Existem dois tipos de transplante de medula óssea: alogênico e autólogo.
Se o paciente não tem um doador aparentado compatível, medula óssea de uma pessoa não aparentada e com uma composição genética semelhante pode ser usada. Em algumas circunstâncias, um pai ou filho que tenha apenas metade da correspondência também pode ser usado; isso é chamado de transplante haploidêntico.
De modo geral, há dois tipos de transplantes: o autólogo, cujas células, tecidos ou órgãos são retirados da própria pessoa e implantados em um local diferente do corpo; e o alogênico, que compreende a retirada de material de outra pessoa (doador) para ser implantada no paciente (receptor).
Para receber o transplante, o paciente é submetido a um tratamento que ataca as células doentes e destrói a própria medula. Então, ele recebe a medula sadia como se fosse uma transfusão de sangue. Uma vez na corrente sanguínea, as células da nova medula circulam e vão se alojar na medula óssea, onde se desenvolvem.
É um tipo de tratamento que consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente, ou alogênico, quando a medula vem de um doador.
23 curiosidades que você vai gostar
“De forma geral, os pacientes com transplante autólogo retomam a vida normal em dois ou três meses após o transplante, enquanto os que fizeram transplante alogênico precisam de seis meses a um ano para voltar à rotina”, diz o hematologista, Nelson Hamerschlak, coordenador de Hematologia e Transplante de Medula do ...
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no geral, os riscos para o doador são pequenos e estão relacionados à necessidade de anestesia. Dentro de poucas semanas, a medula é totalmente recuperada.
O procedimento é indicado para pacientes com doenças do sangue como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia. No Brasil, estima-se que as chances de compatibilidade sejam de 1 para 100 mil, por isso o cadastramento em um banco de doadores é tão importante.
Na coleta de medula óssea, o procedimento ocorre em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. As células serão coletadas através de punções na região pélvica posterior (osso do quadril) e dura cerca de 90 min.
Transplante de medula óssea
O transplante de medula pode apresentar o valor de R$300 mil a R$600 mil. Esse custo está relacionado aos procedimentos laboratoriais, que exigem uma verba maior.
Os dados de transplantes de órgãos sólidos efetivados entre 2001 e 2017 apontaram o transplante de rim como o mais frequente, com 70.032 (70,2%), seguido de fígado (22.078; 22,1%), coração (3.793; 3,8%), pâncreas associado a rim (2.119; 2,1%), pulmão (1.014; 1,0%) e pâncreas isolado (878; 0,8%).
O transplante haploidêntico é um tipo de transplante alogênico, ou seja, proveniente de um doador, no entanto com a vantagem de não precisar ser totalmente compatível para que o procedimento possa ser realizado.
✓ Vários tipos de transplantes, tais como: coração, medula óssea, e renal e fígado pediátrico; ✓ Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário; ✓ Implantação de Dispositivos de Assistência Circulatória; ✓ Capacitação em doação de órgãos.
Existem três tipos de transplante: alogênico, autólogo e singênico.
O transplante é realizado via substituição de uma medula óssea doente por células normais da medula óssea, de forma a reconstituir uma medula saudável. As células utilizadas no transplante são as células-tronco hematopoéticas, responsáveis pela produção das células sanguíneas.
O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pacientes com doenças de sangue, como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia. No Brasil a chance de encontrar medula compatível é de uma em cem mil, por isso, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances dos pacientes.
O método é uma opção contra mais de 200 doenças diferentes, como o mieloma múltiplo, leucemias, linfomas e anemias muito graves. Nesses casos, costuma ocorrer um defeito na produção ou no amadurecimento das células do sangue – o que pode ser fatal.
Sim. A medula se recompõe em 15 dias e você pode realizar uma nova doação, sem nenhum prejuízo à sua saúde. Em geral, recomenda-se que uma segunda doação ocorra somente após seis meses da primeira e, de preferência, utilizando um método de coleta distinto.
Coordenador da área de Transplantes de Medula Óssea do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, Massumoto explica que a doação é simples, rápida e nada burocrática. Mais do que isso, a pessoa pode fazer várias vezes ao longo da vida, sem qualquer prejuízo para a saúde.
A complicação mais usual do transplante de medula óssea está associada ao problema de incompatibilidade. Ela é denominada de Doença de Enxerto Contra Hospedeiro (DECH) ou GVHD(graft-versus-host disease do inglês), popularmente conhecido como rejeição.
Os principais riscos se relacionam às infecções e às drogas quimioterápicas utilizadas durante o tratamento. Com a recuperação da medula, as novas células crescem com uma nova memória e, por serem células da defesa do organismo, podem reconhecer alguns órgãos do indivíduo como estranhos.
Entre três e cinco semanas após o transplante, muitos pacientes já conseguiram se recuperar de maneira suficiente para deixar o hospital. O paciente é liberado quando a medula óssea estiver produzindo número suficiente de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas saudáveis e quando não há complicações.
Depois da cirurgia, os principais riscos para os doadores é apresentar sangramento, embolia pulmonar e complicações relacionadas ao corte cirúrgico.
-Realização de tatuagem, colocação de algum piercing ou realização de algum tratamento de acupuntura ou mesoterapia: impede a doação durante 4 meses.
– Ter entre 18 e 35 anos de idade. – Estar em bom estado geral de saúde. – Não ter doença infecciosa ou incapacitante. – Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
O que é ação de extinção de condomínio?
Como descobrir a fonte de um logo?
Como regularizar imóvel irregular?
Como ligar o iMac pelo teclado?
O que fazer quando a geladeira Electrolux Frost Free não está congelando?
Como reiniciar a máquina de cartão da Cielo?
Como atualizar o cadastro do auxílio emergencial?
Como destravar ar condicionado Midea?
Como aumentar a aderência do tênis de futsal?
Como melhorar a capacidade aeróbica?
Como saber o diâmetro da esfera de um rolamento?
Como escrever um roteiro usando o Celtx?
Como melhorar a circulação sanguínea da cabeça?
Quais os processos pelos quais os seres vivos passam para que ocorra a evolução?