Pulso normocárdico: Batimento cardíaco normal. Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais. Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais. Pulso dicrótico: dá impressão de dois batimentos.
As artérias em que com frequência são verificados os pulsos: artéria radial, carótidas, facial, braquial, femorais, pediosas, temporal, poplítea e tibial posterior. Nessas artérias pode ser avaliado: o estado da parede arterial, a frequência, o ritmo, a amplitude, a tensão e a comparação com a artéria contralateral.
O pulso pode ser tomado em diversos pontos do corpo. Se o ponto onde tomamos o pulso estiver afastado do coração, estamos a tomar um pulso periférico (por exemplo, o pulso radial). Se a zona onde tomamos o pulso estiver próxima do coração, o pulso é central (por exemplo, o pulso carotídeo).
É recomendável a palpação dos pulsos superiores, o radial e o braquial, e dos inferiores pedioso, poplíteo e tibial posterior. Outros pulsos são palpáveis e aconselháveis para palpação em casos específicos, como o femural em casos de emergência.
São ondas de fluxo sanguíneo gerado pelos batimentos cardíacos e refletido nas artérias do corpo, podendo ser palpado em vários locais do corpo, os mais comuns são as veias carótida e braquial que se localizam na região do pescoço e do braço (pulso).
23 curiosidades que você vai gostar
Observar: - Estado da parede da artéria (lisa, endurecida, tortuosa); - Ritmo (regular, irregular);
...
Frequência de PulsoLocalizado medialmente ao processo estilóide do rádio;Emprega-se a polpa dos dedos indicador e médio.Polegar se fixa ao dorso do punho.Antebraço apoiado e em supinação.
Utilizar as polpas digitais dos dedos indicador e médio sobre a artéria radial com o polegar delicadamente no dorso do punho da paciente, variando a força de compressão até obter-se impulso máximo (Figura 1). Realizar a contagem das pulsações durante um minuto inteiro, após avaliação das características do pulso.
O pulso fraco é caracterizado pela dificuldade de palpação da onda de pulso arterial ou pela sua completa ausência.
A amplitude do pulso arterial é avaliada numa escala de 0 a 4+: 0/4+ - ausente (pulso não palpável); 1/4+ - diminuída (pulso pouco palpável); 2/4+ - normal; 3/4+ - aumentada; 4/4+ - muito aumentada.
Qual principal atividade econômica do Brasil?
Quantos litros de combustível pega no tanque do Onix?
Quais os fenômenos elétricos que podemos observar na natureza?
Pode desligar o celular todos os dias?
Quanto tempo o produto pode ficar na autorizada?
Qual é a raça do cachorro do Tintim?
O que é regime prisional aberto?
Qual a frase mais famosa de Nietzsche?
Quando a menstruação desce pouco pode ser gravidez?
Quanto o brasileiro consome de peixe?
Qual é a numeração da lixa d'água?
Como fazer detox no cabelo com vinagre?
Qual a relação da linguagem e cultura?
Como fazer óleo do caroço do abacate?