Podemos entender que ser cidadão é: participar como agente atuante de uma sociedade. É não deixar se oprimir e nem subjugar, encarar o desafio de defender seus direitos na busca de uma sociedade mais igualitária. Ser cidadão não se resume a cobrar do governo o retorno pelos altos impostos.
9). Já cidadão atuante, é um indivíduo que planeja, reflete e age, sempre com conceitos de moral e ética, com a finalidade de obter resultados satisfatórios para um bom desempenho de suas atividades .
A educação voltada para a cidadania propicia uma formação que promove a compreensão, a tolerância, à solidariedade e o respeito à diversidade social e cultural, assim como, a participação nos destinos do meio em que vive. ... É incorporar a preocupação ética em todas as dimensões da vida pessoal e social.
Como dito no texto, as cidadanias pode ser divididas entre: Cidadania civil - garantia de direitos relativos á liberdade; Cidadania política - garantia de direitos à participação política; e Cidadania social - garantia de direitos relativos à dignidade da vida humana. 3.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Cidadão é o habitante da cidade, e tem o direito de gozar de seus direitos civis e políticos do Estado em que nasceu, ou no desempenho de seus deveres para com este. O cidadão ao ter consciência e exercer seus direitos e deveres para com a pátria está praticando a cidadania.
A comunidade contribui com a educação integral quando: Compreende seu território como uma grande sala de aula, na qual a educação acontece a toda hora e em todo lugar, como resultado de um esforço compartilhado por toda a comunidade.
Ser cidadão implica em não se deixar oprimir nem subjugar, mas enfrentar o desafio para defender e exercer seus direitos. A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.
O exercício da cidadania também abrange a atuação na sociedade. A doação, seja ela de sangue, de órgãos, de bens materiais ou de alimentos, é uma das maneiras que o cidadão tem de atuar em prol da sua sociedade.
A análise com a perspectiva da lei, é bom dizer, sempre é mais objetiva. Pense em um estrangeiro que adquiriu a cidadania brasileira, por exemplo. O título não implica na obrigação de se adquirir hábitos dos brasileiros, mas sim de ter os mesmos direitos e deveres de quem nasceu no Brasil perante a lei.
São apenas algumas possibilidades para se consagrar como um cidadão protagonista e ativo no controle social e na participação nas decisões públicas municipais. Conhecer mais sobre os Conselhos temáticos da cidade e participar de algum deles, como o Conselho da Saúde, da Educação, do Meio Ambiente, entre outros.
A radioatividade foi descoberta por quem?
O que são as casas de Harry Potter?
Qual o significado de sonhar com muitos morcegos?
Quanto tempo durou a idade media?
Qual a altitude da cidade de Franca?
Quando avó morre quantos dias de licença?
Qual é o povo mais feliz do mundo?
Como acessar minha conta Xbox no PC?
Tem como fazer seguro de vida em nome de outra pessoa?
Como colocar o nariz no lugar?
O que significa pedir emprestado?
Quem foi o líder da revolta dos duendes?
Qual é o tamanho de uma cabeça normal?