Com base em sua localização celular, os receptores hormonais são classificados em receptores de membrana celular ou receptores intracelulares.
O hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), também chamado corticotrofina, é um polipeptídeo que apresenta 39 aminoácidos, sintetizado pelas células corticotróficas da adeno-hipófise.
O exame mede a quantidade de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) no sangue. Ele é produzido na hipófise e estimula a fabricação de cortisol nas glândulas suprarrenais.
Os hormônios esteróides (hormônios adrenocorticais e sexuais) são sintetizados em vários tecidos endócrinos a partir do colesterol. Eles se deslocam até suas células-alvo através da corrente sanguínea, ligados a proteínas carregadoras.
Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.
A secreção hormonal pode obedecer a estímulos, estabelecendo ciclos ou ritmos de vários tipos, tais como ritmo circadiano (diário), ultradiano (horas), circalunar (mensal). Alguns hormônios, não entram na circulação sanguínea, mas podem ir até a célula-alvo por difusão passiva, como algumas prostaglandinas.
É uma glândula formada por cordões epiteliais anastomosados e rodeados de uma rede de sinuosidades. De acordo com a afinidade aos corantes, a adenoipófise apresenta dois grupos celulares: cromófilas (com granulações coráveis) a as cromofóbicas (sem granulações coráveis).
– O hormônio adrenocorticotrófico, ou corticotrofina (ACTH), um peptídeo de 39 aminoácidos produzido pela hipófise anterior, é o principal responsável pelo controle da produção de esteróides pelo córtex adrenal.
Níveis de ACTH acima do normal podem indicar: Doença de Addison. Hiperplasia adrenal congênita. Uma ou mais das glândulas endócrinas são hiperativas ou há formação de um tumor (neoplasia endócrina múltipla tipo I)
Observe abaixo as principais glândulas produtoras de hormônios no corpo humano: - Hipófise: Dentre a vasta quantidade de hormônios produzidos pela hipófise, podemos citar o adrenocorticotrófico, tireoideotrófico, prolactina, folículo estimulante, luteinizante, somatotropina. - Tireoide: Tiroxina, triiodotironina e calcitonina.
Ocitocina: Hormônio produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise. Está relacionado com a contração da musculatura do útero e de células da glândula mamária. Tiroxina e tri-iodotironina: Produzidos pela tireoide, esses hormônios estão relacionados com o nosso metabolismo.
Durante a evolução das técnicas reprodutivas, alguns análogos sintéticos desse hormônio têm sido utilizados em bovinos, principalmente para sincronização de estro e em transferência de embriões (TE), para a produção de corpo lúteo nos folículos.
Cada receptor só se combina com um determinado hormônio, ou seja, é uma ligação específica. É importante destacar que caso um hormônio esteja em grande quantidade na corrente sanguínea, a célula poderá diminuir o número de receptores em sua membrana. Em caso de diminuição, ela poderá aumentar seus receptores.
Como se dirigir a um corregedor?
Como se referir ao comandante do Corpo de Bombeiros?
O que é bom para limpar borracha de geladeira?
O que eu preciso para fazer uma automaquiagem?
Para que serve o Esfumador do lápis de olho?
Como limpar a placa de um controle?
Como limpar bolsa de couro branca com bicarbonato?
Como limpar camarão de água doce?
Como ser um bom vendedor em 5 passos?
Como controle biológico pode ser vantajoso em relação ao controle químico?