Tipos de Razão SocialMEI (Microempreendedor Individual);LTDA (Sociedade Simples Limitada);Sociedade Simples Pura, S.A (Sociedade Anônima);Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada);entre outros.
Como escolher uma boa razão social? A razão social precisa ser baseada na atividade da empresa e respeitar algumas regrinhas. O ideal é que ele seja de fácil assimilação, não muito longo e que também possa ser usado, mesmo que em parte, como nome fantasia.
Como consultar a Razão Social pelo CNPJ
No site da Receita Federal tem um serviço chamado “ Consulta CNPJ ”. Você digita o CNPJ que deseja consultar e terá acesso à ficha cadastral da empresa, com diversas informações, como: Razão social.
Razão social é o termo registrado sob o qual uma pessoa jurídica (PJ) se individualiza e exerce suas atividades. Também pode ser chamada por denominação social ou firma empresarial. Este termo pode ou não estar relacionado ao nome fantasia do empreendimento (aquele mais conhecido, que seus clientes usam).
A Razão Social se refere ao nome de registro da empresa, que estará presente em questões jurídicas (contrato social, notas fiscais, etc). É diferente do Nome Fantasia, pois não está ligado às questões mais comerciais como a logomarca e fachada do negócio, por exemplo.
23 curiosidades que você vai gostar
O nome fantasia de uma empresa nada mais é do que a designação popular do título dela. Ou seja, o nome de marca, nome comercial ou nome de fachada, enfim como é conhecida pelas pessoas e divulgada em publicidades. Essa denominação é diferente da razão social.
MEI. A razão social para MEI, conhecido também por nome empresarial, é contstituído pelo seu nome + o número do seu CPF, como por exemplo, “Giovanna Ottoni Fieri 12345678912”. Esse é um nome padrão definido pela Receita Federal e só pode ser alterado quando o MEI realiza o enquadramento como ME.
Razão social é a denominação e a assinatura pelos quais é conhecida uma empresa comercial, seja ela uma sociedade limitada ou anônima. ... Não é possível registrar uma razão social já utilizada por outra empresa no mesmo estado, por isso é importante fazer uma pesquisa antes de solicitar o registro do nome.
A razão social é o nome de registro de uma empresa junto aos órgãos do governo e cartório e é o que vai constar em contratos, escrituras, documentos legais, notas fiscais etc. Ela é criada junto com o CNPJ e também é chamada de Denominação social – exatamente por ser, na prática, o nome da pessoa jurídica.
A razão social MEI também estará presente nos documentos que serão emitidos por você como contrato de prestação de serviços e de admissão de funcionário, bem como notas fiscais. Ele é que vai constar em documentos oficiais como processos judiciais, processos licitatórios, questões burocráticas, etc.
Para escolher nome empresarial o nome comercial deve ser o do titular. No caso de o nome descumprir com o princípio da novidade, deverá ser abreviado algum dos nomes, desde que não seja o último nome, ou deverá acrescentar a principal atividade econômica da empresa.
Enquanto a razão social precisa ser registrada na Junta Comercial e no contrato social, o nome fantasia não exige o dever legal de fazer o cadastro no INPI.
Indicar o nome completo ou abreviado do empresário, aditando, se quiser, designação mais precisa de sua pessoa (apelido ou nome como é mais conhecido) ou gênero de negócio, que deve constar do objeto. Não pode ser abreviado o último sobrenome, nem ser excluído qualquer dos componentes do nome.
O primeiro passo é ir à Junta Comercial ou Cartório onde a Razão Social foi primeiramente registrada. Lembre-se de que, ao fazer isso, você pode ter que refazer outras coisas, como os certificados digitais que estavam atrelados à Razão Social anterior.
A Coca Cola, por exemplo, tem como razão social "Coca Cola Indústrias Ltda", e a rede de hipermercados Carrefour é juridicamente conhecida como "Carrefour Comércio e Indústria Ltda".
Principais características da razão social
Apresenta, em geral, três partes: Nome de identificação da empresa; Área de atuação da empresa; Natureza jurídica da empresa.
7 dicas de como escolher o nome fantasia de sua empresaProcure um nome fácil de ser lembrado. ... Evite interpretações negativas. ... Pense na expansão. ... Considere o avanço dos seus produtos e serviços. ... Seu nome é sua marca? ... Fuja dos modismos. ... Confira a disponibilidade.
Até mesmo o MEI pode, a qualquer momento, ter Nome Fantasia. Basta atualizar os dados cadastrais no Portal do Empreendedor. Nesse sentido, apesar do Nome Fantasia poder ser igual à Razão Social, o ideal é escolher um nome diferente, criativo, que chame a atenção e inspire a curiosidade das pessoas.
Nome Fantasia, também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, é o nome popular de uma empresa, e pode ou não ser igual à sua razão social. ... Um bom exemplo de diferença entre Razão Social e Nome fantasia é o da Coca-Cola, que vem a ser o nome fantasia da empresa cuja razão social é Coca-Cola Indústrias Ltda.
2) Nome Fantasia
Nada impede que o nome fantasia seja o mesmo do nome empresarial, contudo, é difícil imaginar uma empresa com uma propaganda em que esteja disposto “Fulano Produtos de Tecnologia Ltda.”, por exemplo. Em comparação a pessoa física, o Nome Fantasia seria o apelido da empresa.
Para saber se uma marca existe legalmente, entre no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que disponibiliza sua base de marcas para consulta pública (clique aqui).
NOME OU DENOMINAÇÃO EMPRESARIAL. Considera-se nome empresarial (antiga "razão social") a firma ou a denominação adotada para o exercício de empresa. ... O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero de atividade.
A sociedade limitada deverá acrescentar o termo “limitada” ou “ltda” ao final de seu nome empresarial. Não o fazer implica na responsabilidade solidária (conjunta) dos sócios com a sociedade, indo por terra o conceito de sociedade limitada (art. 1.158 e seu § 3º do CC). Exemplos: José da Silva e Cia.
Formação do Nome Empresarial
Como Empresário Individual, o nome da empresa é formado pelo nome completo do empreendedor. Sendo assim, ele pode abreviar todos os prenomes. Também não pode ser excluído qualquer um dos componentes do nome.
Há uma diferença entre Marca e Nome Fantasia, pois, a marca é associada a um registro de propriedade e, o nome fantasia pode ou não ser registrado no contrato social, sem qualquer proteção.
Como contestar uma multa no DETRAN?
Como saber quem visita seu perfil no Facebook Iphone?
Como identificar proprietário de imóvel rural?
Como saber sobre o pagamento do IPTU?
Como descobrir quem é o narrador da história?
Quanto tempo leva para fazer o emplacamento do carro?
Como funciona o frete no Shein?
Como funciona o jogo de futebol americano?
Como selecionar todos os itens de uma camada AutoCAD?
Como reconquistar a ex que virou amiga?
Como selecionar todos os registros de uma tabela SQL?
Como funciona o iFood para pequenas empresas?
Como selecionar todo o texto no Corel Draw?