Trovadores e Cancioneiros São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”. Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa foram: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.
A maioria das cantigas trovadorescas eram cantadas com o acompanhamento de diversos instrumentos musicais, a exemplo da viola, lira, harpa, flauta, alaúde e pandeiro. Por ter esse acompanhamento musical, eram chamadas de cantigas.
Nas cantigas de escárnio era comum o duplo sentido e a indireta. O autor era irônico, mas não revelava o receptor da sua mensagem. As cantigas de escárnio também tinham muitos trocadilhos. mas ressurgiu depois ao tercer dia!”
Cantiga de escárnio: são composições em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. ... Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara. Muitas vezes, há trechos de baixo calão e a pessoa alvo da cantiga é citada nominalmente.
As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela.
As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos:
Características do Trovadorismo Nesse contexto, em que a liberdade artística e de pensamento eram restringidas pelo clero, surgiu o Trovadorismo, movimento literário medieval caracterizado por uma “poesia cantada”, as chamadas cantigas trovadorescas. Elas são assim classificadas: de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.
Nessa época, as poesias eram feitas para serem cantadas ao som de instrumentos musicais. Geralmente, eram acompanhadas por flauta, viola, alaúde, e daí o nome “cantigas”. O autor das cantigas era chamado de “trovador”, enquanto o “jogral” as declamava e o “menestrel”, além de recitar também tocava os instrumentos.
O autor das cantigas era chamado de trovador, e dele era exigido um grande conhecimento artístico, uma vez que os os textos necessitavam certo rigor formal, essencialmente relacionado às métricas e rimas, objetivando a sua musicalização.
Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente. Nesse contexto, surgiram as cantigas trovadorescas ou provençais. São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.
Como saber quais são meus dons espirituais?
Como achar um ponto de restauração do sistema?
Como saber se estou no padrão coreano?
Quais os primeiros sinais de rugas?
Como saber se eu estou com leptospirose?
Como saber se eu tenho metabolismo lento ou rápido?
Como saber se seu namorado virtual te ama de verdade?
Quem tem acesso ao NOW da Claro?
Como diminuir o cursor no Word?
Como mudar o idioma do filme no Telecine?
Como manter o número do celular com outro chip?
Como criar uma nova imagem no aplicativo?
Como mudar o tamanho da letra do Twitter?
Como deixar o cabelo bem arrumado masculino?
Como alterar o plano de fundo da tela de bloqueio?
Como mudar o ângulo de um desenho no AutoCAD?
Como saber onde está o vínculo Excel?