Quais os tipos de licença de softwares disponíveis?End User License Agreement (EULA) ... Software proprietário. ... Software livre. ... Software comercial. ... Código aberto. ... GNU General Public License (GNU GPL) ... Software gratuito.
Licença de software é o documento que define os limites de uso que um usuário pode ter em relação a um produto de terceiros. A origem do termo remonta ao uso de imagem e de som, como compreendido pelo Direito, e pode restringir a cópia, a distribuição e a adaptação da aplicação.
Algumas das licenças livres mais populares são:GPL ou GNU General Public License (veja também a GPL em português e aCC GPL no site do Governo Brasileiro)Licença BSD.MPL ou Mozilla Public License.Apache License.
SaaS, ou Software como Serviço, é um modelo de uso de software baseado na nuvem, ou seja, o sistema fica alojado remotamente e pode ser acessado via Internet. A fornecedora/desenvolvedora da aplicação o disponibiliza mediante pagamento mensal, trimestral, semestral etc.
As licenças podem ser separadas, normalmente, em três categorias, divididas de acordo com a presença de termos que impõem restrições de licenciamento na redistribuição ou criação de trabalhos derivados do original. Desta forma as licenças são consideradas permissivas ou recíprocas.
25 curiosidades que você vai gostar
Quais os tipos de licenças trabalhistas?Licença-maternidade. Sobre a licença-maternidade, o art. ... Licença-paternidade. ... Licença óbito ou licença nojo. ... Licença casamento ou licença gala. ... Licença para o serviço militar obrigatório. ... Licença médica. ... 8 passos para melhorar o controle de férias dos funcionários.
Com o SaaS, tudo acontece online, seja em instalações locais ou via browser. Ele funciona a partir do pagamento de uma solução como serviço e não como licença. Ao contrário dos CDs de antigamente, é o fornecedor quem disponibiliza o sistema.
A maior diferença em relação aos dois anteriores é que nesse, o usuário não necessariamente tem acesso ao código-fonte do programa. Outra característica interessante é que, apesar de a licença ser gratuita, pode haver determinados termos que restrinjam o uso de alguma forma.
Assim, o software livre é aquele cujo usuário possui liberdade para alterar e executar o programa como ele bem quiser; a pessoa é livre para usá-lo em qualquer tipo de situação. O GNU Linux, o Libre Office, o Gimp, o Mozilla Firefox, entre outros, são exemplos de software livres.
As duas principais organizações internacionais responsáveis pela proteção e promoção do software livre, a Free Software Foundation (FSF) e a Open Source Initiative (OSI), atuam também para garantir que os termos Free Software e Open Source sejam utilizados de forma correta.
As quatro liberdades essenciaisA liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). ... A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros (liberdade 2).
Utilizar um software licenciado é importante pois o usuário está garantindo que possíveis falhas e vulnerabilidades serão atualizadas. Isso sem falar que ter uma licença adquirida para um software permite cobrar da empresa desenvolvedora o suporte adequado para o software sempre que necessário.
Eu já vi várias licenças para qualquer tipo de software, como GNU GPL, BSD License, MIT License e LGPL. Qual é o processo para criar uma nova licença de software, como "licença genérica de John Doe"?
...
Abra um editor.Escreva os termos da licença.Salvar Arquivo.Incluir no projeto.
Enfim o custo de aquisição ou de desenvolvimento de softwares/sites (programas de computadores) para serem utilizados nas atividades da empresa deve ser contabilizado no ativo não circulante. Ficando no grupo do intangível, os quais devem ser amortizados a taxa de 20% ao ano.
Na prática, isso significa que não é permitido legalmente fazer cópias de um software original (com licenciamento individual) para uma terceira pessoa, mesmo que gratuitamente — se estiver vendendo, pior ainda.
Então, qual a diferença entre hardware e software? Os hardwares são os itens físicos e tangíveis do dispositivo, desde seu gabinete até as peças que o compõe. O software, por sua vez, é o equivalente a mente do dispositivo.
Os softwares se dividem em três categorias principais:Software de programação. São as ferramentas usadas pelo programador para desenvolver novos softwares e programas. ... Software de sistema. ... Software de aplicação.
Enquanto o IaaS usa a tecnologia em nuvem para providenciar uma infraestrutura para as empresas utilizarem e o SaaS fornece uma aplicação hospedada por terceiros, o PaaS funciona como um ambiente disponibilizado para o desenvolvimento.
Licenças em Três “Camadas”Texto Legal. ... Legível por Humanos. ... Legível por Máquinas. ... Atribuição. ... Atribuição-CompartilhaIgual. ... Atribuição-SemDerivações. ... Atribuição-NãoComercial. ... Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual.
Licenças Creative Commons: saiba mais sobre issoCC0 – Domínio Público. ... Atribuição CC BY. ... Atribuição-CompartilhaIgual CC BY-SA. ... Atribuição-SemDerivações CC BY-ND. ... Atribuição-NãoComercial CC BY-NC. ... Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual – CC BY-NC-SA. ... Atribuição-SemDerivações-SemDerivados – CC BY-NC-ND.
Atribuição não comercial sem derivações (CC BY-NC-ND)
Essa licença é a mais restritiva das Creative Commons e permite apenas o download ou uso de obras de forma compartilhada. O usuário deve sempre creditar o original e não pode alterá-lo ou distribuí-lo comercialmente.
Veja os 6 tipos de licença remunerada de acordo com a CLTLicença remunerada. Este tipo de licença é quando o funcionário se afasta do trabalho e continua recebendo a sua remuneração, nestes casos ele só perde para o vale-transporte. ... Licença-maternidade. ... Licença-paternidade. ... Licença óbito. ... Licença médica.
Licença-PaternidadeLicença-Paternidade. ... Base Legal: Artigo 102, inciso VIII, alínea "a" e 208 da Lei nº 8.112/90. ... Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família. ... Licença para Tratar de Interesses Particulares.Licença Incentivada sem Remuneração - LISR.Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge ou Companheiro.
Licenças trabalhistas
As licenças estão estabelecidas na legislação trabalhista e uma vez descumprido elas podem trazer problemas na justiça. De acordo com o art. 473 da CLT existem algumas situações em que o funcionário pode se ausentar sem ter prejuízos no seu salário, isto é chamado de licença remunerada.
Como funciona a saída PWM de um Arduino?
Como usar violeta genciana como Matizador?
Como tirar marcadores do Google Maps?
Como retirar o meu nome no Banco Central?
Como botar a voz do Google nos vídeos?
É possível a constituição de Eireli para explorar atividade não empresarial?
Qual tipo de desemprego é mais comum no Brasil?
Como dar baixa em protesto online?
Como tirar o número restrito do celular da Claro?
Quais os tipos de formatos de arquivos?
Qual lixa usar para tirar arranhões?
Como se usa a mangueira de nível?
Como usar a queratina para recuperar o cabelo?
Como recuperar o brilho do ACM?
Qual as palavras para conquistar um homem?