Como os advogados trabalhistas lidam com muitos processos, é importante entender bem os tipos de perícias disponíveis e em quais casos utilizá-las.Perícia previdenciária e acidentária. ... Perícia trabalhista. ... Perícia grafotécnica. ... Perícia ambiental. ... Perícia contábil.
Gabarito: As provas periciais podem ser de quatro tipos: (a) exame; (b) vistoria; (c) arbitramento; (d) avaliação.
Esta perícia pode ser dividida em três tipos, são eles:Perícia arbitral;Perícia no âmbito estatal;Perícia voluntária.
O perito judicial é um profissional cadastrado junto aos tribunais que auxilia o juiz por meio da elaboração de um parecer técnico em relação à área de especialização requerida para o caso.
Durante seu período de formação na Academia, os peritos podem optar por atuar em até 14 áreas diferentes, entre elas estão:Perícia em Informática;Perícia Financeira e Contábil;Perícia em Química Forense;Perícia de Engenharia;Peritos Criminais no Local de Crime;Perícia de Meio Ambiente;Peritos em Genética Forense.
42 curiosidades que você vai gostar
Áreas de atuação profissional do perito criminal
O profissional de perícia criminal pode atuar em diversas áreas forenses. Existem diversas áreas específicas da criminalística em que o perito criminal pode atuar, como documentoscopia, engenharia legal, computação forense, química forense, dentre outras.
Atualmente, cerca de 1.100 peritos criminais federais integram os Setecs de todo o Brasil.
Sempre que é necessário conhecimento técnico ou científico para demonstrar quem está com a razão em um processo, o perito judicial entra em cena. Esse profissional é o responsável por esclarecer os pontos controvertidos e permitir que o juiz tome uma decisão embasada.
A função primordial da perícia judicial é fazer prova de um fato alegado na justiça, ajudando uma das partes a comprovar que há razão no seu pedido de condenação da parte contrária, ou vice-versa, podendo ser utilizada pela parte acusada para se eximir da responsabilidade.