As numerações dependem do tipo de lixa e até mesmo de cada fabricante, sendo comuns as que vão de 36 até 600. Quanto menor o número, mais grossa será a lixa, e naturalmente, quanto maior, mais fina. Assim, uma lixa d água média poderia ser 220 ou 300.
Granulação da lixa Especificação/Utilização 220/240 Média, recomendada para madeiras. 320 Fina, a primeira lixa nos acabamentos mais finos. 400 Fina, recomendada para lustrar. 600/1200 Muito fina, lustre e polimento mais usada em borracharias e mecânicas.
Lixa d águaO nome já deixa uma boa dica sobre o uso dessa lixa. ... Essa lixa é bastante usada em superfícies metálicas finas e na funilaria. ... Em geral, a lixa de massa varia entre 36 e 220 no que se refere à granulometria.
é usada (seca) somente em madeira. é usada (seca) somente em superfícies metálicas. é ideal para o lixamento de rebocos, argamassas, massa corrida e gesso.
Tipo de lixa: 100 a 220. Indicado para pintura nova. Serve para remoção de farpas e contaminantes. Tipo de lixa: 320 a 360.
26 curiosidades que você vai gostar
A numeração de cada lixa está diretamente ligada a quantidade de grãos que aquela lixa possuí, quando mais alto o número, mais grãos ela possuí e mais delicado é seu lixamento. Os números nas lixas podem variar de 24 a 1.000, sendo os menores valores as lixas mais grossas, e os mais altos as lixas mais finas.
Numeração das Lixas
Granulação vai de 16 a 3000 e varia conforme o tipo de lixa e a sua utilização (como explicaremos abaixo). Importante lembrar que, quanto maior o número, mais fina e delicada ela é. A lógica é a seguinte: quanto mais grânulos, mais finos eles serão, e quanto menos grânulos maiores eles serão.
Existem alguns tipos de gramaturas de lixa: 80/120/180/220 e quanto maior a numeração, mais fina é a lixa e mais perfeito será o acabamento final.
60: uma das mais grossas, utilizada para os mesmos fins que as lixas acima. 80 / 100: grossa, usada mais para retirar oxidação de metais e tintas mais difíceis de serem removidas. 120/180: média, utiliza para qualquer tipo de lixamento. 220/240: média, mais usada em madeiras.
ConclusãoLixa massa: para lixar paredes, gesso e massa corrida.Lixa madeira: como o próprio nome já diz, para lixar madeira.Lixa No-fil: lixa para gessos, dry-wall, mdf e madeira selada ou envernizada com tecnologia anti empastamento.Lixa ferro: aqui o nome também ajuda na hora da compra.
INSTRUÇÕES DE USO: Corte a folha de lixa em pedaços de acordo com a dimensão do taco lixador. Utilize sempre água limpa na lubrificação. Não mergulhe ou deixe as lixas acumuladas no balde antes ou após serem utilizadas.
LIXA ÁGUA P/ POLIMENTO 600 3M. Lixa destinada à uniformização da textura ou eliminação de defeitos na pintura, tais como caroços, escorridos de tinta, pequenos riscos, entre outros. Pode ser usada no lixamento de primers e vernizes, e também em peças de metalografia.
De acordo com a variação dos tipos de lixa a granulação varia de 16 (a mais grossa) a 3.000 (a mais fina).
Lixamento – Utilize uma lixa de grão 2000 com cautela, pois o objetivo é a retirada da primeira camada de pintura. Lixe somente na direção do risco e durante todo o processo enxágue a área trabalhada. Isso vai servir para ver se o risco diminuiu.
Para acabamento em alongamento de unhas de todos os tipos: banho de gel, acrigel, fibra e porcelana! Produto excelente e de ótima fabricação.
Lixas para polimento são lixas muito finas (1200, 1500, 2000 ou 2500) , que tem a função de remover riscos mais fundos (riscos que não furaram o verniz, atingindo a tinta, onde neste caso seria necessário utilizar o Tira Risco), remover a camada desbotada da tinta e nivelar a superfície.
A numeração de uma lixa varia de 16 (a mais grossa) a 3.000 (a mais fina), sendo que quanto menor for este valor, mais grossa será a lixa, e vice-versa. E sim, a numeração da lixa está relacionado ao tipo de material em que ela pode ser utilizada, como madeira, alvenaria, ferros, etc.
Use apenas lixa de grão fino para o primer, pois você não deseja lixar o primer.
O tutorial para criar os numerais de lixa é um dos mais fáceis junto às letras de lixa. Ambos seguem o mesmo procedimento para sua elaboração.
...
O único que precisaremos:cartolina verde.cola de purpurina dourada.tesoura.plastificadora e folhas para plastificar (opcional)Moldes dos numerais de lixa para imprimir.
Gramaturas 20 e 36: Muito grossa ideal para desbaste sem acabamento; Gramatura 60: Grossa; Gramaturas 80 e 100: Grossa ideal para remoção de pinturas; Gramaturas 120 e 180: Uso geral, além de remover facilita no acabamento; Gramatura 220 e 240: Ideal para acabamentos; Gramatura 320: Para acabamentos mais finos; ...
Como lixar ferro e metais em geral
Para pintura nova, preparação de metais ferrosos antes de aplicar o fundo ou primer imobiliário, o ideal são as lixas ferro de 150 a 220. Serve para remoção de ferrugem e carepa de laminação, melhorar a ancoragem do fundo ou primer.
Em geral, se uma parede está sem nenhum dano estrutural e não tem sobras de reboco, as lixas mais finas (gramatura 220 ou 240) vão fazer bem o trabalho de preparação. Já as paredes que estão mais “brutas” precisam de lixa para parede grossa com gramatura de 80 ou 100 para fazer o trabalho pesado.
Tipos de lixa para paredeLixa com granulação de 80 a 150: indicada para pinturas novas e remoção de contaminantes e partículas fragmentadas;Lixa com granulação de 180 a 220/360: voltada para pintura nova, servindo para lixamento de massa corrida, nivelação e uniformização da parede;