6; Ap 19.11].
Qualidade do que é verdadeiro: 1 autenticidade, realidade, efetividade, fidedignidade, genuinidade, verdade, vericidade. Capacidade de dizer a verdade: 2 certeza, exatidão, fidelidade, franqueza, honestidade, lisura, precisão, retidão, rigor, sinceridade, transparência.
O juízo é verdadeiro quando une na proposição o que está unido na realidade, ou separa, na proposição, o que está realmente separado. A verdade é, assim, a adequação ou a correspondência entre o juízo e a realidade. Esse tratado procura principalmente determinar as oposições possíveis entre as proposições.
Que não admite dúvida; evidente.
De acordo com o pensamento do filósofo, ao duvidar de algo já estaria pensando e, por estar duvidando, logo pensando, estaria existindo. Descartes entendeu que ao duvidar, estava pensando, e por estar pensando, ele existia. Desta forma, a sua existência foi a primeira verdade irrefutável que ele encontrou.
Descartes convenceu-se de que a única verdade possível era sua capacidade de duvidar, reflexo de sua capacidade de pensar. Assim, a verdade absoluta estaria sintetizada na fórmula “eu penso”, a partir da qual concluiu sua própria existência.
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